Brasil

No dia 8 de janeiro, Santa Cruz tem só mais nove jogos garantidos em 2024

Time com uma das maiores torcidas do Nordeste, disputará apenas o Campeonato Pernambucano

O calendário de 2024 para o Santa Cruz-PE pode terminar exatamente no dia 21 de fevereiro, quando a Cobra-Coral enfrentará o Central pela última rodada da 1ª fase do Campeonato Pernambucano. Caso se classifique para a 2ª fase do estadual, o período de jogos da equipe Tricolor poderá estender um pouco, mas não deve passar do dia seis de abril, data prevista para a final da competição. Sendo assim, um dos times mais tradicionais do Nordeste não terá calendário algum por pelo menos oito meses e depende dos resultados do estadual para tentar aumentar sua quantidade de jogos em 2025.

Eliminado na 1ª fase do Campeonato Brasileiro da Série D em 2023, o Santa Cruz-PE estava com seu calendário ameaçado por conta da má campanha que fez na competição nacional e dependia de uma classificação para a fase de grupos da Copa do Nordeste para garantir um uma quantidade de jogos um pouco maior em 2024. Porém, a Cobra-Coral foi eliminada pelo Altos-PI neste domingo, em um jogo com roteiro dramático, daqueles que representam bem o sofrimento e dor de uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil.

Jogando no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina-PI, o Santinha começou muito bem sua caminhada na principal competição regional do país. Abriu 2 x 0 com Thiago Siqueira e Lucas Siqueira no primeiro tempo e parecia encaminhar uma classificação tranquila à fase de grupos, só parecia. No 2º tempo o time não jogou absolutamente nada e viu o adversário empatar o jogo, levando a decisão para os pênaltis. Para aumentar ainda mais o sofrimento, mais de 20 cobranças foram feitas e no final o time piauiense levou a melhor, vencendo por 11 x 10 na série de cobranças.

Com isso, o Santa Cruz terá somente os noves jogos da primeira fase do Campeonato Pernambucano para disputar e caso avance para as fases seguintes, poderá aumentar o montante de partidas para 14, número incrivelmente baixo para o cenário brasileiro e lamentável para um time tão tradicional do Brasil.

Ir bem no estadual é a única opção para o Santa Cruz voltar ao cenário nacional em 2025

Em crise financeira e principalmente institucional, o Santa Cruz vive sem dúvidas a pior fase da sua história. Campeão Brasileiro da Série C em 2013, da Copa do Nordeste em 2016, que valeu a classificação da equipe para a Copa Sul-Americana daquele ano e 29 vezes campeão estadual, o Santa Cruz passa por um novo momento de baixa no cenário nacional. Após ter disputado o Brasileirão em 2016 e ter sido rebaixado no mesmo ano, o time pernambucano nunca mais se recuperou.

Rebaixado para a Série C em 2017, a Cobra-Coral quase retornou para a Série B em 2020, mas a partir daquele ano, voltou a cair e não teve mais forças para voltar. Na Série C de 2021, o time pernambucano fez uma péssima campanha, conquistando apenas duas vitórias em 18 jogos na 1ª fase e caindo para a Série D com apenas 12 pontos somados.

Dois anos mais tarde, em 2023, o Tricolor não fez uma boa campanha no Campeonato Pernambucano, parando na 2ª fase após derrota nos pênaltis para o Petrolina, com isso não conseguiu a classificação para a Série D via estadual e dependia de uma boa campanha na 4ª divisão nacional para tentar manter um calendário aceitável em 2024, o que não aconteceu.

Sem perspectiva de melhora e vivendo uma crise política sem precedentes, a apaixonada torcida do Santa Cruz se mantém fiel ao clube que ama, inclusive ajudando na manutenção do Estádio do Arruda. Neste domingo, diversos torcedores do Santinha se reuniram para capinar o gramado do local, que não recebe jogos oficiais desde o dia 16 de julho de 2023, quando a Cobra-Coral empatou diante do Iguatu por 1 x 1 na Série D.

Os mesmos torcedores pedem pela implementação da SAF para salvar o clube, que trocou de presidente em 2023, com a saída de Antonio Luiz Neto e chegada de Bruno Rodrigues, atual gestor do Ceasa-CE, que tenta mudar a regra na quantidade de clubes da Série D junto a CBF para tentar aumentar o calendário do Santa Cruz a qualquer custo.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo