São Paulo na Copinha: veja as campanhas do time na competição de base
Terceiro maior campeão da competição com quatro títulos, São Paulo não vence a torneio desde 2019

Uma das categorias de base mais tradicionais do cenário brasileiro é sem dúvidas a do São Paulo Futebol Clube. O time tetracampeão da Copinha é sempre favorito a vencer a competição e embora esteja na fila há quatro anos, vai em busca de seu pentacampeonato em 2024 para se juntar ao seleto grupo formado por Fluminense e Internacional, responsáveis por cinco títulos e times mais próximos do Corinthians, campeão máximo do torneio com dez conquistas.
O São Paulo está no Grupo 7 da Copinha 2024, com sede em Araraquara, o Tricolor vai dividir sua chave contra a Ferroviária, o Porto Vitória e o Carajás. A estreia do time são-paulino acontece no dia três de janeiro às 19h30. Sem vencer a competição desde 2019, quando superou o Vasco na decisão, o time paulista quer encerrar este jejum e conta com uma geração talentosa para cumprir este objetivo. Confira abaixo como foram as campanhas do Soberano conseguir vencer a competição mais importante de base do Brasil.
?️ A Copinha vai começar!
O Tricolor estreia dia 3/1, contra o Porto Vitória-ES, em Araraquara. E, a partir de hoje, você vai conhecer os atletas do São Paulo!
Vamos começar pelos goleiros!#MadeInCotia #VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/88GBMazKXn
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) December 29, 2023
1993: conquista em cima do Corinthians em final histórica
Em 1993, 32 times disputaram a Copa São Paulo de Juniores. Os clubes foram divididos em oito grupos com quatro equipes cada, sendo que os dois melhores de cada chave avançavam para a segunda fase. O Tricolor caiu no Grupo B, tendo como adversários, o América-SP, o Bahia e o Uberlândia de Minas Gerais. Em três jogos, o time paulista venceu dois e perdeu um, avançando em primeiro lugar com seis pontos. Naquele ano, a segunda fase da Copinha reunia os 16 classificados e os dividiam em mais quatro chaves com quatro equipes.
Neste contexto, os campeões de cada grupo se classificariam para as semifinais. Sendo assim, o Grupo do São Paulo na 2ª fase foi o 2, ao lado do Palmeiras, do Matsubara e do Comercial de Ribeirão Preto. Com duas vitórias e um empate, o Tricolor foi o campeão da chave e avançou para a fase final da competição. Nas semis, um duelo duríssimo diante do Vitória. Pereira marcou o gol são-paulino aos 11 minutos da etapa complementar e carimbou a vaga do Soberano para a final da competição.
Na grande decisão um jogaço inesquecível para o torcedor do São Paulo. Em tarde inspirada de Jameli, autor de três gols, o Tricolor venceu o Corinthians por 4 x 3 no Pacaembú e se sagrou pela 1ª vez campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Vale lembrar que o time são-paulino era composto por grandes nomes que figuraram no time principal como Catê e Rogério Ceni.
Time base do São Paulo campeão da Copa São Paulo de Juniores em 1993: Rogério Ceni; Pavão, Sérgio Baresi, Nélson e André; Mona, Pereira e Robertinho ; Catê, Jameli (Douglas) e Toninho.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
2000: geração talentosa garante o 2º título ao São Paulo
Com 64 equipes divididas em 16 grupos com quatro clubes cada, a Copa São Paulo de 2000 foi decidida entre São Paulo e Juventus da Mooca. Na primeira fase da competição, o Tricolor Paulista esteve presente no Grupo E, ao lado do Guarulhos, do Juventude e do Rio Branco de Minas Gerais. Após três vitórias em três jogos, marcando 13 gols e sofrendo apenas um, o Soberano seguiu frente com todo o favoritismo em seu favor.
Nas oitavas de final, o adversário do São Paulo foi o Atlético-MG, o time paulista venceu pelo placar de 2 x 1. Na sequência, o rival foi o Etti Jundaí (atual Paulista). Mais um triunfo apertado, desta vez por 1 x 0 e classificação Tricolor garantida para a semifinal. O Guarani deu muito trabalho ao time são-paulino, mas com dois gols de Renatinho e um de Montezini, o Soberano venceu por 3 x 2 e foi para a decisão contra o tradicional Juventus.
O time da Mooca fez valer o seu apelido de Moleque Travesso e abriu o marcador no Pacaembu. Porém, Júlio Baptista, que se tornou titular absoluto do próprio São Paulo depois e teve passagem brilhante pela seleção brasileira e na Europa, empatou o jogo. Márcio Luís virou o jogo concretizando um título brilhante de uma ótima geração Tricolor, que ainda tinha como destaques Fábio Simplício e Julio Santos.
Time base do São Paulo campeão da Copa São Paulo de Juniores em 2000:Márcio; Andrey (Márcio Luís), Jean, Xandão e Hílton (Leandro); Daniel Rossi, Fábio Simplício, Harison e Pepe (Júlio Santos); Júlio Baptista e Oliveira.
2010: triunfo diante do Santos dá o 3º título da Copinha ao São Paulo
Uma das gerações mais talentosas do São Paulo deitou e rolou na Copa São Paulo de 2010. Nomes como Lucas Moura, Casemiro, Bruno Uvini desfilaram seu futebol na principal competição de base do futebol brasileiro e foram fundamentais no 3º título da competição por parte do time tricolor. Na primeira fase daquela edição, o Tricolor caiu no Grupo H ao lado do CSA, Avaí e Operário-MS. Já nos primeiros três jogos da competição, era possível sentir o que este jovem e promissor time são-paulino era capaz de fazer.
Foram 15 gols marcados com nenhum sofrido, goleadas nos três primeiros confrontos, sendo 4 x 0 no CSA, 6 x 0 no Operário e 5 x 0 no Avaí. Na fase eliminatória, o São Paulo despachou o Vitória por 4 x 0, goleou o Guarani por 5 x 1 nas oitavas de final, bateu o Cruzeiro por 2 x 1 nas quartas e depois o Juventude por 2 x 0 na semifinal. Na final, um jogo mais complicado diante do bom time do Santos e empate por 1 x 1 no tempo normal. Mas nos pênaltis, o time são-paulino foi mais eficiente, conquistando a Copinha pela 3ª vez ao vencer os Meninos da Vila por 3 x 0 nas penalidades máximas.
Time base do São Paulo campeão da Copa São Paulo de Juniores em 2010: Richard; Felipe Aguai, Fabiano, Bruno Uvini e Felipe; Casemiro, José Victor, Jefferson e Lucas Moura (que na época era chamado de Marcelinho), Ronieli e Lucas Gaúcho.
2019: Antony e companhia encerram jejum de nove anos
Na edição 50 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Tricolor detinha um jejum incômodo de nove anos sem vencer a competição. Mais uma vez, o trabalho feito em Cotia na formação de atletas fez a diferença, já que mais uma grande equipe são-paulina foi formada para a disputa daquela competição. Antony, Rodrigo Nestor e Gabriel Novaes são apenas alguns nomes revelados naquela competição. No Grupo 7 do torneio, o São Paulo dividiu a sua chave com a Ferroviária, o Serra do Espírito Santo e do Holanda do Amazonas.
Após três jogos e sete pontos conquistados, o São Paulo avançou para a fase 32 avos de final. Na primeira eliminatória, triunfo Tricolor pelo placar de 3 x 0 diante do Rio Claro. Na fase seguinte, mais um confronto frente à Ferroviária, dessa vez, vitória por 2 x 0 e classificação encaminhada para as oitavas de final. Já na eliminatória seguinte, mais uma vitória tranquila, frente ao Mirassol por 3 x 0. Nas quartas o primeiro desafio mais complicado ao jovem time do São Paulo, já que o adversário da vez seria o Cruzeiro.
Após empate por 1 x 1 no tempo normal, o Tricolor precisou dos pênaltis para avançar para mais uma decisão de Copa São Paulo. Na decisão, um jogo emocionante diante do Vasco. No tempo normal o time paulista abriu 2 x 0 de vantagem e em mais uma série de cobranças de penalidades máximas, o Soberano conquistou sua 4ª Taça da Copa São Paulo.
Time base do São Paulo campeão da Copa São Paulo de Juniores em 2019:
Thiago Couto; Caio, Tuta, Morato e Welington; Rodrigo Nestor, Diego e Paulinho; Antony, Fabinho e Gabriel Novaes.