Santos ainda vive a expectativa de vender dois laterais-problema e fazer caixa
Nathan e Lucas Pires foram emprestados pelo Santos após serem flagrados pela torcida na saída de uma casa noturna

Parte da torcida do Santos não lembra, mas o lateral-direito Nathan e o lateral-esquerdo Lucas Pires ainda pertencem ao clube. Emprestados ao Famalicão, de Portugal, e o Cádiz, da Espanha, respectivamente, os dois seguem com o futuro indefinido e podem voltar ao Peixe, pois nenhum dos dois clubes comunicou, até o momento, se irá exercer as opções de compra existentes nos negócios. O contrato de empréstimo da dupla termina no final de junho deste ano.
Nathan e Lucas Pires foram emprestados pelo Santos entre o final de julho e início de agosto de 2023, após serem flagrados por membros de uma torcida organizada do Peixe na saída de uma casa noturna, na Capital, durante a madrugada de uma quarta-feira, horas do início de um treinamento no CT Rei Pelé, em Santos.
Incomodados com as campanhas da equipe nas edições passadas do Campeonato Paulista, Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil, os torcedores, que já vinham cobrando comprometimento, aumentaram o tom das cobranças aos dois atletas diante do flagrante. Tudo foi registrado em vídeo e exposto nas redes sociais.
Como resposta, o então coordenador de futebol do Santos, Paulo Roberto Falcão, apoiado pelo ex-presidente Andres Rueda, multou e afastou a dupla do elenco profissional. Posteriormente, viabilizou as saídas por empréstimos.
O Santos FC informa que Nathan e Lucas Pires serão multados em 50% dos vencimentos, por motivos disciplinares. Os dois serão notificados nesta terça-feira (27), passarão a treinar em separado do grupo principal e o Clube aguarda proposta para negociá-los. O Santos FC quer atletas… pic.twitter.com/ONFLDWYkZD
— Santos FC (@SantosFC) June 27, 2023
Até quando os laterais têm contrato com o Santos?
Formado parcialmente nas categorias de base do Santos, Lucas Pires, que chegou ao Peixe após deixar o Corinthians, Lucas Pires tem contrato com o time da Vila Belmiro até maio de 2026. Já Nathan, que foi comprado em 2022 do Boavista, de Portugal, tem vínculo com o Alvinegro até 31 de dezembro de 2026.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Nathan e Lucas Pires têm jogado com regularidade
Apesar de os clubes ainda não terem informado ao Santos se irão exercer as opções de compra, Nathan e Lucas Pires têm sido usados regularmente por Famalicão e Cádiz.
O lateral-direito participou de 17 partidas das 20 disputadas pelo Famalicão no Campeonato Português. Foram 13 como titular e quatro saindo do banco de reservas, além de um compromisso pela Taça de Portugal.
O lateral-esquerdo, por sua vez, atuou em 18 compromissos do Cádiz na La Liga, sendo 11 como titular e sete entrando no decorrer dos jogos. Lucas Pires também esteve presente em dois compromissos válidos pela Copa do Rey. Até o momento, o jogador tem um gol marcado nesta experiência pelo futebol espanhol, marcado na derrota por 3 a 2 contra o Atlético de Madrid. O lateral ainda não distribuiu assistências com a camisa do Cádiz.
Santos aguarda contato à espera da venda
Sabedor de que ambos não contam com a boa vontade da torcida em razão do episódio de 2023, a cúpula alvinegra aguarda um posicionamento dos dois clubes para vender os dois jogadores. Caso o Famalicão, 10º colocado do Campeonato Português, e o Cádiz, que luta contra o rebaixamento na La Liga, não queiram seguir com eles, existe ainda a expectativa, por conta do bom número de jogos disputados, que outros clubes se interessem pelas contratações de Nathan e Lucas Pires.
Opções de Carille para a direita e esquerda
Caso Famalicão e Cádiz não venham a exercer as opções de compra, os nomes de Nathan e Lucas Pires serão sugeridos, em junho, ao técnico Fábio Carille, que irá analisar a utilização ou não dos atletas. Atualmente, o treinador conta com Aderlan e Hayner para a lateral direita, e Felipe Jonatan e Souza para a lateral esquerda. O Santos ainda vive a expectativa de contar com Jorge, que se recupera de uma lesão no joelho, para o lado esquerdo da defesa.
Kevyson, que teve uma grave lesão no joelho na vitória sobre o Guarani, no último dia 4, precisará passar por cirurgia e será desfalque por um longo período.