Ásia/OceaniaEliminatórias da Copa

Japão garante vaga na Copa do Mundo, leva Arábia Saudita junto e manda Austrália para repescagem

Com dois gols nos minutos finais, mesmo jogando em Sydney, Japão garante seu lugar na Copa do Catar e ainda enterra esperanças de classificação direta da Austrália

O Japão garantiu a classificação à Copa do Mundo no Catar com uma vitória sobre a Austrália por 2 a 0 em Sidney, com dois gols nos minutos finais, e, com isso, ainda classificou também a Arábia Saudita e manda os australianos para a repescagem asiática. Japoneses e sauditas se unem a sul-coreanos e iranianos, que já tinham se classificado na última rodada das Eliminatórias.

Tudo isso em um dos mais icônicos estádios dos Socceroos, o Stadium Australia, que já foi palco de grandes sucessos do futebol do país, mas que desta vez viu uma derrota que os coloca de novo no caminho da repescagem.

Apesar de ter montado todo um cenário favorável, a Austrália não tinha mais do que força de vontade. O Japão foi melhor o jogo inteiro e, por sorte dos mandantes, os gols não saíram mais cedo. Takumi Minamino, atacante do Liverpool, acertou a trave duas vezes e ainda perdeu uma grande chance. Em uma noite em que o atacante fosse mais preciso, o Japão teria goleado.

O momento mais perigoso da Austrália na partida foi uma cobrança de falta de longe de Ajdin Hrustic, que exigiu defesa de Shuichi Gonda. Foi de novo Hrustic que levou algum perigo em um chute de fora da área, ainda no começo do segundo tempo.

Mas as chances do Japão eram mais claras e eventualmente a bola entrou. Eram 44 minutos de partida quando Miki Yamane cruzou da linha de fundo para o meio da área e Kaoru Mitoma, que tinha entrado minutos antes no lugar de Minamino, finalizou forte e a bola entrou no cantinho para marcar 1 a 0.

Os Samurais mataram o jogo já aos 48 minutos de forma espetacular. Mitoma desta vez fez tudo sozinho: recebeu na ponta esquerda e fez uma jogada linda, passando pelos adversários, limpando a jogada e finalizando forte. O goleiro Matthew Ryan não conseguiu segurar e a bola entrou: 2 a 0, placar final em Sydney.

Com a vitória, o Japão chegou a 21 pontos e garantiu a sua ida à Copa de forma direta, já que a Austrália, com 15 pontos, não pode mais alcançar os japoneses. Mais do que isso: o resultado garantiu ainda a Arábia Saudita, que tem 19 pontos e também não pode mais ser alcançada pelos Socceroos.

Os australianos estão garantidos em terceiro lugar e terão que disputar a repescagem asiática contra o terceiro colocado do Grupo A, neste momento os Emirados Árabes. Quem vencer a repescagem asiática ainda enfrenta o quinto colocado das Eliminatórias da Conmebol por uma vaga na Copa. A disputa da repescagem intercontinental será em partida única no país-sede da Copa, o Catar, em junho.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo