Brasil

Novo reforço do Sport foi carrasco e pivô de críticas a Cristiano Ronaldo

Clube pernambucano está prestes a anunciar seu terceiro jogador português em 2025

O Sport tem feito a janela de transferências mais “aleatória” e criativa entre os times do Brasileirão em 2025. Sob comando de Pepa desde setembro do ano passado, a equipe pernambucana buscou portugueses a pedido do técnico europeu, como o atacante Gonçalo Paciência e o zagueiro João Silva.

Agora, o Leão aguarda a chegada de um terceiro português: o meio-campista Sergio Oliveira, com desembarque marcado para este domingo (16). No dia seguinte, ele deve fazer os exames médicos e assinar contrato de dois anos. As informações são do “ge”.

Um fato inusitado para o novo reforço do time de Recife é que ele já foi carrasco do grande jogador desta era no futebol (ao lado de Messi): Cristiano Ronaldo.

Sergio Oliveira, Cristiano Ronaldo e outros jogadores comemoram gol da seleção portuguesa
Sergio Oliveira, Cristiano Ronaldo e outros jogadores comemoram gol da seleção portuguesa (Foto: Imago)

Sergio Oliveira castigou Juventus de Cristiano Ronaldo, alvo de críticas em gol do meia

À época pelo Porto, Oliveira encontrou o CR7, naquele momento defendendo a Juventus, nas oitavas de final da Champions League da temporada 2020/21.

Na ida no Estádio do Dragão, com portões fechados por conta da pandemia da Covid-19, o meia fez grande partida e ditou ritmo no meio-campo, apesar de não participar de gols na vitória por 2 a 1.

Na volta em Turim, no entanto, Sergio desequilibrou. Começou com um pênalti muito bem convertido no primeiro tempo que obrigava o time italiano a marcar dois gols para levar a eliminatória para prorrogação, o que realmente aconteceu. Cristiano deu a assistência para o primeiro de Chiesa, que também fez o segundo.

No tempo extra, mesmo com um a menos, o Porto conseguiu avançar pela estrela do meia que agora atuará no Brasil. Aos 115 minutos, Sergio Oliveira bateu rasteiro uma falta de longe, na intermediária esquerda, e o último jogador da barreira, justamente Ronaldo, virou de costas e abriu o espaço para bolar passar e surpreender Szczesny.

O terceiro gol dos Dragões praticamente matou o jogo porque ainda tinha o critério de gol fora. Rabiot empatou na sequência, mas de nada adiantou e a equipe portuguesa avançou às quartas, fase que seria eliminada pelo Chelsea (posteriormente o campeão).

Além do desempenho ofensivo quase nulo, com apenas uma assistência, CR7 recebeu muitas críticas na Itália pelo erro que culminou no gol de Oliveira. Era a terceira eliminação seguida na Champions, a competição que era o sonho da Velha Senhoa quando o contratou.

— Cristiano Ronaldo não pode fazer isso. Quem está na barreira deve estar consciente de que pode ser atingido e não ter medo da bola. Mas ele se virou e este é um erro imperdoável — reclamou à época Fabio Capello, ex-técnico da Juventus.

Aquela foi a última tempoada do português pela Juve, pois ele saiu na janela de transferências seguinte ao Manchester United.

Carrasco do grande craque de Portugal, Sergio Oliveira também atuou ao lado de Cristiano na seleção local. Foram 13 partidas do meio-campista com o selecionado luso, mas não é convocado desde a Eurocopa 2020, disputada em 2021.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

A trajetória do meio-campista português até o Sport

Aos 32 anos, o meia já passou por vários centros do futebol: Bélgica (Mechelen), França (Nantes), Grécia (PAOK e Olympiacos), Itália (Roma) e Turquia (Galatasaray), além na sua terra natal por Paços de Ferreira, Beira-Mar e Penafiel.

Em nenhum lugar, porém, teve uma identificação tão forte como no Porto, clube que o revelou e que foi defendido por ele por cerca de cinco anos e meio no profissional, divididos entre vários empréstimos. Pelos Dragões, foi tricampeão português e somou 174 jogos e 39 gols.

Oliveira estava no Olympiacos desde setembro do ano passado e conseguiu a liberação dos gregos. No Brasil, o meia reencontra Gonçalo Paciência, com quem atuou nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo