Brasil

Sem poder de reação: Derrotas no Brasileirão escancaram a fragilidade ofensiva do Santos

Com apenas 14 pontos, o Peixe é o 17º colocado e abre a zona de rebaixamento da competição

Uma nova crise na temporada ronda a Vila Belmiro. Sem vencer há dois jogos e na 17ª colocação, o Santos atingiu, diante do Internacional, a negativa marca de nove derrotas em 15 rodadas do Campeonato Brasileiro. Para sair dessa situação e fazer uma campanha com mais altos do que baixos, o Peixe precisa de muitos ajustes. Dois deles, no entanto, parecem ser urgentes.

Das nove oportunidades em que o Alvinegro foi derrotado na competição, em oito o adversário saiu em vantagem no placar. 

Desde que essa edição do Brasileirão teve início, o Santos só teve forças para buscar o resultado, diante da adversidade, uma vez: contra o Bahia, na Vila Belmiro, quando, além de empatar, virou o jogo, mas não conseguiu segurar a vitória e teve que se contentar com apenas um ponto.

Nos demais compromissos, independentemente do momento em que o rival abriu o placar, o Santos foi incapaz de evitar a derrota. 

Neymar sem acreditar na chance perdida
Contra o Internacional, Neymar teve boas oportunidades para estufar as redes para o Santos, mas não conseguiu aproveitá-las (Foto: Gazeta Press)

Jogos em que o Santos saiu em desvantagem no placar

  • Santos 2×2 Bahia – Vila Belmiro
  • Fluminense 1×0 Santos – Maracanã
  • São Paulo 2×1 Santos – MorumBIS
  • Santos 1×2 Red Bull Bragantino – Vila Belmiro
  • Grêmio 1×0 Santos – Arena do Grêmio
  • Corinthians 1×0 Santos – Neo Química Arena
  • Santos 0x1 Botafogo – Vila Belmiro
  • Mirassol 3×0 Santos – Campos Maia
  • Santos 1×2 Internacional – Vila Belmiro

Antes considerada uma fortaleza, a Vila Belmiro não tem funcionado para os comandados de Cléber Xavier. A equipe já foi superada em casa três vezes (Red Bull Bragantino, Botafogo e Internacional) e venceu apenas duas no mítico estádio (Atlético-MG e Flamengo). 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Santos tem uma derrota de virada

Além das oito derrotas saindo atrás do placar, o Santos também perdeu uma vez de virada. 

Na primeira rodada da competição, o Peixe visitou o Vasco, em São Januário, abriu o placar com Barreal, mas viu os cariocas conquistarem os três pontos com gols de Nuno Moreira e Vegetti.

Santos precisa de dois ajustes urgentes

Diante de todo o cenário, o Santos tem duas questões para resolver: evitar ao máximo que os adversários abram o placar e, caso isso siga se repetindo, virar um time com poder de reação. Algo que a torcida não tem visto na temporada.

O problema é que esse poder de reação tem relação direta com a capacidade ofensiva do Peixe. E o desempenho do ataque alvinegro não é dos melhores. 

Com 13 gols marcados, o Santos, atualmente, tem o terceiro pior ataque do Brasileirão. Apenas Juventude e Sport, com 10 e sete gols, respectivamente, marcaram menos do que o time de Cléber Xavier.  

Últimas notícias do Santos:

Hora de começar a mudar esse retrospecto

No próximo sábado (26), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Sport, na Ilha do Retiro, Neymar e Cia. têm uma boa oportunidade para começar a mudar esse retrospecto. Tanto defensivo, enquanto o confronto estiver 0 a 0, quanto ofensivo, caso a equipe volte a se ver em desvantagem no placar.

O Leão da Ilha é o lanterna do campeonato, com quatro pontos conquistados, único time que ainda não venceu e dono da segunda pior defesa do Brasileirão, com 23 gols sofridos. 

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo