Às vésperas da Copinha, Corinthians encerra preparação com ‘reforço’ do profissional para encerrar jejum
Sem ganhar há cinco anos, Corinthians estreia no dia 03 de janeiro, às 21h45, diante do Ji-Paraná
O Timãozinho, elenco sub-20 do Corinthians, entrou na reta final de preparação para a Copinha 2024, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal torneio das categorias de base do país. A competição é conhecida por revelar grandes nomes e futuras promessas para o futebol nacional. O Corinthians já conquistou dez títulos e é o maior vencedor da história do torneio, mas há cinco anos não consegue subir ao pódio e agora entrará em campo na tentativa de pôr fim ao jejum de conquistas.
O Corinthians está no grupo 10 e terá como adversários na primeira fase Bangu, Ji-Paraná e Marilia, clube da cidade sede que fica há mais de 140 km da capital paulista. A primeira partida do Timão será no dia 3 de janeiro, às 21h45. A novidade deste ano é a presença da equipe sub-17, que fez uma boa temporada em 2023.
🗓️ DETALHES DEFINIDOS!
O Timãozinho conheceu os dias e horários dos jogos da primeira fase da Copinha 2024, que serão disputados em Marília! 🏴🏳️#CorinthiansNaBase#VaiCorinthians pic.twitter.com/il90OPD7nv
— Corinthians (@Corinthians) December 13, 2023
Copa São Paulo é Copa do Mundo das categorias de base
Uma das grandes chances de mostrar seu melhor futebol, sua qualidade e ganhar oportunidade em um tradicional clube brasileiro é disputando a competição. Para aqueles que já fazem parte da base de algum grande time, o objetivo é conquistar uma vaga nos elencos profissionais. Em 2023, o Corinthians fez muito dinheiro com jogadores negociados formados no chamado “terrão”, forma como a base do clube é conhecida.
O próprio elenco profissional de 2023 teve como destaque alguns garotos que foram promovidos como Caetano, Giovane, Wesley, Pedro e Gabriel Moscardo que está prestes a sair do clube. Outro jovem que atuou no elenco principal é Léo Maná, que foi chamado para disputar sua última Copinha. Durante coletiva de imprensa desta sexta-feira (29), ele reforçou a importância do campeonato:
— É realmente uma Copa do Mundo da base, o campeonato mais importante. Mesmo sendo no começo do ano, já começa a temporada assim, com a competição mais importante da base. É isso, nós vamos forte para este torneio, para tentar conquistar o título – disse Mana.
Apesar de ter apenas 19 anos, o lateral-direito é um dos jogadores mais experientes do elenco do Timãozinho, isso porque ele passou praticamente a temporada toda integrando o time profissional do Corinthians, participando dos treinamentos e ajudando quando necessário. Apesar do clube sofrer com problemas de reposição nas laterais, o garoto não teve tantas oportunidades.
— Tem que ter a cabeça boa. A filosofia realmente é um pouco diferente [em relação ao elenco profissional], mas a forma que eu treino é a mesma. O mesmo treino que faço lá [no profissional] é o mesmo que faço aqui, com a mesma intensidade. Então não muda muito para mim, faço o trabalho lá e aqui do mesmo jeito – reforçou o lateral-direito,
Danilo vai para segunda Copinha depois de amargar eliminações em 2023
Essa será a segunda Copinha do time sob o comando do Danilo, ex-jogador do profissional do clube e ídolo da torcida. Agora como treinador, tenta conquistar seu primeiro título com a base depois de uma temporada decepcionante, com eliminações em todos os campeonatos que disputou: Copa São Paulo, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Paulista.
Apesar de cair em todos os torneios que disputou da categoria, o técnico da base do Timão foi mantido para 2024 e está confiante para a competição:
— A preparação é a melhor possível, a gente sabe que é a melhor competição que tem na base, então a gente vem preparado para fazer o melhor. A Copa São Paulo não é fácil, a gente sabe que são jogos difíceis, com equipes que às vezes você não conhece, mas a gente tem que superar. O Corinthians é o maior ganhador, esperamos que a gente possa ir bem na primeira fase, depois a gente sabe que é mata-mata, e esse ano a gente acabou caindo.