Brasil

Um desenho genial conta a história do futebol carioca em forma de mapa do metrô

Mapas de metrô são maravilhas do design. Têm muita informação de forma esquemática, organizada e visualmente fácil de identificar. É tão engenhoso que o primeiro esquema metroviário que se consagrou – o criado por Harry Beck para o metrô de Londres – foi eleito a segunda maior obra do design britânico do século 20 pelo Museu do Design, perdendo apenas para o Concorde (avião comercial supersônico projetado por um consórcio anglo-britânico).

VEJA TAMBÉM: Viaje no tempo com este mapa interativo sobre os clubes do Cariocão nos anos 1920 e 1930

A linguagem visual do metrô pode ser adaptada para muita coisa que vai além de indicar as linhas que cortam uma cidade. O designer Otávio Pilz, leitor aqui da Trivela, fez uma versão da história do futebol carioca em forma de mapa do metrô (clique aqui para ver uma versão maior) para celebrar os 450 anos do Rio de Janeiro. É genial em vários níveis.

História do futebol carioca contada em forma de mapa do metrô (Otávio Pilz/Pilz Studios)
História do futebol carioca contada em forma de mapa do metrô (Otávio Pilz/Pilz Studios)

Mostrar mais

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo