BrasilCopa do Mundo

Última convocação da seleção brasileira antes da Copa 2022 tem Pedro e Bremer e não tem Dani Alves

Em grande fase, Pedro foi chamado por Tite; Bremer, da Juventus, foi novidade, assim como Ibañez, da Roma. Gabriel Jesus e Coutinho ficaram fora

O técnico Tite convocou a seleção brasileira para a data Fifa de setembro, a última convocação antes da Copa do Mundo de 2022. Pedro, do Flamengo, foi uma novidade muito esperada. Houve novidades também nas duas laterais, com apenas um lateral direito convocado e novidades na zaga: foram chamados Bremer, da Juventus, e também Ibañez, da Roma.

A expectativa era grande, já que há posições ainda abertas, como a lateral direita, um dos zagueiros, e a lateral esquerda, ainda mais com a lesão de Guilherme Arana. Bremer é uma novidade muito bem-vinda, dado o nível que ele atuou pelo Torino na temporada passada. Foi eleito o melhor defensor da Serie A, o que não é pouca coisa.

Roger Ibañez é uma novidade inesperada, mas vem fazendo bons jogos pela Roma na temporada. É um zagueiro treinador por José Mourinho, o que conta a seu favor. Mesmo chamado, porém, parece estar mais atrás em relação a outros jogadores, como o próprio Bremer, pelo altíssimo nível que o agora zagueiro da Juventus exerceu.

Para a lateral direita, Tite afirmou que Militão e Ibanez podem jogar ali, além de Danilo. Daniel Alves, do Pumas, que vem jogando mal, não foi chamado. Na coletiva de imprensa, a comissão técnica ressaltou que ele ainda está na disputa, que não teve uma pré-temporada.

Outros nomes como Emerson Royal, do Tottenham, e Gilberto, do Benfica, foram observados, mas não apareceram nessa lista. Ainda é possível que sejam chamados, mas ficou mais difícil sem serem mais testados, especialmente Gilberto. A ideia parece ser Danilo titular e com Dani Alves ainda correndo atrás, com a possibilidade de zagueiros atuando por ali.

Na lateral esquerda, Alex Telles foi chamado com Alex Sandro, este o provável titular até a Copa. Sem Arana, havia a expectativa sobre quem seria chamado, já que ainda tem Renan Lodri, que recentemente trocou o Atlético de Madrid pelo Nottingham Forest. Aparentemente, ele está um pouco atrás.

Outras duas ausências parecem só para testes de outros. Gabriel Jesus, que se transferiu para o Arsenal, tem jogado bem e já parece garantido na Copa. Assim, Tite vai testar outros nomes, como Matheus Cunha, Roberto Firmino e Rodrygo, que concorrem por uma das vagas no ataque. Jesus, tal qual Richarlison, Neymar, Raphinha e Antony, devem estar na lista final.

Outra ausência que chama a atenção é Philippe Coutinho. O meia, porém, parece estar garantido, enquanto Éverton Ribeiro deve ser testado pelo técnico. O meia do Flamengo não vive das melhores fases da carreira, mas Tite gosta do trabalho que ele faz na seleção brasileira.

A seleção brasileira fará dois amistosos neste mês. No dia 23, enfrenta Gana, e no dia 27 joga contra a Tunísia. Os dois jogos serão às 15h30 (horário de Brasília). Os jogadores se apresentam no dia 19, uma segunda-feira, para iniciarem os treinamentos. Isso significa que jogadores convocados que atuem no Brasil perderão jogos, já que há rodada do Brasileiro nos dias 27 e 28.

Confira a lista de convocados:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Weverton (Palmeiras);

Laterais: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Alex Telles (Sevilla)

Zagueiros: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Bremer (Juventus), Ibañez (Roma)

Meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (West Ham)

Atacantes: Vinícius Júnior (Real Madrid), Antony (Manchester United), Roberto Firmino (Liverpool), Matheus Cunha (Atlético de Madrid), Neymar (PSG), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid)

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo