Brasil

Palmeiras pode perder peça-chave no clássico contra o Corinthians por conta de empurrão?

STJD avaliará imagens do lance polêmico no confronto do alviverde diante do Fortaleza, ocorrido no último sábado (26)

O empate por 2 a 2 entre Palmeiras e Fortaleza no último sábado (26) segue rendendo polêmica nesta segunda-feira (28). Acontece que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) está avaliando imagens do empurrão do goleiro Weverton contra Yago Pikachu.

Logo após o segundo gol do time cearense, marcado por Moisés, o ala direito do Tricolor busca a bola no gol, e acaba empurrado pelo goleiro alviverde.

Pikachu se choca contra a câmera que está atrás do gol e acaba se machucando. Weverton solicita a entrada da equipe médica do Fortaleza em campo, que estanca o sangramento do jogador.

O lateral-direito levou quatro pontos, e precisou utilizar uma touca para seguir jogando, se mantendo em campo até o final do jogo. Weverton sequer foi punido pelo empurrão, e o árbitro Ramon Abatti Abel não registrou o lance em súmula.

A procuradoria do STJD avalia as imagens, e o goleiro do Palmeiras pode pegar de um a três jogos de suspensão se for a julgamento. 

Weverton pode ser enquadrado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), e suspenso pela conduta de ato hostil.

Palmeiras reclama de agressão a Richard Ríos

Outro lance que passou desapercebido pela arbitragem de Ramon Abatti Abel foi o soco de Emmanuel Martínez nas costas do volante Richard Ríos.

O lance também será avaliado pela Procuradoria do STJD, e o meia argentino do Fortaleza pode acabar punido também.

A jogada envolvendo Ríos e Martínez aconteceu aos 15 minutos do segundo tempo, e gerou revolta dos palmeirenses em campo.

Deliberadamente, o jogador do time cearense acerta um soco no volante alviverde, que vai ao chão imediatamente. Martínez sequer é punido com cartão pelo árbitro, e o jogo segue normalmente.

Weverton é presença certa para clássico contra o Corinthians

Apesar da preocupação do torcedor em relação a um possível julgamento de Weverton, o goleiro deve ser titular diante do Corinthians no dia quatro de novembro.

É improvável que um possível julgamento aconteça a tempo de resultar em punição imediata. Porém, caso Weverton, seja considerado culpado, deverá perder alguns jogos da reta final do Campeonato Brasileiro.

Weverton pode perder até três jogos do Palmeiras por conta de empurrão em Yago Pikachu
Weverton pode perder até três jogos do Palmeiras por conta de empurrão em Yago Pikachu. Foto: Imago

Com 61 pontos, o Palmeiras é o vice-líder da competição, três pontos atrás do Botafogo. O time carioca tem uma vitória a mais do que a equipe alviverde, 19 a 18.

O Verdão pode ultrapassar o time carioca caso vença o Dérbi diante do Corinthians, e o líder da Série A perca para o Vasco no dia cinco de novembro, no Nilton Santos.

Com isso, o Palmeiras igualaria o número de vitórias, mas passaria o time carioca na tabela por conta do saldo de gols.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo