Tite convoca Gabriel Martinelli e Arthur para jogos finais das Eliminatórias da Copa
Atacante do Arsenal, de 20 anos, era observado pela Itália e tem brilhado pelo Arsenal; Arthur foi resgatado por Tite para testes em momento de recuperação na Juventus
O técnico da seleção brasileira, Tite, anunciou a convocação para os jogos da data Fifa de março, que fecham as Eliminatórias da Copa na América do Sul. Foram 25 jogadores chamados para as partidas contra Chile e Bolívia, nos dias 24 de março, em casa, e no dia 29, fora de casa e o que mais chamou a atenção foi a chamada inédita do atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal.
Martinelli, de 20 anos, tem brilhado no Arsenal. O jogador tem 24 jogos na temporada até aqui, com 18 deles como titular. São cinco gols marcados e um bom desempenho em campo, saindo especialmente da ponta esquerda, mas caindo pelo meio também. O atacante esteve na seleção olímpica que conquistou a medalha de ouro no Japão, na Olimpíada de Tóquio, mas era reserva.

Outra novidade foi o meio-campista Arthur, da Juventus, que tem buscado se recuperar na temporada com o técnico Massimiliano Allegri. Na atual temporada, o volante tem 23 jogos, sendo 11 como titular. Ele foi titular do time nas duas últimas partidas da Serie A e tem conquistado mais minutos.
O zagueiro Gabriel Magalhães, outro jogador do Arsenal, foi outro convocado que se espera que ganhe ao menos alguns minutos em campo. Afinal, a posição de zagueiro é uma das vagas ainda abertas para o elenco que vai à Copa, com três jogadores já praticamente garantidos: Marquinhos, Éder Militão e Thiago Silva.
Na lateral esquerda, Tite chamou aquele que tem o melhor desempenho entre os brasileiros da posição no último ano, Guilherme Arana, do Atlético Mineiro. Ele terá a companhia de Alex Telles, do Manchester United, que jogou na última data Fifa e conseguiu ir bem. Ambos concorrem especialmente com Alex Sandro e Renan Lodi por dois lugares na Copa do Mundo.
Na lateral direita, Danilo está de volta depois de lesão. O jogador da Juventus deve ser o titular do time de Tite, já que vinha jogando bem até se machucar. Daniel Alves deve começar no banco os jogos. Ambos disputam a posição de titular, que também está aberta.
O meio-campo não traz muitas novidades além de Arthur. Bruno Guimarães, do Newcastle, está na lista e é outro que precisa ganhar minutos em campo. Gérson, do Olympique de Marseille, ficou fora dos chamados desta vez. Embora faça alguns bons jogos pelo clube francês, mas sofrendo de irregularidade, na Seleção o ex-jogador do Flamengo não conseguiu convencer até aqui. Mas certamente é um nome na disputa por uma vaga.
O que chama a atenção no setor é quem não está na lista. Éverton Ribeiro, que tem sido um nome constante nas listas, desta vez não apareceu. Ele não vive um bom momento no Flamengo desde 2021 e pode perder espaço. Outro que, ao contrário, vive um grande momento, mas segue fora de convocados é Raphael Veiga, do Palmeiras. O meia não teve uma chance até hoje com Tite e o tempo parece já jogar contra o armador palmeirense pensando em Copa.
No ataque, a volta de Richarlison é destaque. O atacante esteve fora da lista na última chamada e vive um momento conturbado no Everton, com os Toffees lutando contra o rebaixamento na Premier League, algo surpreendente. O jogador foi muito bem na Olimpíada de Tóquio e aproveita o momento que Matheus Cunha, do Atlético de Madrid, está machucado. Ele perdeu espaço com o crescimento do parceiro de ataque olímpico e precisará mostrar serviço.
Quem também pintou foi Rodrygo, do Real Madrid, que esteve na lista passada e entrou bem, ainda que tenha jogado poucos minutos. Ele tem sido um jogador importante saindo do banco do Real Madrid e entra na concorrida vaga de jogadores velozes pelos lados do campo. O que chama a atenção, no caso, é que Gabriel Barbosa, do Flamengo, que também não aparece na lista. Havia quem esperasse pela convocação de Pedro, também do Flamengo, mas ele não pintou na lista.
O Brasil já está classificado para a Copa do Mundo 2022 e apenas cumprirá tabela nas últimas rodadas. O jogo do dia 24 de março, contra o Chile, será no Maracanã. No dia 29, o Brasil vai até La Paz para enfrentar a Bolívia.
Confira a lista:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Weverton (Palmeiras);
Laterais: Dani Alves (Barcelona), Danilo (Juventus), Alex Telles (Manchester United), Guilherme Arana (Atlético-MG)
Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea);
Meio-campistas: Arthur (Juventus), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (Lyon), Philippe Coutinho (Aston Villa);
Atacantes: Antony (Ajax), Gabriel Martinelli (Arsenal), Neymar (PSG), Raphinha (Leeds), Richarlison (Everton), Rodrygo (Real Madrid), Vinícius Júnior (Real Madrid).



