Brasil

‘Nós avisamos’: jogadores do Vitória são agredidos por torcedores; presidente da organizada é intimado

Jogadores foram vistos em um bar por membros de uma organizada e precisaram fugir na noite do último domingo (14).

Os volantes Dudu e Rodrigo Andrade, do Vitória, foram agredidos enquanto frequentavam um bar nas intermediações do Barradão, no bairro de Canabrava, em Salvador, na noite deste domingo (14).

Segundo relatos de testemunhas, os dois jogadores pararam em frente ao estabelecimento, que já estava fechado, para conversar com o proprietário quando um grupo invadiu o local para agredir os jogadores. O carro de um dos atletas, além de outro de uma das testemunhas, que estavam estacionados no local, foram danificados.

Ainda segundo a testemunha — a mesma que teve o carro danificado durante o ocorrido –, as agressões foram protagonizadas por membros da Torcida Organizada Os Imbatíveis (TUI). A redação da Trivela tentou contato com a administração da organizada, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Em entrevista à TV Bahia, afiliada da Globo no estado, a proprietária do veículo e testemunha das agressões relatou os momentos de pânico.

O Rodrigo Andrade conseguiu se esconder. O Dudu trocou soco com esses caras. Os caras foram atrás dele, batendo com pau, com chute. As mulheres foram para cima deles e ameaçaram, batendo nessas pessoas. Foi aí que Dudu conseguiu escapar deles. Logo depois pedimos a uma pessoa, que buscou ele, que voltou até o local, pegou o carro e foi para casa. Estava machucado, mas está bem — disse a testemunha.

‘Nós avisamos’: a mensagem do presidente da TUI, que foi intimado pela polícia

Logo após os ataques, o presidente da organizada suspeita de cometer as agressões, Gabriel Oliveira, publicou em suas redes sociais uma mensagem confirmando a ação. Porém, apagou poucos minutos depois.

Na publicação, Gabriel comentar que “Quem não ouve cuidado ouve coitado”.

— Nós avisamos, no Vitória só quem tem comprometimento. Quem não ouve cuidado ouve coitado. Estamos falando do que acabamos de fazer na rua (bar) — disse em publicação apagada.

Na tarde desta segunda-feira, o presidente da torcida foi chamado à delegacia da polícia civil de Salvador para prestar esclarecimentos. “Devido às informações de que os suspeitos eram torcedores tentando agredir jogadores do Esporte Clube Vitória, a 10ª DT intimou o presidente da Torcida Uniformizada Os Imbatíveis, visto que, em uma rede social, ele atribuiu o ataque à organizada”, disse a polícia civil em nota.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Assunto será ‘tratado internamente’: Vitória emite nota oficial

No fim da manhã desta segunda-feira (15) o Vitória emitiu uma nota oficial comentando o caso envolvendo seus dois atletas. Sem entrar em detalhes, o clube resumiu o assunto alegando que o caso “será tratado internamente, em conjunto com a diretoria e demais envolvidos.”

Confira a nota oficial completa do Vitória:

O Esporte Clube Vitória é uma instituição democrática que reconhece sua responsabilidade social e repudia qualquer atitude que ultrapasse os limites do respeito, da segurança e da paz.

O incidente envolvendo os atletas Dudu e Rodrigo Andrade na noite deste domingo (14) será tratado internamente, em conjunto com a diretoria e demais envolvidos.

Ressaltamos que não consideramos a violência como resposta para qualquer situação. Por isso, buscaremos as melhores formas de resolução.

Dudu e Rodrigo Andrade vivem momentos ruins no time de Thiago Carpini

De 2018 — ano de rebaixamento para a Série B — até meados de 2024, a equipe baiana tem vivido altos e baixos. Em cinco temporadas, o time esteve na Série C, foi campeão da Série B, trocou de presidente três vezes e foi campeão baiano. Uma montanha-russa de sentimentos que parece não ter fim.

Até que a sorte virou e em 2023 o rubro-negro baiano voltou à elite do futebol nacional como o Campeão Brasileiro da Série B — primeiro título nacional da sua história — e neste ano, protagonizou viradas histórias contra o Bahia no Barradão, levando o título estadual contra um rival favorito e cheio de novas estrelas.

O início ruim do Brasileiro de 2024, porém, abalou a relação da torcida com parte do time. Entre eles, os volantes Dudu e Rodrigo Andrade.

Antes celebrados como o pilar do time de Léo Condé, que venceu os títulos da Série B e do Campeonato Baiano, os jogadores passaram a ser cobrados, especialmente Dudu. Neste Brasileirão, ele entrou em campo apenas cinco vezes, a última contra o Corinthians, na 14ª rodada.

A torcida começou a criticar o jogador pela falta de controle emocional nos jogos. Nas cinco vezes em que esteve em campo, Dudu levou cinco cartões amarelos e um vermelho — na derrota por 2 a 0 contra o Atlético-GO, no Barradão, ainda na sétima rodada.

Nesse meio tempo, Dudu ficou afastado com tratando de um problema físico, mas também por opção de Thiago Carpini. Desde que o treinador chegou para substituir Léo Condé, alguns jogadores já deixaram o clube baiano em buscar de um bom ambiente.

— Eu entendi que o Mateus não seria de tamanha utilidade e talvez por não respeitar o processo nós priorizamos um bom ambiente. Um vestiário de respeito, de verdade, saudável. Disso eu não abro mão — disse Thiago Carpini após a saída de Matheus Gonçalves.

A partir daí, a relação de Dudu com a torcida só piorou e o jogador passou a ser cada vez mais criticado e pressionado. Em junho, o jogador foi flagrado em uma balada em Salvador, o que aumentou ainda mais as críticas da torcida e a insatisfação de Carpini.

— Opção minha mesmo [não relacionar o jogador], não sou obrigado a relacioná-lo. Prezo muito pelo ambiente, pelo vestiário. Ele segue treinando. No próximo (jogo), se eu entender que ele deve jogar, colocarei. Caso contrário, segue fora — disse Thiago Carpini em entrevista coletiva.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo