Gerente do Santos explica contratação de atleta que é filho de diretor do Corinthians
Avaliado no Peixe, Leonardo Costa assinou o primeiro contrato profissional da carreira no último dia 23
No último dia 23, o Santos, líder isolado da Série B do Campeonato Brasileiro, permitiu ao jovem atacante Leonardo Costa, de 18 anos, a realização de um sonho: assinar o seu primeiro contrato profissional.
Essa assinatura, no entanto, repercutiu entre os torcedores do Peixe, pois o garoto é filho de Valmir Costa, que é dirigente das categorias de base do Corinthians.
Para entender o negócio, a Trivela conversou com o José Renato Quaresma, gerente das categorias de base do Santos.
E, de acordo com o dirigente, Leonardo, que treina no clube há três meses, foi contratado pelo Peixe com baixo salário e curto período. Tudo para que o jovem seja devidamente avaliado na base santista.
Antes de chegar ao Santos, o atleta passou pela base do Corinthians, do União Barbarense e do A.D Guarulhos.
Salário e tempo de contrato de Leonardo no Santos
De acordo com as informações disponíveis no site da Federação Paulista de Futebol (FPF), Leonardo assinou um vínculo com o Peixe até 31 de janeiro de 2025. O que significa seis meses de contrato.
Questionado pela Trivela sobre os vencimentos do jovem, Quaresma detalhou o acordo.
— O Leonardo vem treinando com a gente há cerca de três meses e resolvemos assinar com ele para um período maior de avaliação. Ele receberá um salário mínimo por mês no Santos. Ou seja, teremos uma despesa mensal com o garoto de R$ 1.412 mil — garantiu o dirigente.
Leonardo será avaliado para a Copinha
Ainda segundo Quaresma, o Santos resolveu fazer essa aposta para entender o quanto o atacante pode evoluir.
— Nós tínhamos a possibilidade de inscrevê-lo no Campeonato Brasileiro sub-20, mas optamos por observá-lo apenas no Campeonato Paulista da categoria. O objetivo é saber se ele tem condições de compor o elenco que disputará a próxima edição da Copa São Paulo. Não me interessa se ele é filho do dirigente do Corinthians ou de qualquer outro clube. O nosso interesse é no potencial do menino. Se ele não for bem, não mostrar qualidade, não daremos sequência no contrato. Se for bem, seguirá no clube. Exatamente como acontece com qualquer outro jogador — disse o gerente da base santista.
Desempenho de Leonardo em outros clubes
Uma das críticas da torcida está diretamente ligada ao currículo de Leonardo. Para muitos, o fato de ele não ter sido aproveitado no Corinthians, onde o seu pai é dirigente, ou em clubes de menor expressão é um indicativo de que o garoto não merecia a oportunidade no Santos.
Quaresma rebate tal argumento.
— A nossa comissão técnica quer avaliá-lo melhor. Além disso, existem tantos casos de jogadores que não foram bem em um clube, mas se destacaram em outro. Nós vamos fazer o nosso trabalho com o Leonardo sem qualquer pressão externa — completa o dirigente.
Desde a assinatura do contrato, Leonardo participou de dois jogos do Santos no Campeonato Paulista sub-20.
O primeiro em 3 de agosto, quando o Peixe empatou por 1 a 1 com o Iguaí e o atacante entrou aos 21 minutos do 2º tempo, e o segundo no último sábado (10), quando o Alvinegro venceu o São Bento por 3 a 0 e Leonardo foi para o jogo no intervalo do confronto.