São Bernardo aposta em trabalho longevo de Zanardi e modelo de jogo diferente para fazer sucesso no Paulistão
Tigre do ABC é o time mais bem colocado na classificação geral entre os clubes fora do eixo dos grandes

O São Bernardo é o time fora do eixo dos grandes da capital mais bem colocado entre os 16 times que disputam o Campeonato Paulista. Com 11 pontos na tabela, o Tigre do ABC é o quarto colocado na classificação geral, atrás do Santos, São Paulo e Palmeiras. A equipe treinada por Márcio Zanardi quer repetir o mesmo sucesso de 2023, quando foi a segunda melhor campanha geral da competição e mesmo sendo eliminado pelo Verdão nas quartas de final, terminou com mais pontos somados do que o Água Santa, o qual foi o vice-campeão.
Márcio Zanardi é o único entre os 16 treinadores do Paulistão que mantém o seu trabalho à frente do São Bernardo há mais tempo. São nada mais nada menos do que quatro anos comandando o time e o resultado em campo é uma equipe que, embora jogue em um sistema diferente do aplicado no Brasil, encanta pela versatilidade e volume de jogo aplicado nas partidas. O Tigre do ABC joga no 3-4-3, mas alterna seu modelo de jogo conforme o adversário, variando para o 3-5-2, 4-1-4-1 ou o 4-2-3-1.
Tal modelo de jogo é o preferido de Zanardi, que desde a temporada passada tem utilizado este desenho tático para montar os seus times. O trabalho do treinador à frente do São Bernardo chamou a atenção do Corinthians, que desistiu de sua contratação do treinador por conta do regulamento do Paulistão, que próíbe que um técnico treine dois times em uma mesma edição da competição.
Como joga o São Bernardo de Márcio Zanardi?
Diferentemente do que fez em 2023, quando adotou o sistema 3-4-3 como base para boa parte da temporada, o São Bernardo nesta temporada tem utilizado algumas formações diferentes no começo do Paulistão deste ano. Na estreia diante do Ituano, Márcio Zanardi adotou o esquema 4-2-3-1 na vitória em casa pelo placar de 2 x 0. Na segunda rodada, diante do Guarani em Campinas, o treinador voltou a utilizar o sistema com três zagueiros, reforçando mais o meio-campo, no empate sem gols no Brinco de Ouro da Princesa.
Já na terceira rodada, diante do Corinthians, O Tigre do ABC adotou mais uma vez o sistema 4-2-3-1 na vitória por 1 x 0. Vale ressaltar que o volante Rodrigo Souza foi expulso aos 26 minutos do primeiro tempo e mesmo com um jogador a menos, o Tigre conseguiu a vitória por 1 x 0. Na primeira derrota do São Bernardo na temporada, diante da Inter de Limeira, fora de casa, por 2 x 0, o sistema utilizado foi o 4-1-4-1. Frente a Ponte Preta em Campinas, Márcio Zanardi voltou a utilizar o 3-4-3 no empate por 3 x 3 no Moisés Lucarelli.
Diante da Portuguesa na última rodada, o treinador do São Bernardo utilizou o 3-5-2 na vitória frente a Lusa pelo placar de 1 x 0. Portanto, é difícil definir qual é o esquema base do time nesta temporada. Entretanto, em todas as variações táticas apresentadas até o momento, o técnico Márcio Zanardi pede aos seus jogadores que implementem determinados conceitos de jogo.
Na fase defensiva, o time se defende quase sempre com uma linha de cinco jogadores, com um dos volantes afundando entre os zagueiros no caso de jogar em um esquema com quatro defensores. A partir daí, o time se fecha em uma segunda linha com quatro homens, com os dois jogadores de lado, posicionados para puxar contra-ataques. Com a bola, o Tigre do ABC investe nas triangulações, trocas de passes rápidas e envolventes para abrir espaços na defesa adversária.
Já na transição ofensiva, a tradicional saída de três é implementada, com dois jogadores pelo meio, mais cinco posicionados na frente. O grande diferencial do time é que ninguém espera pela bola no pé e trocam de posição a todo o momento para confundir a defesa adversária.


- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Estrutura de formação e projeto do São Bernardo visa a Série B em 2025
O Tigre do ABC tem a ambição de estar na segunda divisão nacional em 2025. A equipe conseguiu a classificação para a segunda fase da Série C no ano passado e por pouco não conseguiu o acesso. Mantendo praticamente a mesma base da última temporada, o São Bernardo quer fazer mais este ano, seguindo à risca os preceitos definidos por sua diretoria ao longo destes quatro anos de sucesso:
- Investimento em jogadores com características que sejam adequadas ao modelo de jogo de Zanardi;
- Longevidade do trabalho e liberdade da comissão técnica nas decisões em campo;
- Modelo de jogo definido independente do esquema tático adotado.
Na próxima rodada do Paulistão, o São Bernardo encara o Red Bull Bragantino, time que vem logo atrás do Tigre do ABC na classificação geral da competição e que está na liderança do Grupo C com dez pontos ganhos. O confronto acontece neste sábado (10), às 20h15 (horário de Brasília), em Bragança Paulista.