Última convocação da seleção brasileira antes da Copa 2022 tem Pedro e Bremer e não tem Dani Alves
Em grande fase, Pedro foi chamado por Tite; Bremer, da Juventus, foi novidade, assim como Ibañez, da Roma. Gabriel Jesus e Coutinho ficaram fora
O técnico Tite convocou a seleção brasileira para a data Fifa de setembro, a última convocação antes da Copa do Mundo de 2022. Pedro, do Flamengo, foi uma novidade muito esperada. Houve novidades também nas duas laterais, com apenas um lateral direito convocado e novidades na zaga: foram chamados Bremer, da Juventus, e também Ibañez, da Roma.
A expectativa era grande, já que há posições ainda abertas, como a lateral direita, um dos zagueiros, e a lateral esquerda, ainda mais com a lesão de Guilherme Arana. Bremer é uma novidade muito bem-vinda, dado o nível que ele atuou pelo Torino na temporada passada. Foi eleito o melhor defensor da Serie A, o que não é pouca coisa.
Roger Ibañez é uma novidade inesperada, mas vem fazendo bons jogos pela Roma na temporada. É um zagueiro treinador por José Mourinho, o que conta a seu favor. Mesmo chamado, porém, parece estar mais atrás em relação a outros jogadores, como o próprio Bremer, pelo altíssimo nível que o agora zagueiro da Juventus exerceu.
Para a lateral direita, Tite afirmou que Militão e Ibanez podem jogar ali, além de Danilo. Daniel Alves, do Pumas, que vem jogando mal, não foi chamado. Na coletiva de imprensa, a comissão técnica ressaltou que ele ainda está na disputa, que não teve uma pré-temporada.
Outros nomes como Emerson Royal, do Tottenham, e Gilberto, do Benfica, foram observados, mas não apareceram nessa lista. Ainda é possível que sejam chamados, mas ficou mais difícil sem serem mais testados, especialmente Gilberto. A ideia parece ser Danilo titular e com Dani Alves ainda correndo atrás, com a possibilidade de zagueiros atuando por ali.
Na lateral esquerda, Alex Telles foi chamado com Alex Sandro, este o provável titular até a Copa. Sem Arana, havia a expectativa sobre quem seria chamado, já que ainda tem Renan Lodri, que recentemente trocou o Atlético de Madrid pelo Nottingham Forest. Aparentemente, ele está um pouco atrás.
Outras duas ausências parecem só para testes de outros. Gabriel Jesus, que se transferiu para o Arsenal, tem jogado bem e já parece garantido na Copa. Assim, Tite vai testar outros nomes, como Matheus Cunha, Roberto Firmino e Rodrygo, que concorrem por uma das vagas no ataque. Jesus, tal qual Richarlison, Neymar, Raphinha e Antony, devem estar na lista final.
Outra ausência que chama a atenção é Philippe Coutinho. O meia, porém, parece estar garantido, enquanto Éverton Ribeiro deve ser testado pelo técnico. O meia do Flamengo não vive das melhores fases da carreira, mas Tite gosta do trabalho que ele faz na seleção brasileira.
A seleção brasileira fará dois amistosos neste mês. No dia 23, enfrenta Gana, e no dia 27 joga contra a Tunísia. Os dois jogos serão às 15h30 (horário de Brasília). Os jogadores se apresentam no dia 19, uma segunda-feira, para iniciarem os treinamentos. Isso significa que jogadores convocados que atuem no Brasil perderão jogos, já que há rodada do Brasileiro nos dias 27 e 28.
Confira a lista de convocados:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Weverton (Palmeiras);
Laterais: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Alex Telles (Sevilla)
Zagueiros: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Bremer (Juventus), Ibañez (Roma)
Meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes: Vinícius Júnior (Real Madrid), Antony (Manchester United), Roberto Firmino (Liverpool), Matheus Cunha (Atlético de Madrid), Neymar (PSG), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid)