Brasil

Apesar do transfer ban, Santos analisa a contratação de promessa da seleção sub-17 da Venezuela

Meio-campista de marcação, Nicola Profeta, de 17 anos, defende o Deportivo Cali, da Colômbia, e disputou a última Copa do Mundo da categoria

Apesar de estar proibido de efetuar contratações, o Santos segue monitorando o mercado. E pensando no futuro, o Peixe estuda a contratação do jovem meio-campista Nicola Profeta, de apenas 17 anos. Venezuelano, o garoto, que tem características defensivas, atua no Deportivo Cali, da Colômbia, e disputou a última Copa do Mundo da categoria, na Indonésia. Caso o Alvinegro entenda que vale fazer a aposta, o atleta só poderá desembarcar na Vila Belmiro a partir do final deste mês, que é quando completa 18 anos.

Se o negócio vier a ser sacramentado, Profeta, de acordo com o apurado pela Trivela, chegaria inicialmente para compor a equipe sub-20 do Santos. O interesse do Peixe na contratação do jovem venezuelano foi publicada inicialmente pelo jornalista Mariano Olsen.

Diante de um hipotético acerto, Profeta será o terceiro venezuelano a vestir a camisa do Santos em 2024 e o sexto na história. Atualmente, o Peixe conta com o volante Tomás Rincón e o atacante Romulo Otero.

Quem são os venezuelanos que já jogaram no Santos?

  • Breitner
  • Soteldo
  • Matías Lacava
  • Tomás Rincón
  • Romulo Otero

Profeta pode se juntar a Gabriel Brazão

Mesmo sendo estudado para a equipe sub-20, caso a negociação avance e o Santos efetue a sua contratação, Profeta só poderá ser utilizado no time de base depois que a diretoria alvinegra colocar fim no imbróglio financeiro com o técnico Fabián Bustos.

Com dinheiro para receber do Santos por conta da sua demissão, em 2022, o treinador argentino acionou o Peixe na Fifa. A entidade, então, aplicou um transfer ban ao Santos, que só poderá registrar novos jogadores após o impasse ser solucionado.

Recentemente, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, afirmou que a solução do caso está difícil, porque Bustos quer receber o valor à vista.

– O Bustos está dificultando. Existe todo um desgaste da parte dele com o Santos, devido a antiga gestão, mas estamos conversando. Acho que vai dar para entrar num entendimento – disse o mandatário alvinegro, sem especificar um prazo para a solucionar o problema.

– Não tenho como prever (quando haverá esse entendimento) por conta do valor envolvido. Ele segue pedindo a quitação da dívida à vista. Mas é uma negociação. Vamos ver como a gente consegue resolver – acrescentou.

Desta forma, Profeta, se vier a ser contratado, se encontraria na mesma situação do goleiro Gabriel Brazão, que foi contratado pelo Santos após o pagamento de um valor simbólico a Internazionale, mas não pôde ser inscrito no Campeonato Paulista.

Quais são as características de Nicola Profeta?

Meio-campista de marcação, Profeta estreou na equipe profissional do Deportivo Cali no final do ano passado. Foram duas partidas entrando no decorrer do segundo tempo das derrotas para Tolima e Junior Barranquilla, em jogos válidos pelo Campeonato Colombiano.

Canhoto, o meio-campista foi titular, por vezes capitão, da Venezuela na Copa do Mundo sub-17, disputada no ano passado. Na oportunidade, a sua seleção chegou às oitavas de final, quando foi goleada pela Argentina por 5 a 0.

Antes da eliminação, Profeta marcou o gol de empate, em cobrança de pênalti, que garantiu o empate venezuelano contra o México, por 2 a 0, e consequentemente, a classificação à fase eliminatória do Mundial.

 

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo