Brasil

Vitória age rápido e confirma Thiago Carpini no lugar de Leo Condé

Novo técnico do Vitória é esperado nesta quinta-feira em Salvador e deve estrear no sábado, contra o Atlético-GO

Horas após demitir Leo Condé, o Vitória já definiu seu novo técnico. Trata-se de Thiago Carpini, ex-São Paulo e Juventude. O treinador de 39 anos estava sem clube desde abril, quando deixou o comando do Tricolor paulista. Ele foi anunciado no início da noite desta terça-feira (14), e chega ao Rubro-Negro junto com o auxiliar técnico Estephano Djian e o preparador físico Caio Gilli.

“O Esporte Clube Vitória deseja boas-vindas ao novo técnico do Leão, Thiago Carpini. Junto com ele chegam os auxiliares técnicos Estephano Djian e Josué Romero, assim como o preparador físico Caio Gilli. O técnico tem passagens por diversos times brasileiros e estava no São Paulo até abril desse ano. A coletiva de imprensa de apresentação do técnico será na quinta-feira (16), às 14h00. Desejamos que seja uma caminhada de VITÓRIA”, informou o Vitória através de suas redes sociais.

Carpini está na Europa, onde acompanhou treinos do PSG e do Real Madrid nos últimos dias. O jovem técnico é esperado em Salvador nesta quinta-feira (16), e deve estrear no comando do Vitória já neste sábado (18), quando o Leão enfrenta o Atlético-GO a partir das 16h (horário de Brasília), em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

O novo treinador terá muito trabalho pela frente. Em crise, o Vitória não vence há sete partidas e amarga a 18ª colocação no Brasileirão, com apenas um ponto em cinco rodadas disputadas. Desde a conquista do Campeonato Baiano, o Rubro-Negro caiu vertiginosamente de produção e passou a ser presa fácil para os adversários. Carpini chega com a missão de recuperar a confiança dos jogadores e tirar o clube da zona de rebaixamento.

Carreira de Carpini

Thiago Carpini assumiu o São Paulo em janeiro, dias após Dorival Júnior deixar o clube e ser confirmado na Seleção Brasileira. O jovem técnico foi escolhido pela diretoria tricolor em virtude dos bons trabalhos que realizou à frente do Água Santa, vice-campeão Paulista de 2023, e Juventude, vice-campeão da Série B no mesmo ano. Para tirá-lo do Jaconero, o São Paulo teve de pagar a multa rescisória de R$ 1 milhão.

O início de Carpini foi promissor. Com o técnico na beira do campo, o São Paulo se sagrou campeão da Supercopa do Brasil, diante do Palmeiras, no Mineirão. Porém, não demorou muito para as coisas desandarem. Eliminação diante do modesto Novorizontino no Paulistão, repertório pobre contra Talleres e Cobresal na Libertadores, e derrotas para Fortaleza e Flamengo no Campeonato Brasileiro. Tudo isso somado minou o trabalho de Carpini, que não suportou a pressão e acabou demitido em abril.

Números de Carpini no São Paulo

  • 18 jogos
  • 7 vitórias
  • 6 empates
  • 5 derrotas
  • 50% de aproveitamento
  • 1 título conquistado (Supercopa do Brasil)

Trabalho de Léo Condé no Vitória

Um ano e três meses. Este foi o tempo que Léo Condé comandou o Vitória. A passagem do técnico pelo Leão, como citado, se encerrou nesta terça-feira (14). O clube baiano demitiu o profissional após uma incômoda sequência negativa, que deixou a equipe na 18ª posição do Campeonato Brasileiro. A última vez que o time rubro-negro venceu foi no dia 31 de março. Na ocasião, bateu o arquirrival Bahia, por 3 a 2, pelo jogo de ida da final do Campeonato Baiano.

“O Esporte Clube Vitória comunica o desligamento do técnico Léo Condé, seu auxiliar técnico Renatinho e do preparador físico Diego Kami Mura. Foram 73 partidas no comando do técnico, 36 Vitórias, o acesso para a elite do futebol, o título do Brasileiro B 2023 e título baiano de 2024. Agradecemos os serviços prestados e desejamos sucesso na nova caminhada!”

Léo Condé estava à frente do Vitória desde fevereiro de 2023. Ao todo, dirigiu a equipe em 73 partidas, com 36 vitórias, 15 empates e 22 derrotas, totalizando um aproveitamento de 56%. Pegando apenas 2024 como recorte, o treinador teve números parecidos. Foram 27 jogos, com 13 triunfos, cinco empates e nove reveses — aproveitamento de 54%. Pelo Leão, ele conquistou os títulos da Série B 2023 e do Campeonato Baiano 2024.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo