ÁfricaEliminatórias da Copa

Eliminatórias da África: Penúltima rodada encaminha drama e grandes duelos nos grupos B, C e D

Nigéria decidirá sua vida contra Cabo Verde na rodada final, enquanto Camarões e Costa do Marfim duelam por uma vaga

Em mais uma rodada que aqueceu os ânimos para o desfecho da segunda fase, as Eliminatórias da África para a Copa do Mundo de 2022 tiveram protagonismo de seleções grandes, que seguem favoritas a avançar para o estágio final do torneio. Neste sábado, os grupos B, C e D tiveram seus jogos, com direito a vitórias de Nigéria, Camarões e Costa do Marfim. Confira um resumo da ação desta quinta rodada disputada no sábado.

Egito busca o empate contra Angola e é a quarta seleção confirmada na fase final das Eliminatórias Africanas

Grupo B: Tunísia e Guiné Equatorial lutam pela liderança

Participante da última edição do Mundial, a Tunísia quer repetir a dose e estar no Catar em 2022. Mas ainda precisa decidir sua vida diante dos rivais do Grupo B. Neste sábado, a equipe tunisiana foi derrotada pela Guiné Equatorial, por 1 a 0, mas ainda ocupa a dianteira da tabela, com 10 pontos, vencendo a Guiné pelo saldo de gols. A chance de garantir a vaga escapou pelos dedos, mas a Tunísia ainda depende só de si mesma: no dia 16, enfrenta a Zâmbia, em casa. A Guiné pega a já desiludida Mauritânia, que somou apenas um ponto na competição. Caso Tunísia e Guiné vençam, o saldo decidirá a questão, mas os guineenses precisam superar uma desvantagem de seis gols, o que parece um pouco improvável.

Grupo C: Nigéria é favorita, mas a situação ainda está aberta

Fora de casa, contra a Libéria, a Nigéria conseguiu mais uma vitória e alcançou os 12 pontos na tabela do grupo C. A vitória de 2 a 0 deixou os Super Águias na ponta, mas Cabo Verde não desgarrou e, somando 10, ainda pode se classificar na próxima rodada. Os cabo-verdianos derrotaram a República Centro-Africana pelo placar de 2 a 1 e decidirão quem avança em duelo direto com a Nigéria, em Lagos, no dia 16. Quem vencer, vai para a fase final. Um empate, naturalmente, dá a vaga aos nigerianos.

Grupo D: Só sobrará um entre Camarões e Costa do Marfim

Duas das seleções mais representativas do continente africano lutarão no dia 16 por uma vaga na terceira e última fase das Eliminatórias para a Copa. Neste sábado, Camarões não teve problemas para superar um combalido Malaui e venceu por 4 a 0, com tarefa facilitada por duas expulsões do time adversário. A empolgação foi patrocinada por Vincent Aboubakar, André Anguissa e Christian Bassogog (2x). No entanto, os Leões Indomáveis não puderam fazer tanta festa, já que a rival Costa do Marfim também fez sua parte e derrotou Moçambique por 3 a 0 ao fim da tarde, gols de Max Gradel, Maxwel Cornet e Jean-Michaël Seri. Os marfinenses lideram com 13 pontos, seguidos pelos camaroneses, com 12. A missão é essa: caso queira avançar, Camarões terá de vencer a Costa do Marfim, em casa, por qualquer resultado. Um empate, contudo, serve para os marfinenses segurarem a classificação. Prepare sua pipoca para o dia 16. Vem jogo bom por aí.

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é editor-chefe da Revista Relvado, zagueiro ocasional, ex-jornalista, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo