Brasil

Visitamos os pontos turísticos do Palmeiras no dia do centenário; veja

Uma loja de bolsas, famosa, no centro da cidade de São Paulo, foi o local da fundação do Palmeiras, há exatos cem anos. A maioria dos transeuntes que passa pelo centro da cidade nem imagina que ali era o endereço do Salão Alhambra, que recebeu a primeira reunião do Palestra Italia. Nem que o nome daquela rua costumava ser Marechal Deodoro, que mudou de nome e ganhou placa da Praça da Sé.

LEIA MAIS: As histórias mais palestrinas dos 100 anos do Palmeiras

Em cem anos, uma cidade passa por diversas transformações e nem sempre a história é mantida. O centro de São Paulo, por exemplo, é guardião de muita história do Palmeiras, como a sede que virou hospital para tratar os infectados com a gripe espanhola, a redação do jornal Fanfulla, que publicou o anúncio da fundação, e outra sede histórica, o Edifício Martinelli, o último antes da mudança definitiva para a Barra Funda.

No dia em que o clube completa cem anos, fomos visitar os principais pontos turísticos do Palmeiras ao redor da cidade. Também passamos pelo Palestra Itália, obviamente, e pela Major Maragliano, na Vila Mariana, o primeiro campo de futebol que o clube teve.

Registramos o que vimos para o torcedor descobrir como os locais mais importantes da história do Palmeiras estão atualmente:

Confira nossa cobertura do centenário do Palmeiras:

>>>> Seis momentos em que o Palmeiras foi mais que um clube

>>>> Os melhores times que o Palmeiras teve, além das Academias de Futebol

>>>> Como o Palmeiras ajudou a criar um dos bordões mais utilizados da política brasileira

>>>> Palestra Itália: da fazenda de porcos à arena moderna 

>>>> As óperas do século 19 explicam a torcida do Palmeiras

>>>> Jornal que ajudou a fundar o Palmeiras ainda vive, com um editor corintiano

>>>> O que é ser palmeirense, na visão de uma apaixonada do tradicional bairro da Mooca

>>>> Por que a Taça Rio foi importante, independente de ser Mundial ou não

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo