Brasil

Carille pinça quatro garotos da Copinha para período de avaliação no elenco profissional do Santos

Meninos da Vila que atuaram na Copinha serão observados de perto pelo técnico Carille nos treinos do Santos

O técnico Fábio Carille escolheu quatro jogadores do time que disputou a Copa São Paulo de Futebol Jr. pelo Santos para avaliar de perto durante os treinamentos da equipe profissional. Os Meninos da Vila pinçados pelo treinador após reunião, nesta semana, com os responsáveis pelo Departamento de Futebol do clube são os zagueiros Samuel e Diego Borges, de 17 e 19 anos, respectivamente, o lateral-esquerdo Souza, também de 17, e o atacante João Victor, de apenas 16. O Peixe encerrou a sua participação na Copinha, nas oitavas de final, ao perder para o Cruzeiro, finalista da edição contra o Corinthians.

A presença de garotos no time principal é um pedido do presidente Marcelo Teixeira pensando na renovação gradativa do elenco, e na manutenção de uma filosofia do clube que historicamente dá oportunidade aos atletas vindos das suas categorias de base. Carille, aliás, tem interesse em ver outros atletas da base nas atividades do profissional e esse período de avaliação será aplicado em diversos momentos da temporada.

Os primeiros deste processo, Samuel, Diego Borges, Souza e João Victor, se juntarão a Andrey Quintino, de 22 anos, que, segundo o mandatário, também está sendo avaliado pelo treinador.

– O Andrey está sendo observado. É um pedido do Carille. Ele não consta na nossa programação de jogadores, seja no Grupo 1 ou Grupo 2, pois está sendo avaliado. Dentro da nossa política, queremos dar oportunidades para os jovens talentos que estão subindo da base. Queremos renovar o elenco com vista às próximas temporadas. A comissão técnica avaliou a Copinha, e esses jogadores escolhidos pelo treinador estarão treinando com o grupo profissional – falou Teixeira em entrevista coletiva na última sexta-feira (19).

Quem são os garotos escolhidos por Carille?

Samuel: Canhoto, o zagueiro de 1,85 de altura é cearense e chegou ao Santos para atuar no sub-11. O jovem reúne força física, bom posicionamento e qualidade no passe. Muito elogiado nas categorias de base do Peixe, iniciou a Copinha como titular, mas foi substituído por Diego Borges. É visto internamente como um dos defensores mais promissores do clube.

Samuel zagueiro da base do Santos
Nascido em Fortaleza, no Ceará, Samuel é visto internamente como um dos defensores mais promissores do clube (Foto: Flickr/SantosFC)

Diego Borges: Nascido no Estado de São Paulo, desembarcou na Vila Belmiro no ano passado após se destacar pelo Falcon, do Sergipe, na Copinha de 2023 em um jogo contra o Santos. Canhoto também, tem 1,95 de altura, velocidade e boa saída de bola.

Diego Borges zagueiro da base do Santos
Nascido em Agudos, São Paulo, Diego Borges chegou ao Santos no ano passado após defender o Falcon, de Sergipe, na Copinha (Foto: Flickr/SantosFC)

Souza: Assim como Samuel, também chegou no Santos para jogar no sub-11. É uma das principais promessas da categoria de base do Santos atualmente. Com seu 1,80 de altura, ele, que também é nascido no Estado de São Paulo, tem muita qualidade técnica, velocidade, força física e perfil de liderança.

Souza lateral-esquerdo da base do Santos
Nascido em Mauá, São Paulo, o lateral-esquerdo Souza é uma das principais promessas da base do Santos atualmente (Foto: Flickr/SantosFC)

João Victor: Natural de Goiânia, tem 1,82 de altura e vai fazer 17 anos em agosto desse ano. É um jogador forte fisicamente com bom poder de finalização com a sua perna direita.

João Victor atacante da base do Santos
Natural de Aparecida de Goiânia, em Goiânia, João Victor é um centroavante com bom poder de finalização de perna direita (Foto: Flickr/SantosFC).

Por se tratar de um período de avaliação, eles ainda não podem ser considerados promovidos. A observação de Carille não tem um prazo determinado para terminar. E nada impede que os meninos, mesmo treinando com o elenco profissional, sejam remanejados para os jogos do time sub-20.

Garotos não representarão o Santos na Copa da Igualdade

Por conta dos treinamentos sob os olhares de Carille, o quarteto não será relacionado para a Copa da Igualdade, torneio amistoso que será disputado no Catar. O Peixe será representado pela equipe sub-20 que jogou a Copinha e alguns dos atletas do elenco profissional que têm treinado separadamente no CT Rei Pelé.

A competição será realizada entre os dias 1º e 13 de fevereiro. Além do Peixe, o torneio conta com o Al-Duhail, do Catar, que tem Philippe Coutinho no elenco e acabou de contratar o zagueiro Lucas Veríssimo, o Shangai Shenhua, da China, e o Zenit, da Rússia, do zagueiro Nino, do meio-campista Claudinho, do atacante Arthur e outros seis brasileiros – a presença dos principais jogadores dos adversários do Peixe ainda é um ponto de interrogação.

Os duelos serão realizados nos estádios Abdullah Bin Khalifa Stadium, casa do Al-Duhail, e Jassim Bin Hamad, que foi o estádio da seleção do Catar por muitos anos. Ambos estão localizados em Doha, capital do país. Nenhum deles, no entanto, foi palco para os jogos da Copa do Mundo de 2022.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo