Sport não para em atacante português e faz nova proposta por pilar do rival Fortaleza
Leão da Ilha do Retiro começou janela de transferências devagar, mas tem se movimentado nos últimos dias
Após um início de janela de transferências morno, sem muitas movimentações, o Sport mudou e tem agitado o noticiário. O Leão, que voltará a disputar a Série A do Brasileirão neste ano, surpreendeu ao levar o português Gonçalo Paciência e agora fez proposta por um jogador importante do Fortaleza.
O clube pernambucano ofereceu R$ 5,5 milhões ao rival regional por 100% dos direitos do volante Zé Welison, segundo o jornalista Venê Casagrande. A equipe da Ilha do Retiro já estava interessada no jogador de 29 anos, tendo recusada uma proposta anterior de R$ 5 milhões por 80%.
O “ge” publicou que a proposta de agora oferece ao meio-campista um contrato de quatro anos, até o fim de 2028. Os clubes não comentam publicamente a negociação.
Zé Welison é um velho conhecido do Sport. Ele ficou entre abril e dezembro de 2021 na Ilha do Retiro, à época emprestado pelo Atlético Mineiro. No período, fez 33 partidas, marcou dois gols e deu uma assistência.
O volante está no Fortaleza desde março de 2022 e fez, no mínimo, 44 partidas por ano, definitivamente um pilar sob o comando de Juan Pablo Vovojda. Em 2024, foram 48 jogos, sendo 31 como titular.
Mesmo com o interesse do Leão de Recife, o Fortaleza mantém Zé no elenco e ele viajou com os colegas para Orlando, onde o time faz pré-temporada. O jogador tem contrato com o Tricolor até o fim de 2026.
Zé Welison, do Fortaleza, chegaria para resolver urgência no elenco do Sport
Um exemplo de como o elenco do Leão necessita de reforços para este ano está no número de atletas que o técnico português Pepa teve à disposição nos primeiros treinos da temporada: apenas 16. A ideia do clube é trazer 10 nomes, mas até o momento só fechou com quatro jogadores.
O setor com maior urgência é justamente para função de Zé Welison, hoje tendo só Fabricio Domínguez como volante no grupo de atletas.
– [Poucos jogadores à disposição] Atrapalha, mas é um atrapalhar que estamos em sintonia aqui. Há cobrança da minha parte, mas acima de tudo há um pensamento conjunto das dificuldades que estão no mercado, da loucura da inflação, e o Sport não pode cometer loucuras. E prefiro essa dificuldade a cometer loucuras — explicou Pepa.
— Temos que ter a paciência de esperar pelos nomes que nós identificamos e ter esse tipo de calma. Penso em 10 jogadores [para fechar o elenco], mas sobre volantes fomos fazer uma situação de campo e não tivemos atletas [suficientes] — completou.
As contratações do Sport para 2025
- Gonçalo Paciência: aos 30 anos, centroavante português deixou o Sanfrecce Hiroshima, do Japão, para fechar om o Leão. Ele já defendeu a seleção portuguesa, além de passagens pelo futebol espanhol, grego e alemão;
- Antônio Carlos: conhecido pelas passagens por Palmeiras e Fluminense, zagueiro chega com contrato até o fim do ano;
- Gustavo Maia: com pré-contrato firmado desde agosto de 2024, atacante estava no Náutico em 2024;
- Diogo Hereda: vindo de empréstimo do CRB, lateral-direito de 26 anos passou pelas bases de Cruzeiro e Fluminense e se profissionalizou no rival Náutico.