Brasil

Veja o que Vasco e Botafogo precisam para se classificar para às semifinais do Carioca

Na última rodada da Taça Guanabara, Vasco e Botafogo vão disputar a última vaga restante para as semifinais do Campeonato Carioca

Vasco e Botafogo vão disputar a última vaga para a semifinais do Campeonato Carioca. Com a classificação antecipada do Nova Iguaçu, que venceu a Portuguesa no último sábado, restou apenas uma lugar entre os quatro melhores time da Taça Guanabara. Assim, no próximo fim de semana, Cruz-Maltino, que tem uma boa vantagem, e Glorioso vão lutar, cada um no seu jogo, para saber quem segue na briga pelo título do Carioca e quem vai para a Taça Rio.

Com as respectivas vitórias do último sábado, as posições na tabela da Taça Guanabara não mudaram na briga pelo G-4. O Nova Iguaçu foi aos 21 pontos e assegurou a sua vaga entre os quatro melhores. Enquanto isso, o Vasco, que venceu o Volta Redonda, é o quarto colocado, foi aos 19, e o Botafogo, uma posição abaixo, foi aos 17. Flamengo e Fluminense já haviam garantido as respectivas vagas na última rodada.

Com a vantagem na tabela de classificação, o Vasco depende apenas de si para chegar nas semifinais do Campeonato Carioca. Já o Botafogo vai precisar secar o rival para tentar ficar entre os quatro primeiros colocados da Taça Guanabara.

O que Vasco e Botafogo precisam para se classificar no Carioca

  • Vasco: vencer a Portuguesa, em São Januário. Caso não vença o seu jogo, o Cruz-Maltino torce para o Botafogo também não ganhe a sua partida;
  • Botafogo: vencer o clássico com o Fluminense e torcer para que o Vasco não vença o seu jogo;

Os jogos da última rodada da Taça Guanabara ainda não têm datas definidas, mas acontecem entre o próximo sábado (2) e domingo (3).

Vasco e Botafogo querem evitar disputar a Taça Rio mais uma vez

Desde 2021, o Campeonato Carioca é disputado no seu atual formato. Assim, os clubes classificados do 5º ao 8º colocado da Taça Guanabara disputam a Taça Rio, com semifinal e final, enquanto os quatro melhores disputam as semifinais do Estadual. E, das três edições disputadas neste formato, o Glorioso participou duas vezes da Taça Rio, enquanto o Vasco disputou uma edição. No primeiro ano, inclusive, os dois fizeram a final, e o Cruz-Maltino ficou com o título, nos pênaltis.

No último ano, sob o comando de Luís Castro, o Botafogo voltou a disputar a Taça Rio e, dessa vez, ficou com o título ao vencer o Audax na decisão. Em 2022, no único ano sem a participação de algum dos quatro grandes da capital na Taça Rio, o título ficou com o Resende, que bateu o Nova Iguaçu na final.

É claro que o Campeonato Carioca não é a prioridade de Botafogo e Vasco nesta temporada. O Glorioso aposta todas as suas fichas neste começo de ano na busca por uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. Enquanto isso, o Cruz-Maltino já deixou claro que a principal meta do clube me 2024 é fazer um bom Campeonato Brasileiro, terminando a competição na primeira página. No entanto, é claro, uma possível queda neste fase pode pressionar os clubes – principalmente o Botafogo, que já vem de uma semana conturbada, com demissão de treinador e protestos de um grupo de torcedores.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo