Brasil

Transmissão de jogos sem narração, só com o som ambiente? Em alguns lugares, já é real

Você liga a TV para assistir àquele jogo decisivo do seu time. Conecta ao servidor. Aumenta o som no último volume. E desliga os comentários ao vivo. Ao invés de se cansar com as asneiras do narrador que você não gosta ou as análises vazias daquele comentarista mediano, apenas ouve o som ambiente. Os cantos da torcida, a batida dos tambores, os apitos e os aplausos. Até escuta a conversa do técnico com os jogadores. Aquele barulho seco da bola em um chute ou passe mais forte. Tudo sentado no seu sofá. Óbvio que está longe de ser a experiência completa de um estádio, sem a vibração da atmosfera. Mas dá para se sentir um pouquinho nas arquibancadas, ao menos pelos sons.

VEJA TAMBÉM: Como assistir à Champions League na TV brasileira nesta temporada

Pois a opção de desligar os comentários e ficar apenas com o barulho captado pelo microfone ambiente já é realidade em alguns serviços de streaming. Nos Estados Unidos, o Fox Sports Go permite aos americanos ignorarem os narradores para ver os jogos da Champions. O mesmo já acontece há alguns anos na Sky da Alemanha para as partidas da Bundesliga. Serviço que não é complicado para os canais disponibilizarem em suas transmissões pela internet – e que, a bem da verdade, também seria possível sem tantos problemas nos serviços de TV a cabo.

Dito isso, queremos abrir para o debate e ouvir vocês, leitores. Qual a opinião de vocês sobre a opção? Acha que daria certo nas transmissões esportivas brasileiras? Discuta!

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo