Bastidores: como polêmica entre Vasco, Flamengo e Fluminense por Maracanã levou semi do Carioca para Volta Redonda
Inscrição em camisa, versões conflitantes, demora em liberação e mudança de sede: semifinal do Carioca sai do Maracanã para Volta Redonda em meio à polêmica entre Vasco, Flamengo e Fluminense
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) confirmou o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, como palco do jogo de volta da semifinal entre Nova Iguaçu e Vasco pelo Campeonato Carioca. Mas a decisão, na verdade, não teve muito a ver com a entidade. Uma nova polêmica do Cruz-Maltino com Flamengo e Fluminense nos bastidores criou toda a confusão.
A Trivela conversou com nove fontes de diferentes lados do futebol carioca para entender como um jogo que era esperado para o Maracanã acabou 125km distante no estádio do sul fluminense.
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro aguardou até o limite máximo operacional a indicação do estádio para a realização da semifinal Nova Iguaçu x Vasco.
O Laranjão da Baixada, clube mandante, indicou o Estádio Raulino de Oliveira.#CariocaBetNacional pic.twitter.com/O8mZf2Qa8Q
— Cariocão (@Cariocao) March 13, 2024
As disputas de bastidores envolveram tensões políticas, uma relação desgastada e uma gota d’água: a inscrição “Maracanã para todos” na camisa do Vasco no primeiro jogo das semifinais, com o clube de São Januário como mandante, no estádio hoje administrado pela dupla Fla-Flu.
Os embates entre o Vasco e os rivais Flamengo e Fluminense pelo estádio são antigos e se intensificaram nos últimos anos. Por meio de liminares judiciais a partir do edital que rege a concessão temporária do Maracanã à dupla Fla-Flu, o Cruz-Maltino tem mandado partidas que considera importantes no antigo Maior do Mundo. Não sem impor sua discordância de que o estádio seja administrado apenas pelos dois rivais.
No dia 11.03.2024, o NOVA IGUAÇU FUTEBOL CLUBE ("Nova Iguaçu") expediu Ofício solicitando informações acerca da possibilidade de liberação do Estádio Jornalista Mário Filho ("Maracanã"), no dia 17.03.2024, às 16hs, para realização da partida válida pelo segundo jogo pic.twitter.com/dC1bJOo3M3
— Maracanã (@maracana) March 13, 2024
Sempre que se utiliza do estádio por meios judiciais, o clube de São Januário faz provocações a Flamengo e Fluminense. Após reclamações sobre o gramado e a estrutura, além de publicações irônicas nas redes sociais, a última provocação foi por meio de uma mensagem no espaço mais valorizado de sua camisa.
A frase “Maracanã para todos” também dá nome ao consórcio formado pelo Vasco com a construtora WTorre na disputa pela licitação que concederá o Maracanã para o vencedor pelos próximos 20 anos.
Procurados pela reportagem, Flamengo e Fluminense não se pronunciaram oficialmente, mas afirmaram que seguiriam o posicionamento do Consórcio Maracanã.
A sequência de fotos da comemoração do lateral-esquerdo da Série A com mais gols em 2024 ☑️💢
📸: Matheus Lima | #VascoDaGama pic.twitter.com/tRWMFtkAbc
— Vasco da Gama (@VascodaGama) March 11, 2024
Sem Maracanã, Nova Iguaçu indica Volta Redonda e pensa em lado esportivo
O Nova Iguaçu tinha a intenção de mandar o jogo no Maracanã já antes da primeira partida, quando o empate por 1 a 1, no estádio, com mando do Vasco, manteve a vantagem da “Laranja Mecânica” na semifinal. A prerrogativa de definição do local do jogo da volta era do mandante, neste caso, o clube da Baixada Fluminense.

Pessoas ligadas à diretoria do Nova Iguaçu confirmavam que havia a intenção, mas também uma dúvida: por um lado, a renda da partida seria importante financeiramente para o clube, mas por outro, a presença maciça de torcedores do Vasco daria vantagem esportiva ao Gigante da Colina no jogo. O impasse permaneceu em reuniões internas até que houve o pedido enviado ao Consórcio, com cópia à Ferj, para jogar no Maracanã.
O pedido não foi respondido no prazo estabelecido em conversas entre o clube e a Ferj — prazo que valeria para qualquer clube para logísticas e operação do jogo. Assim sendo, o Nova Iguaçu, que escolhera um estádio do qual não é dono ou concessionário, indicou o Raulino de Oliveira. A Ferj, nesse caso, não tinha poder de decisão, apenas de confirmação.
Na última segunda-feira (11), o Nova Iguaçu solicitou ao consórcio que administra o Maracanã o uso do estádio para sediar o jogo de volta da semifinal do Campeonato Carioca contra o Vasco da Gama. Entretanto, o clube não obteve respostas positivas sobre a solicitação. pic.twitter.com/4RR8i0fIGe
— Nova Iguaçu FC (@oficialnifc) March 13, 2024
O Vasco chegou a deixar seu departamento jurídico à disposição para auxiliar em uma tentativa judicial do Nova Iguaçu em requisitar o mando de campo do Maracanã para o jogo de domingo (17). O clube da Baixada Fluminense, por outro lado, preferiu não entrar em uma contenda na Justiça contra Flamengo e Fluminense, clubes que considera parceiros. A diretoria tampouco se sentiu “prejudicada” pela decisão, pensando também pelo lado esportivo.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Polêmica do Maracanã tem versões diferentes nos bastidores
A Trivela recebeu versões diferentes nos bastidores das notas oficiais publicadas por Nova Iguaçu, Vasco e o Consórcio Maracanã, administrado por Flamengo e Fluminense.
Fontes ligadas à diretoria do Flamengo afirmaram que “o departamento jurídico do clube jamais recebeu” a solicitação do Nova Iguaçu. Por outro lado, a reportagem apurou que a solicitação foi feita ao Consórcio Maracanã e à Ferj.
Fim de jogo. Vasco e Nova Iguaçu empatam em 1 a 1 no primeiro duelo pela semifinal do @cariocao!
📸 Alex Maia pic.twitter.com/tFj5SEW49C
— Maracanã (@maracana) March 10, 2024
Em nota oficial enviada à imprensa, por outro lado, o Consórcio Maracanã disse não ter conseguido cumprir o prazo. A Trivela apurou que a Ferj também recebeu a solicitação do Nova Iguaçu, mas não obteve resposta.
“O Nova Iguaçu precisava de uma resposta até o meio-dia de hoje (13/03). Como o consórcio ainda estava analisando a solicitação feita, o clube optou por marcar logo o jogo no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda“, afirmou o Consórcio Maracanã.
Camisa do Vasco foi estopim de crise com Flamengo e Fluminense por Maracanã
Se não foi o fato mais importante da polêmica, a camisa utilizada pelo Vasco no jogo de ida das semifinais contra o Nova Iguaçu, no Maracanã, foi importante para a polêmica. A inscrição “Maracanã para todos” no espaço do patrocínio master incomodou tricolores e rubro-negros.
Maracanã 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐓𝐎𝐃𝐎𝐒 🏟️💢
📸 Leandro Amorim | #VascoDaGama pic.twitter.com/GC8VBefOi2
— Vasco da Gama (@VascodaGama) March 10, 2024
Os administradores do estádio, por outro lado, afirmam que a irritação não era suficiente para qualquer problema quanto à definição do jogo da volta. O Maracanã, de acordo com fontes ligadas a Flamengo e Fluminense, não foi negado ao Nova Iguaçu — e a decisão não tinha nenhuma intenção de prejudicar o Vasco ou outros clubes.
A Trivela apurou que a camisa com o nome do consórcio formado por Vasco e a construtora WTorre para administrar o Maracanã foi a “gota d’água” de uma relação já muito desgastada. O “clima bélico” do Cruz-Maltino na disputa, de acordo com fontes ouvidas pela reportagem, é visto como incômodo e uma escalada de violência por conta da rivalidade potencializada pelos discursos é uma preocupação das autoridades do Rio de Janeiro neste momento.
Governador do Rio de Janeiro afirma que liberou Maracanã
Em posicionamento publicado em um vídeo em sua rede social, o governador Cláudio Castro (PL-RJ) afirmou que recebeu pedido por telefone do deputado Anderson Moraes (PL-RJ) e do presidente do Nova Iguaçu, Jânio Moraes, para que o clube da Baixada Fluminense disputasse a semifinal no Maracanã. O alcaide teria dado sua permissão.
Cláudio Castro afirmou ainda que o Governo do Estado do Rio de Janeiro jamais prejudicaria o Vasco.
Ver esta publicação no Instagram
Procurada pela reportagem, a Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro respondeu em nota oficial:
“Todas as cláusulas do contrato de Termo de Permissão de Uso que confere aos clubes Flamengo e Fluminense a gestão do Maracanã estão vigentes. Até o momento, o Governo do Estado não foi comunicado formalmente sobre possível descumprimento de qualquer cláusula do contrato. Caso seja oficializado, o Estado realizará uma avaliação técnica para checar se houve veto ou descumprimento de qualquer regra e tomará as medidas cabíveis, caso seja confirmada a conduta.”
Vasco vê prejuízo ao Carioca e chama decisão de ‘lamentável’
Em um posicionamento oficial em suas redes sociais, o Vasco, visitante na partida de volta das semifinais, ironizou a decisão do Consórcio Maracanã. Para os cruz-maltinos, é “lamentável a dificuldade em se jogar no estádio”.
Um Maracanã de poucos faz mal ao futebol. É, no mínimo, lamentável a dificuldade em se jogar no estádio.
Esses poucos nobres, encastelados, não percebem o dano que causam ao campeonato e ao espetáculo, afastando o torcedor de um dos maiores palcos do esporte.
Por que não,… pic.twitter.com/cp73Yeo3D3
— Vasco da Gama (@VascodaGama) March 13, 2024
A nota oficial chamou a dupla Flamengo e Fluminense de “poucos nobres encastelados”, seguindo a linha do Vasco em se opor aos rivais, como historicamente, também pelo contraste social da formação dos clubes. O Cruz-Maltino afirma que deseja uma gestão compartilhada do estádio.



