Brasil

Às vésperas da Copinha, Corinthians encerra preparação com ‘reforço’ do profissional para encerrar jejum

Sem ganhar há cinco anos, Corinthians estreia no dia 03 de janeiro, às 21h45, diante do Ji-Paraná

O Timãozinho, elenco sub-20 do Corinthians, entrou na reta final de preparação para a Copinha 2024, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal torneio das categorias de base do país. A competição é conhecida por revelar grandes nomes e futuras promessas para o futebol nacional. O Corinthians já conquistou dez títulos e é o maior vencedor da história do torneio, mas há cinco anos não consegue subir ao pódio e agora entrará em campo na tentativa de pôr fim ao jejum de conquistas.

O Corinthians está no grupo 10 e terá como adversários na primeira fase Bangu, Ji-Paraná e Marilia, clube da cidade sede que fica há mais de 140 km da capital paulista. A primeira partida do Timão será no dia 3 de janeiro, às 21h45. A novidade deste ano é a presença da equipe sub-17, que fez uma boa temporada em 2023.

Copa São Paulo é Copa do Mundo das categorias de base

Uma das grandes chances de mostrar seu melhor futebol, sua qualidade e ganhar oportunidade em um tradicional clube brasileiro é disputando a competição. Para aqueles que já fazem parte da base de algum grande time, o objetivo é conquistar uma vaga nos elencos profissionais. Em 2023, o Corinthians fez muito dinheiro com jogadores negociados formados no chamado “terrão”, forma como a base do clube é conhecida.

O próprio elenco profissional de 2023 teve como destaque alguns garotos que foram promovidos como Caetano, Giovane, Wesley, Pedro e Gabriel Moscardo que está prestes a sair do clube. Outro jovem que atuou no elenco principal é Léo Maná, que foi chamado para disputar sua última Copinha. Durante coletiva de imprensa desta sexta-feira (29), ele reforçou a importância do campeonato:

— É realmente uma Copa do Mundo da base, o campeonato mais importante. Mesmo sendo no começo do ano, já começa a temporada assim, com a competição mais importante da base. É isso, nós vamos forte para este torneio, para tentar conquistar o título – disse Mana.

Apesar de ter apenas 19 anos, o lateral-direito é um dos jogadores mais experientes do elenco do Timãozinho, isso porque ele passou praticamente a temporada toda integrando o time profissional do Corinthians, participando dos treinamentos e ajudando quando necessário. Apesar do clube sofrer com problemas de reposição nas laterais, o garoto não teve tantas oportunidades.

— Tem que ter a cabeça boa. A filosofia realmente é um pouco diferente [em relação ao elenco profissional], mas a forma que eu treino é a mesma. O mesmo treino que faço lá [no profissional] é o mesmo que faço aqui, com a mesma intensidade. Então não muda muito para mim, faço o trabalho lá e aqui do mesmo jeito – reforçou o lateral-direito,

Danilo vai para segunda Copinha depois de amargar eliminações em 2023

Essa será a segunda Copinha do time sob o comando do Danilo, ex-jogador do profissional do clube e ídolo da torcida. Agora como treinador, tenta conquistar seu primeiro título com a base depois de uma temporada decepcionante, com eliminações em todos os campeonatos que disputou: Copa São Paulo, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Paulista.

Apesar de cair em todos os torneios que disputou da categoria, o técnico da base do Timão foi mantido para 2024 e está confiante para a competição:

— A preparação é a melhor possível, a gente sabe que é a melhor competição que tem na base, então a gente vem preparado para fazer o melhor. A Copa São Paulo não é fácil, a gente sabe que são jogos difíceis, com equipes que às vezes você não conhece, mas a gente tem que superar. O Corinthians é o maior ganhador, esperamos que a gente possa ir bem na primeira fase, depois a gente sabe que é mata-mata, e esse ano a gente acabou caindo.

Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância, paixão que se tornou profissão. Além do futebol me mantenho por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhei como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo