Eliminatórias da CopaPortugal

Sai, zebra! Portugal vence a Macedônia do Norte e vai à Copa do Mundo

Vitória na cidade do Porto veio com a tranquilidade que a Itália não conseguiu ter e equipe de Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes estará na Copa do Mundo no fim do ano

Quando Portugal e Itália caíram na mesma chave da repescagem, já se sabia que ao menos uma delas estaria fora da Copa do Mundo 2022. Com a derrota inesperada da Itália antes mesmo do esperado duelo com Portugal, houve algum temor que nenhum dos dois fosse ao Mundial. Só que Portugal não deu chance para a zebra e venceu a Macedônia do Norte por 2 a 0 no Estádio do Dragão, no Porto, e carimbou a sua passagem para a Copa do Mundo no fim do ano.

Era uma partida com potencial de nervosismo alto. Assim como os jogos anteriores dos dois times, de Portugal contra a Turquia e da Macedônia do Norte contra a Itália, o duelo era em jogo único. Os portugueses tinham a vantagem de estarem em casa e fizeram uso disso. Os macedônios mostraram uma postura diferente e tentaram surpreender.

O técnico Fernando Santos escalou o time com Danilo Pereira como zagueiro ao lado de Pepe. No meio-campo, ninguém que marque muito: João Moutinho, Bruno Fernandes e Otávio, com Bernardo Silva, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo no ataque.

O hino de Portugal foi o primeiro momento de pressão feito pela torcida no Estádio do Dragão. O desejo de Cristiano Ronaldo, que o hino fosse parado e as pessoas cantassem à capela, não foi atendido pela organização do estádio. Ainda assim, os torcedores cantaram alto, fizeram muito barulho.

A primeira grande chance veio aos 13 minutos. Em uma linda enfiada de bola de Otávio, Cristiano Ronaldo recebeu nas costas da zaga, chutou cruzado de pé esquerdo e a bola levou muito perigo, mas saiu. O lance levantou o estádio, que pulsava em gritos pela seleção lusa.

A Macedônia não ficava enfurnada na defesa e levava perigo eventualmente. O lateral Stefan Rostovski chegou até o fundo e cruzou. De fora da área, Ezgjan Alioski pegou de primeira, bonito, mas errou o alvo. Ainda assim, deu um susto nos torcedores.

Portugal ameaçou novamente aos 19 minutos. Escanteio cobrado por Bruno Fernandes e Diogo Jota subiu bem, cabeceou para baixo, a bola pingou e saiu por cima. Uma boa chance para os lusos, que seguiam pressionando no ataque.

Portugal pressionava e um erro na saída de bola foi fatal. O lateral Ristovski tentou virou o jogo da direita para a esquerda, mas Bruno Fernandes interceptou já tocando para Cristiano Ronaldo, que devolveu para o meia, seu parceiro de Manchester United. O camisa 11 de Portugal encheu o pé em um chute cruzado, forte e indefensável: gol de Portugal e 1 a 0 no placar.

O segundo tempo tinha um panorama diferente, já que a Macedônia não poderia ficar atrás o tempo todo, se não seria eliminada. Assim, foi Portugal que voltou com uma postura um pouco mais recuada, tentando explorar os espaços que apareciam.

Foi em uma saída em contra-ataque assim que Portugal chegou ao segundo gol. Eram 19 minutos quando os lusos partiram com a bola depois de recuperar no campo de defesa, depois de desarme de Pepe. Bruno Fernandes ficou com a bola e tocou para Otávio avançar e tocar para Diogo Jota. O atacante cruzou de pé esquerdo para Bruno Fernandes, no meio da área, completar de primeira e marcar 2 a 0 no placar.

Melhor em campo, Portugal tentou aproveitar o momento e quase marcou logo em seguida. O jogo teve um momento das famosas cenas lamentáveis aos 21 minutos, com Diogo Jota e Alioski se encarando tão de perto quanto dois amantes em um jantar romântico. Os narizes até se encostaram.

Com os 2 a 0 no placar, a situação parecia controlada para Portugal. O time tocava a bola e a seleção macedônia não parecia mais conseguir fazer uma pressão alta para recuperar a bola. O jogo ficou mais morno e Portugal controlava o ritmo, tocando a bola e esperando o tempo passar.

O apito final veio e a festa da torcida também. Portugal vai a mais uma Copa do Mundo e o Catar terá Cristiano Ronaldo, caso nada aconteça. O atacante, aos 37 anos, terá mais uma chance de brilhar no maior torneio de seleções e tentar fazer Portugal chegar às fases mais avançadas.

Fernando Santos, muito questionado (às vezes com razão) consegue levar o país à Copa em uma chave difícil. Portugal ainda será cabeça de chave no sorteio da Copa do Mundo por sua posição no ranking da Fifa. Será a quinta Copa de Cristiano Ronaldo e mais uma vez Portugal tentará mostrar a sua força.

A Macedônia do Norte pode comemorar o feito de ter tirado a Itália da Copa, mas seria uma surpresa grande demais que vencesse também Portugal, logo em seguida. De qualquer forma, escreveu uma bela história para ser contada no futebol do país.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo