AfricaEliminatórias da Copa

Sadio Mané lidera goleada de Senegal em sua estreia nas Eliminatórias Africanas

África do Sul e Tanzânia também começaram a campanha por vaga na Copa do Mundo de 2026 vencendo

Uma das mais fortes seleções da África, Senegal começou neste sábado a sua campanha por classificação à Copa do Mundo de 2026 e adivinha quem foi o destaque? Sadio Mané, do Al-Nassr, marcou dois gols e deu assistência para outro na goleada por 4 a 0 em casa sobre o Sudão do Sul. República Democrática do Congo, Togo, Mauritânia e Sudão são os outros integrantes do Grupo B das Eliminatórias Africanas.

Com nove vagas diretas no Mundial, graças à controversa expansão para 48 seleções, a África mudou o formato do seu classificatório – que era um ferrenho pega para capar. Agora são nove grupos de seis times. O primeiro colocado se classifica para o torneio da América do Norte. Os quatro melhores segundos farão um play-off para definir o representante africano na repescagem internacional.

Logo aos dois minutos, Mané fez a jogada pela esquerda e, cercado por marcadores, encontrou Pape Matar Sarr, do Tottenham, que acertou um chute firme no canto. Mané recebeu um passe de primeira esperto de Habib Diallo, saiu entre os zagueiros e tocou na saída do goleiro Majak Mawith para ampliar, aos seis. Lamine Camara marcou o terceiro, após desarme de Idrissa Gueye na entrada da área, e Mané fechou o placar cobrando pênalti no segundo tempo.

África do Sul e Tanzânia também vencem

A África do Sul, que não disputa a Copa do Mundo desde que a sediou em 2010, abriu a sua campanha no Grupo C com vitória por 2 a 1 sobre sobre Benin. Uma pequena dianteira aos Bafana Bafana porque a Nigéria, favorita da chave, estreou com um surpreendente empate em casa por 1 a 1 com Lesoto na última quinta-feira. As outras integrantes são Ruanda e Zimbábue.

Percy Tau, do Al Ahly, maior nome dos sul-africanos, recebeu o passe de Sphephelo Sithole entre os zagueiros e tocou na saída do goleiro Saturnin Alagbe para abrir o placar aos dois minutos. Khuliso Mudau pegou o rebote de uma saída atrapalhada de Alagbe para ampliar, nos acréscimos do primeiro tempo. Steve Mounié descontou para Benin depois do intervalo, completando contra-ataque com um chute de primeira da entrada da pequena área.

O Grupo E é o único com cinco integrantes por causa da retirada da Eritreia, o que rendeu uma folga ao favorito Marrocos. A Tanzânia divide a liderança com Zâmbia após derrotar Níger por 1 a 0 fora de casa. O único gol foi marcado por Charles M’Mombwa, aos 11 minutos da etapa final. Recebeu pela esquerda da grande área e contou com um desvio na marcação para enganar o goleiro Mahamadou Djibo.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo