O Colônia está de volta à Bundesliga, depois de ter sido rebaixado na temporada passada. Na segunda-feira à noite, o time venceu o Greuther Furth por 4 a 0 e assegurou uma vantagem de oito pontos para o segundo colocado, Paderborn, a duas rodadas do fim, o que garante o título da segunda divisão. Na segunda divisão, dois times sobem direto e o terceiro colocado disputa um playoff com o 16º colocado da primeira divisão. Em uma temporada que o Hamburgo joga pela primeira vez a segunda divisão, é o Colônia o primeiro a garantir o retorno à primeira divisão.

É a sexta vez que o Colônia conquista o acesso desde a temporada 1999/2000, sendo a quarta vez que o time é campeão. O grande desafio do Colônia é parar com o efeito iô-iô, se estabelecendo na primeira divisão e não cair novamente. O clube sofre com o acesso e descenso constantes. Na temporada passada, 2017/18, o time terminou em último na Bundesliga com 22 pontos em 34 jogos.

Quem comandou o Colônia na maior parte da campanha foi o técnico Markus Anfang, que dirigia o Holstein Kiel, que disputou o playoff do acesso com o Wolfsburg, mas acabou derrotado. Só que uma sequência sem vitórias em abril fez com que o técnico ficasse na corda bamba, apesar da grande campanha, e acabou demitido. Andre Pawlak foi escolhido como técnico interino até o fim da temporada e foi com ele que o clube garantiu o acesso.

Um dos principais nomes do time na campanha foi o atacante Simon Terodde, de 31 anos. Foram 32 gols do camisa 9 do Colônia, em 33 jogos (sendo 28 gols na liga). Outro atacante, o colombiano Jhon Córdoba, de 25 anos, marcou 21 gols em 32 jogos (20 gols na liga). O elenco foi mantido forte para a segunda divisão, com jogadores de alto nível, como Jonas Hector, que foi da seleção alemã na Copa do Mundo. Aos 28 anos, o lateral esquerdo teve proposta para mudar de clube e preferiu continuar no Colônia, mesmo na segunda divisão.

Foi em fevereiro que o Colônia tomou o primeiro lugar do até então líder Hamburgo, o que empolgou o time. Foram seis vitórias consecutivas, praticamente consolidando o seu posto como principal candidato ao acesso. Foi depois disso que o técnico Anfang começou a ter problemas: passou o mês de abril sem vencer e acabou demitido. Andre Pawlak era treinador do time dos reservas (uma espécie de time B) e foi alçado ao time principal como interino.

Falando em gols, quem também brilhou foi Anthony Modeste, jogador francês que estava na China, rompeu contrato e voltou ao clube que o consagrou na Bundesliga. Foram poucos minutos em campo, 345, mas mesmo assim ele marcou cinco gols.

O Colônia foi um dos times fundadores da Bundesliga, em 1963/64, e foi o seu primeiro campeão também naquela mesma temporada. Nos últimos 20 anos, porém, o time tem subido e descido. O desafio é justamente acabar com o sobe e desce, mas precisa, ao menos, começar com a definição de quem será o técnico do time na próxima temporada.