Brasil

Santos e WTorre esperam dar passo decisivo para ‘Nova Vila Belmiro’ na próxima semana

A nova Vila Belmiro terá capacidade para mais de 30 mil pessoas em dias de jogos do Peixe

Santos e WTorre estão muito próximos de dar um importante passo rumo à construção da nova Vila Belmiro. Segundo o apurado pela Trivela, clube e construtora estão dedicados para assinar na próxima semana o memorando de entendimentos que irá viabilizar o novo estádio alvinegro. O memorando de entendimentos é o documento que antecede o contrato final entre as partes.

Santos e WTorre mantém conversas há praticamente três anos para a construção de uma nova e moderna Vila Belmiro com capacidade para 30 mil pessoas. Assim como ocorre no Allianz Parque – estádio do Palmeiras que pertence à construtora -, o estádio do Peixe passaria a receber grandes shows nacionais e internacionais, além de diferentes tipos de espetáculos.

A partir da assinatura do documento, a empresa irá iniciar a venda das cadeiras do atual estádio alvinegro e buscar recursos financeiros, em um determinado período estipulado no memorando de entendimentos, para o início das obras.

Assim que o dinheiro necessário para o começo da construção for levantado, Santos e WTorre assinarão o contrato definitivo para tirar um antigo sonho do torcedor santista do papel.

Ajustes feitos no acordo

Recentemente, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, afirmou que a WTorre deve mais de R$ 128 milhões ao clube por não fazer o repasse dos últimos oito anos de exploração do estádio para a realização de eventos.

De acordo com a dirigente palmeirense, a construtora efetuou tal pagamento por apenas sete meses no ano de 2014. A empresa contesta a cobrança e a disputa está na Justiça.

Ao tomar conhecimento disso, o presidente do Santos, Andres Rueda, procurou a construtora para ajustar o acordo e assim evitar que algo similar ocorresse com o Peixe.

A empresa concordou com as condições do clube e, nos últimos dois meses, tudo foi devidamente resolvido.

Expectativa para o início das obras

Diante de tudo isso, Santos e WTorre trabalham para que a venda das cadeiras e todo o dinheiro necessário para o início das obras seja obtido entre os quatro meses restantes deste ano e o início do ano que vem para que as obras tenham início em 2024.

Como será a nova Vila Belmiro?

Além de capacidade para 30 mil pessoas, o projeto apresentado em reunião do Conselho Deliberativo mostrava que a área construída total da nova Vila Belmiro será de 71.690,46 m². Destes, a área comercial ocupará 4.940 m², que serão distribuídos em 27 lojas internas e 36 lojas externas. O projeto ainda prevê um amplo estacionamento, dividido em dois andares nos níveis Térreo e Esplanada, com capacidade total para 576 veículos.

Shows e espetáculos

Em dias de eventos, a capacidade do estádio vai variar entre 25 mil e 40 mil pessoas.

Dos 30 mil lugares em dias de jogos, 13.739 não terão cadeiras para os torcedores. Nas arquibancadas, 7.652 serão para torcedores que preferem assistir aos jogos sentados.

A construtora, que terá controle do estádio por 30 anos, não terá qualquer influência no valor dos ingressos para os torcedores do Santos em dias de jogos. Essa decisão será totalmente da diretoria do clube.

Ainda de acordo com o projeto apresentado no Conselho, a bilheteria em dias de jogos será 100% do Santos, assim como os gastos com energia elétrica, contratação de serviços de segurança, reposição de cadeiras quebradas e outros gastos rotineiros. Fora isso, a manutenção do estádio será toda custeada pela WTorre.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo