Brasil

Seleção, versão 2011

A Seleção Brasileira começa o ano de 2011 com o amistoso do dia 9 de fevereiro, contra a França. O técnico Mano Menezes fez a primeira convocação do ano nesta terça-feira e manteve a base, mas chamou seis jogadores pela primeira vez na sua gestão.

A lista de Mano é a seguinte:

Goleiros: Júlio César (Internazionale/ITA), Gomes (Tottenham/ING), Neto (Fiorentina/ITA);

Defensores: Daniel Alves (Barcelona/ESP), Rafael (Manchester United/ING), Marcelo (Real Madrid/ESP), André Santos (Fenerbahçe/TUR), Breno (Bayern Munique/ALE), David Luiz (Benfica/POR), Thiago Silva (Milan/ITA), Luisão (Benfica/POR);

Meio-campistas: Lucas (Liverpool/ING), Ramires (Chelsea/ING), Sandro (Tottenham/ING), Elias (Atlético de Madrid/ESP), Hernanes (Lazio/ITA), Anderson (Manchester United/ING), Renato Augusto (Bayer Leverkusen/ALE), Jadson (Shakhtar Donetsk/UCR);

Atacantes: Robinho (Milan/ITA), Pato (Milan/ITA), André (Dynamo Kiev/UCR), Hulk (Porto/POR).

O goleiro Júlio César, da Internazionale, é um dos que retorna à Seleção, mas é um estreante com Mano Menezes. Depois de uma temporada magnífica no seu clube na temporada passada – quando levou os três títulos que disputou sendo um dos destaques da equipe -, Júlio César sentiu a eliminação na Copa do Mundo, quando falhou em um dos gols da Holanda. Apesar das lesões que o atrapalham essa temporada, ainda é o melhor goleiro brasileiro em atividade.

Outro retorno é o de Marcelo, lateral esquerdo do Real Madrid. O jogador esteve na primeira convocação de Mano Menezes, mas depois acabou ficando de fora. O ex-jogador do Fluminense tem sido o titular da posição no Real Madrid e agradado ao exigente técnico José Mourinho, que o classifica como o melhor da posição no mundo. É tecnicamente melhor do que André Santos, o outro convocado, e tem potencial para tomar conta da posição nos próximos anos.

André Santos é um bom jogador, mas não está no nível de outros jogadores que podem ser convocados. Adriano, do Barcelona, tem 26 anos e é um jogador consistente e embora seja destro, domina bem os fundamentos com as duas pernas. Diego Renan, do Cruzeiro, é outro lateral destro que joga pela esquerda e vem muito bem desde 2009 – merecia ser testado.

Na lateral direita, Daniel Alves, o titular de Mano e um de seus jogadores referência continua na lista. O outro chamado é Rafael, do Manchester United, que faz boa temporada e já mostrou potencial para participar da Seleção.

Entre os zagueiros, a única novidade é Breno, do Bayern Munique. O jogador esteve na Olimpíada de Pequim, em 2008, com Dunga e, embora tivesse potencial, amargou uma temporada apagada pelo clube, foi emprestado ao Nürnberg e acabou se lesionando gravemente. Nesta temporada, tem sido mais consistente e virou titular nas últimas partidas, ganhando a confiança de outro técnico muito exigente: Louis van Gaal. É a primeira vez que Breno é chamado por Mano Menezes.

O meio-campo é o setor com mais novidades. Hernanes, da Lazio, voltou a ser chamado pelo técnico, depois de ter sido convocado para o primeiro jogo sob o comando de Menezes, contra os Estados Unidos, em agosto de 2010. O meia tem feito uma primeira temporada excelente na Lazio, onde joga como o armador do time. A posição é carente na Seleção e Hernanes pode ser um jogador útil, já que atua como segundo volante ou como meia de criação. A convocação é mais do que merecida.

Outro que pode exercer as funções defensiva e ofensiva no meio-campo é Anderson, do Manchester United, chamado pela primeira vez por Mano. O meia faz ótima temporada pelos Red Devils, foi titular em oito dos 23 jogos do time na Premier League e participou de outros três vindo do banco de reservas. Tem agradado ao técnico Alex Ferguson e é outro que tem capacidade de transformar o esquema tático apenas mudando o seu posicionamento em campo.

Quem recebeu a sua primeira convocação para a Seleção – e consequentemente a primeira do técnico Mano Menezes – foi o meia Renato Augusto, do Bayer Leverkusen. Apesar de não ter experiência na seleção principal, foi o camisa 10 do time sub-20 no Mundial da categoria em 2007.

Renato Augusto é o titular do Bayer Leverkusen na armação das jogadas e participou de 14 dos 19 jogos do time na Bundesliga, sendo 13 deles como titular e um vindo do banco de reservas. Marcou três gols e fez quatro assistências. É destaque do time que é o segundo colocado no Campeonato Alemão e merece a convocação, especialmente porque Mano ainda busca alternativas para a camisa 10, que é de Paulo Henrique Ganso.

A maior surpresa, sem dúvidas, é a convocação do meia Jádson, do Shakhtar Donetsk. Aos 27 anos, o ex-jogador do Atlético-PR está na Ucrânia desde 2005 e era cotado para se naturalizar ucraniano. Assim, deixaria de contar como um estrangeiro no seu clube e ainda poderia ser opção para a seleção do país, carente de renovação.

Jádson é um jogador que tem boas atuações regularmente, centralizando o jogo no meio-campo e armando as jogadas, ao lado de outros brasileiros como o meia Fernandinho e meia-atacante William. Será a primeira vez que Jádson vestirá a camisa amarela.

No ataque, a única mudança em relação a convocações anteriores é a presença de Hulk, do Porto. O atacante faz uma grande temporada pelos Dragões, que lideram com folga a Liga Sagres. Pela liga portuguesa, foram 16 jogos, todos como titular, com 12 gols marcados e uma assistência. Convocado com muita justiça. Pode ser um jogador muito útil na Seleção.

Entre os demais atacantes, sem novidades. Robinho era convocado mesmo em má fase no Manchester City. Agora, em ótima fase no Milan, merece mais do que mereceu nos últimos anos. Alexandre Pato é um jogador importante, tem potencial e é parte importante da equipe de Mano.

A dúvida fica em André, do Dynamo Kiev, que tem jogado pouco na temporada e ainda não mostrou a que veio. Teve um ótimo primeiro semestre de 2010 e pouco fez depois disso. O atacante fez apenas três jogos pelo Dynamo Kiev nesta temporada, sendo um deles como titular.

Ausências sentidas

A convocação era só para jogadores que atuam no exterior, por isso Mano deixou de fora Neymar e Ganso, ambos do Santos e titulares do time considerado ideal. A ideia do técnico é não forçar os jogadores que acabaram de voltar a jogar, assim como não atrapalhar os times em início de Libertadores e Copa do Brasil.

Sendo assim, fiquemos apenas em quem atua fora do Brasil. Kaká está recuperado de lesão e já inclusive começou jogando algumas partidas do Real Madrid. É um jogador importante e certamente fará parte da Seleção. Em um momento que ainda falta um armador para a equipe além de Ganso, por que não chamar o jogador do Real Madrid? Não há explicação.

Outro que deve estar sentindo o fato de não ser convocado é o lateral Maicon. Melhor da sua posição na última temporada na Europa, Maicon tem 29 anos e, depois do retorno de Júlio César à Seleção, fica claro que Mano Menezes não o traz de volta porque prefere trabalhar com um jogador experiente – Daniel Alves, 28 anos – e um mais jovem – Rafael, 20. Para piorar, Maicon não faz uma temporada no mesmo nível da anterior, assim como toda a Inter, o que contribui para que continue de fora. Ainda assim, é um jogador de muita qualidade que deve ser sempre observado com atenção.

Outro que parece não contar com a simpatia do treinador é Luís Fabiano. O centroavante voltou a jogar, faz gols e mesmo assim Menezes prefere chamar André. O ex-jogador do Santos tem idade olímpica, o que deve ser levado em consideração, mas o atacante do Sevilla é experiente e mostra que fazer gols ele sabe.

No Brasil, Fred começou a temporada voando e tem tudo para voltar a vestir a camisa amarelo. O atacante esteve na Copa de 2006 e marcou um gol. Tem potencial e idade para ser um jogador de alto nível na Seleção.

A Copa América começa em junho e Mano irá pagar pelas apostas que fizer até lá. Em amistosos, jogadores como André podem ser chamados. Na hora da competição, eles precisam estar testados. Caso contrário, será só teimosia.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo