Brasil

Sina assustadora e rival temido: Palmeiras ‘medirá régua’ do Vasco no Brasileirão

Cruzmaltino espera consolidar boa fase diante da equipe de Abel Ferreira, neste domingo (22), no Mané Garrincha

O torcedor do Vasco passou a se acostumar em brigar para não cair no Campeonato Brasileiro. Afinal, essa tem sido a luta do Cruzmaltino há alguns bons anos na competição de pontos corridos. Quando não foi rebaixada, a equipe carioca terminou o certame na beira do Z4, como em 2023, por exemplo.

:marca_de_verificação_branca: Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

No entanto, para alívio e surpresa dos vascaínos, o Gigante da Colina, ao menos na atual temporada, mudou esse estigma. Muito em virtude do bom trabalho de Rafael Paiva, o clube de São Januário faz campanha tranquila no Campeonato Brasileiro, suficiente para não passar sustos e sonhar com coisas grandes.

Com 35 pontos conquistados, sete atrás do Bahia e um jogo a menos (sexto lugar), o Vasco ocupa a nona colocação. Almejar uma vaga na Libertadores 2025 não é loucura, sobretudo se levarmos em conta que o G6 pode virar G8 — dependendo do que acontecer na Copa do Brasil e nos torneios da Conmebol.

Invicto há seis jogos no Campeonato Brasileiro, o Cruzmaltino colocará sua boa fase a prova diante do Palmeiras, neste domingo (22), às 16h (horário de Brasília).

E mais do que enfrentar um dos times mais qualificados e temidos do futebol sul-americano, a equipe de Rafael Paiva terá que jogar contra um terrível retrospecto histórico.

A missão é indigesta, mas vem em boa hora para reforçar o excelente momento do Vasco na temporada. Vencer o Palmeiras de Abel Ferreira não só colocaria ponto final em mais um tabu incômodo, bem como representaria um passo arrojado e significativo na corrida por vaga no G6.

Rafael Paiva é um dos principais responsáveis pela boa fase do Vasco em 2024
Rafael Paiva é um dos principais responsáveis pela boa fase do Vasco em 2024 (Foto: IMAGO Images)

Vasco não vence o Palmeiras desde 2015; veja números

O Vasco não sabe o que é ganhar do Palmeiras há nove anos. A última vitória cruzmaltina sobre o Alviverde foi em novembro de 2015. Na ocasião, Nenê e Rafael Silva marcaram os gols do triunfo por 2 a 0, no Allianz Parque, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

De lá para cá, 11 confrontos foram realizados: o Gigante da Colina sofreu sete derrotas e empatou quatro vezes, sem marcar sequer um gol em seis desses jogos.

Além disso, o Vasco não vence o Palmeiras como mandante desde 2012, acumulando quatro reveses e dois empates neste recorte.

Vale destacar que o Cruzmaltino é o mandante deste fim de semana, porém, o duelo será realizado bem longe de terras cariocas. O Mané Garrincha, em Brasília, recebe o chamado Clássico da Fraternidade.

Com gols de Piquerez e Rony, o Palmeiras bateu o Vasco por 2 a 0 no 1º turno deste ano
Com gols de Piquerez e Rony, o Palmeiras bateu o Vasco por 2 a 0 no 1º turno deste ano (Foto: IMAGO Images)

A temporada do Vasco até aqui

  • Eliminado pelo Nova Iguaçu na semifinal do Campeonato Carioca, com um empate (1 a 1) e uma derrota (1 a 0) no Maracanã;
  • Semifinalista da Copa do Brasil, eliminando Marcílio Dias, Água Santa, Fortaleza, Atlético-GO e Athletico-PR;
  • O próximo adversário no mata-mata nacional será o Atlético-MG, com o jogo da volta sendo realizado em São Januário;
  • Nono colocado do Campeonato Brasileiro. São 35 pontos conquistados — 10 vitórias, cinco empates e 10 derrotas;
  • Seis jogos sem perder no Campeonato Brasileiro, sendo três vitórias e três empates;
  • Apenas uma derrota nas últimas 10 partidas na temporada

Próximos jogos do Vasco

  • Vasco x Palmeiras — Campeonato Brasileiro — 22/9
  • Cruzeiro x Vasco — Campeonato Brasileiro — 29/9
  • Atlético-MG x Vasco — Copa do Brasil — 17/10
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo