Brasil

Como San Lorenzo e Deportivo Maldonado chegam para os amistosos com o Vasco?

Em pré-temporada no Uruguai, o Vasco vai enfrentar o tradicional San Lorenzo, nesta quinta, e o modesto Deportivo Maldonado, no domingo

Em pré-temporada no Uruguai, o Vasco vai fazer dois amistosos de preparação de olho nas competição de 2024. O primeiro deles já nesta quinta-feira (18), contra o San Lorenzo, da Argentina. E, depois, no domingo (21), contra o Deportivo Maldonado, do Uruguai. Para o período de treinos em Punta del Este e os dois jogos, o técnico Ramón Diaz conta com o que tem de melhor no elenco, enquanto jogadores com pouco espaço e muitos garotos ficaram no Rio de Janeiro para o começo do Campeonato Carioca. As duas partidas terão transmissão do Star+.

E, nestes dois amistosos, o Vasco vai encontrar dois adversários que vivem situação diferentes. É claro que, neste momento, todos, inclusive, o Cruz-Maltino, fazem as respectivas pré-temporadas e ainda estão sem ritmo de jogo. Mas, tanto pela tradição como pela qualidade dos times, o time de Ramón Diaz deve ter mais trabalho nesta quinta, às 22h15 (horário de Brasília), contra o San Lorenzo.

Classificado para a Copa Libertadores, direto na fase de grupos, o San Lorenzo teve a quarta melhor campanha da classificação geral da confusa temporada de 2023 na Argentina, que somou os pontos da Liga Profissional e da Copa da Liga Profissional.

Na Liga Profissional, o San Lorenzo chamou a atenção, principalmente, pela solidez defensiva. Foram apenas 13 gols sofridos em 27 partidas, terminando a competição com a melhor defesa – a segunda melhor foi a do campeão River Plate, que sofreu 20 gols. No ataque, no entanto, o time de Rubén Insúa deixou a desejar, marcando apena 23 gols.

Mas parte desta solidez defensiva pode ter diminuído para 2024. O San Lorenzo perdeu o goleiro Augusto Batalla, negociado pelo River Plate, clube que detém os seus direito econômicos, com o Granada, da Espanha, e o volante Jalil Elías, que se transferiu para o futebol da Malásia. Para saber como o San Lorenzo chega para este amistoso com o Vasco, a Trivela conversou com Lucho Silveira, comentarista da ESPN especializado em futebol argentino.

– O San Lorenzo foi uma das equipes mais bem treinadas, com uma solidez defensiva muito boa, sob o comando do técnico Rubén Insúa. Mas ele perdeu parte dessa estrutura defensiva. O torcedor do San Lorenzo está mais apreensivo do que confiante neste primeiro momento. As baixas foram significativas em um setor crucial do time – afirmou Lucho Silveira.

– Mas não dá para negar que é um time que tem um treinador muito inteligente, que faz o simples e que é muito competente – completou o comentarista da ESPN.

O San Lorenzo também vai chegar para o duelo desta quinta-feira com mais ritmo de jogo. Na última segunda-feira, também pela Série Rio de la Plata, o Uruguai, o adversário do Vasco fez um amistoso com o Gimnasia La Plata. O Ciclón perdeu por 1 a 0, com um gol no fim da partida. O meia Eric Remedi, recém-contratado, foi um dos destaques do San Lorenzo. Recentemente, o time argentino também contratou o zagueiro Nico Hernández, que, no Brasil, atuou por Athletico-PR e Internacional. No entanto, o colombiano ainda não deve jogar nesta quinta.

Deportivo Maldonado deve oferecer menos risco ao Vasco

Ao contrário do San Lorenzo, campeão da Libertadores em 2014, o Deportivo Maldonado, adversário do Vasco no próximo domingo, é um clube de menor tradição internacional. Apesar de ser um dos principais times do interior do Uruguai, que tem seu futebol concentrado em Montevidéu e nos arredores da capital, o time de Maldonado teve como melhor campanha no futebol local um terceiro lugar em 2022, que valeu a classificação para a Copa Libertadores. No ano seguinte, no entanto, acabou eliminado pelo Fortaleza nas fases prévias da competição continental.

Na última temporada, o Deportivo Maldonado terminou o Campeonato Uruguaio, que tem 16 clubes, na modesta 12ª colocação, com 43 pontos em 37 partidas. Além disso, a equipe teve a terceira pior defesa da competição, com 55 gols sofridos.

Para esta temporada, o Maldonado contratou o técnico Joaquín Boghossian, de 46 anos, e que se destacou pelo Uruguay Montevideo na segunda divisão local em 2023.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo