Após sete anos, Asensio se despede do Real Madrid com uma história singular e tendo deixado a sua marca
O reserva de impacto marcou gols importantes na Champions League, mas raras vezes conseguiu uma sequência como titular

Um reserva de impacto que marcou gols importantes nos títulos europeus do Real Madrid, Marco Asensio decidiu não renovar contrato e, após sete anos de Santiago Bernabéu, buscará uma nova experiência. O jogador de 27 anos despede-se com três títulos da Champions League, três do Campeonato Espanhol, uma Copa do Rei e raras sequências em que foi titular no time principal. É especulado no PSG.
O contrato de Asensio entrou em seus últimos meses e, em abril, o The Athletic publicou que a tendência era que renovasse por mais quatro ou cinco temporadas. No entanto, ele acabou rejeitando a proposta do Real Madrid, após mais um ano sem emplacar no time titular, com Rodrygo e Federico Valverde à sua frente na formação ofensiva de Carlo Ancelotti.
Essa foi a sua história no Bernabéu desde que chegou do Mallorca, em 2015, ainda com 19 anos. Passou uma temporada emprestado ao Espanyol, antes de começar a ser usado por Zinedine Zidane. Em toda sua passagem, Asensio começou jogando aproximadamente metade das partidas de Champions League e Campeonato Espanhol. No geral, teve média de 49,8 minutos em campo em seus 285 jogos pelo Real Madrid. Em apenas quatro anos foi titular em mais de 20 jogos nas duas principais competições. O ápice foi em 2020/21, com 28 na segunda passagem de Zidane.
Mas ele conseguiu marcar sua história no clube merengue de qualquer maneira, principalmente na Champions League. Como um super-substituto: marcou 12 gols na competição europeia, oito no mata-mata e nove saindo do banco de reservas. Ele, por exemplo, deixou a sua marca na decisão contra a Juventus, em Cardiff, e fez o 2 a 1 sobre o Bayern de Munique no jogo de ida da semifinal da temporada seguinte. Depois, diminuiu o prejuízo na eliminação para o Ajax que encerrou a sequência de três títulos consecutivos. O exemplo mais recente foi nas quartas de final contra o Chelsea, ao ampliar o placar na vitória por 2 a 0 no Bernabéu.
“Queridos madridistas, eu me dirijo a vocês com um nó na garganta e o coração cheio de sentimentos contraditórios. É difícil expressar com palavras tudo que sinto no momento. Desde pequeno, quando dei meus primeiros passos no futebol, sonhei em vestir esta gloriosa camiseta branca. O Real Madrid virou minha paixão, meu sonho e meu maior objetivo. E graças à confiança depositada em mim pelo clube, tive o privilégio de realizar esse sonho durante esses anos maravilhosos”, disse, em comunicado pelo Twitter.
“Chegou o momento em que tenho que tomar uma decisão difícil. Decidi embarcar em um novo caminho na minha carreira, em busca de um novo projeto no qual possa alcançar novas metas. Embora me entristeça deixar esta etapa para trás, estou orgulhoso e satisfeito de sempre ter dado o máximo de mim, superando as dificuldades que foram aparecendo pelo caminho e deixando minha impressão digital no clube conquistando 17 títulos com momentos inesquecíveis para todos os madridistas. Eu me despeço do Real Madrid com profundo agradecimento e um coração cheio de amor”, completou.
Asensio fez 50 partidas pelo Real Madrid em seu último ano, mas apenas 18 desde o início. Marcou 12 vezes. “O Real Madrid quer expressar seu agradecimento e carinho a Marco Asensio, jogador que defendeu nosso escudo e nossa camiseta durante sete temporadas. Chegou ao Real Madrid com apenas 20 anos e conseguiu entrar na história de nosso clube fazendo parte de um time que protagonizou uma das nossas épocas de maior sucesso. Asensio conseguiu 17 títulos no Real Madrid: três Champions League, quatro Mundiais de Clube, três Supercopas da Europa, três La Ligas, uma Copa do Rei e três Supecopas da Espanha. Não esqueceremos nunca a sua trajetória e comportamento exemplar durante todo esse tempo. O Real Madrid é e sempre será a sua casa e deseja muita sorte a ele e toda sua família nesta nova etapa”, despediu-se o clube merengue.