Santos se posiciona contra a escalação de Edina Alves para apitar clássico contra o São Paulo
Edina Alves foi punida pela Federação Paulista de Futebol, em 2022, após prejudicar o Santos contra o São Paulo

A decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF) de escalar, nesta segunda-feira (12), a árbitra Edina Alves Batista para apitar o clássico entre São Paulo e Santos, na próxima quarta-feira (14), às 19h30 (horário de Brasília), no Morumbis, pela 8ª rodada do Campeonato Paulista, incomodou a torcida e a diretoria do Peixe. Por meio de um comunicado oficial, o Alvinegro se posicionou contra a escalação da juiza. O time da Vila Belmiro, no entanto, não pede uma troca na escalação, mas espera que a árbitra possa conduzir o confronto “sem prejuízo ao espetáculo”
A queixa do Santos é consequência dos erros cometidos por Edina Alves em um confronto contra o próprio São Paulo, em 2022, na Vila Belmiro, pelo Estadual daquele ano. O clássico, na ocasião, terminou com a vitória tricolor por 3 a 0. Na oportunidade, a FPF reviu os lances e confirmou que a árbitra teve uma atuação infeliz e errou ao ignorar dois pênaltis para o Peixe.
Veja o posicionamento do Santos sobre a arbitragem do clássico:
– Sobre a escolha da árbitra Edina Alves para apitar o clássico São Paulo e Santos no Morumbis, o Santos respeita a decisão da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, espera que os graves erros cometidos pela arbitra no passado tenham servido de reflexão e aprimoramento em seu nível técnico para que possa conduzir junto com seus auxiliares um jogo tão importante da primeira fase do Campeonato, sem prejuízo ao espetáculo, para que os protagonistas da partida sejam os atletas – escreveu o Peixe.
O Santos está em fase de reconstrução de sua história, não precisa ser beneficiado, mas exige retidão e imparcialidade para que nada o prejudique nesta retomada – completou o Alvinegro.
Quem irá compor a equipe de arbitragem no clássico?
Além de Edina Alves, a FPF escalou os seguintes profissionais para o duelo entre São Paulo e Santos:
- Assistente 1: Marcelo Carvalho Van Gasse
- Assistente 2: Fabrini Bevilaqua Costa
- VAR: Daiane Muniz dos Santos
- Quarto Arbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Edina ficou meses na geladeira por erro em clássico
Após o erro contra o Santos, a árbitra Edina Alves ficou um longo período na geladeira. Depois do encerramento do Campeonato Paulista, a profissional só foi escalada para um jogo do Campeonato Brasileiro de 2022 na 22ª rodada, no mês de agosto. Para um dos representantes do Estado de São Paulo na principal competição do futebol nacional é muito.
Árbitra só apitou mais dois jogos do Santos
Diante dos erros cometidos contra o Santos naquele clássico contra o São Paulo, Edina pouco trabalhou como árbitra nos jogos do Peixe. Em 25 de fevereiro de 2023, ela esteve no comando do empate por 0 a 0 entre Santos e Água Santa, na Vila Belmiro, pela 4ª rodada do Estadual.
Ainda em 2023, no dia 26 de fevereiro, Edina foi escalada para apitar o empate por 2 a 2 entre Santos e Corinthians, também no mítico estádio santista, pela 11ª rodada daquela Paulistão. À época, a cúpula alvinegra também “demonstrou preocupação” com a escalação da juiza por parte da FPF.
Nota sobre a escalada da árbitra Edina Alves Batista para o clássico de domingo. ⬇️https://t.co/g5GRRkbBwz
— Santos FC (@SantosFC) February 24, 2023
No dia 23 de junho de 2023, a árbitra trabalhou como 4ª árbitra de mais um empate do Peixe. Desta vez por 1 a 1 contra o Internacional, na Vila Belmiro, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, em que o Santos acabou rebaixado à Série B.