Sampaoli encerra ciclo no Flamengo com sequência sem títulos no Brasil intacta
Após derrota na final da Copa do Brasil, Jorge Sampaoli é demitido pelo Flamengo, ainda sem títulos no Brasil

Com a derrota na final da Copa do Brasil, Jorge Sampaoli não é mais técnico do Flamengo para o fim de uma temporada melancólica e repleta de fracassos. O presidente Rodolfo Landim o segurou até onde pôde, mesmo com a oposição de boa parte da diretoria e departamento de futebol, mas o vice no mata-mata nacional foi a última pá de cal no trabalho ruim do argentino. O sentimento é de frustração.
Vitorioso no Chile, com La U e La Roja, o treinador teve mais uma passagem pelo futebol brasileiro com muitas frustrações. Sampaoli, inclusive, seguiu com a sina de nunca ter conquistado um título importante no Brasil, entre Santos, Atlético-MG e Flamengo. O único caneco que o argentino conseguiu levantar em terras tupiniquins foi o Campeonato Mineiro, com o Galo.
O Brasil não parece ser a terra de Sampaoli
Nos três clubes em que trabalhou no Brasil, Sampaoli acumulou problemas. A primeira passagem, pelo Santos Futebol Clube, foi justamente a melhor delas, já que o argentino pegou um time com baixas expectativas e teve a melhor campanha de um vice-campeão na história do Campeonato Brasileiro. O treinador só levantou a liga nacional logo na estreia por conta de um Flamengo avassalador, comandado por Jorge Jesus.

Sampaoli teve saída turbulenta de Santos — relação extremamente desgastada com o presidente Jose Carlos Peres —, mas rapidamente encontrou outro clube no futebol brasileiro: o Atlético Mineiro, que começava a colher os frutos do apoio financeiro dos 4R's. Por lá, no entanto, o comandante encontrou muita dificuldade e, ainda que o Brasileirão tivesse sido definido na última rodada, novamente viu o Flamengo se sagrar campeão.
A passagem pelo Galo reservou bons momentos, claro, mas o sentimento de frustração ao fim da temporada foi muito maior do que o esperado. O treinador assumiu o Atlético com apenas o Campeonato Brasileiro em disputa, já que Rafael Dudamel, seu antecessor, havia sido eliminado da Copa do Brasil e da Sul-Americana. O terceiro lugar no Brasileirão fez com que Sampaoli publicasse uma carta de demissão.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
O que deu errado para Sampaoli no Flamengo?
O argentino chegou ao Flamengo em momento bastante turbulento, após quatro meses desastrosos de Vítor Pereira, mas, aos poucos, foi colocando ordem na casa. O time ainda sofria algumas derrotas difíceis de engolir, porém evoluía com relação ao trabalho anterior e começava a dar sinais de que poderia melhorar. Até o fim de julho, o aproveitamento era de 67%: 16 vitórias, 7 empates e 4 derrotas.
Apesar da boa fase, e vindo de duas vitórias épicas, o Flamengo teve um estopim nos bastidores quando o ex-preparador físico do clube, Pablo Fernandez, acertou um soco no rosto de Pedro ainda nos vestiários do Independência. A partir daí, o Rubro-Negro entrou numa espiral negativa, que Sampaoli não soube contornar, visto que não tem bom “tato” com os atletas no dia a dia.

Os resultados ruins começaram a se empilhar, e o Flamengo, nesta reta final, conseguiu ser muito pior do que o time de Vítor Pereira. A falta de brio nas atuações impressiona, e a escolhas de Sampaoli decepionaram bastante a torcida rubro-negra. No fim, o treinador encerrou a passagem pelo clube com 39 escalações diferentes em 39 partidas.
O Clube de Regatas do Flamengo informa que o treinador Jorge Sampaoli e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro. A direção agradece ao profissional e deseja sorte na continuidade da carreira. #CRF
— Flamengo (@Flamengo) September 28, 2023
Veja os aproveitamentos de Sampaoli por clubes brasileiros
Santos
- 63 jogos (35 vitórias, 13 empates e 15 derrotas)
- 62% de aproveitamento
Atlético Mineiro
- 39 jogos (22 vitórias, 8 empates e 9 derrotas)
- 63% de aproveitamento
Flamengo
- 39 jogos (20 vitórias, 10 empates e 9 derrotas)
- 59% de aproveitamento