Brasil

Pelo Juventude, Roger Machado reencontra Grêmio um ano e cinco meses após demissão

Reencontro do técnico do Juventude, Roger Machado, com o Grêmio é a grande atração do duelo válido pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho

O confronto entre Grêmio e Juventude, às 21h30min desta quarta-feira (31), pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho, tem como grande atração o reencontro de Roger Machado com o Tricolor Gaúcho. Ídolo gremista, o treinador de 48 anos volta à Arena do Grêmio quase um ano e cinco meses depois do final de uma conturbada segunda passagem no comando do clube.

Como jogador do Grêmio, de 1994 a 2003, Roger foi campeão da Libertadores e da Recopa Sul-Americana, campeão brasileiro, tricampeão da Copa do Brasil e tetracampeão gaúcho. Ele retornou ao clube em 2010, como auxiliar técnico, função que ocupou até 2014, quando teve a primeira experiência como treinador justamente no Juventude.

Depois de uma passagem pelo Novo Hamburgo, Roger assumiu o cargo de treinador do Grêmio pela primeira vez em 2015. E fez um bom trabalho, sendo responsável por implementar o estilo de jogo de passes e valorização da posse de bola a que Renato Gaúcho deu continuidade para conquistar os títulos da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017.

Essa primeira passagem como treinador do Grêmio credenciava Roger para seu retorno, em fevereiro de 2022, apesar de trabalhos que, assim como no Tricolor Gaúcho, perderam força e terminaram na metade do caminho em Atlético-MG, Palmeiras, Bahia e Fluminense. Mas o segundo período como comandante gremista foi de altos e baixos.

Segunda passagem como treinador do Grêmio teve título Gaúcho, mas eliminação precoce na Copa do Brasil e Série B tortuosa

Logo quando chegou, Roger ‘destravou’ o time que era comandado por Vagner Mancini, alçando alguns jovens ao time titular — Bitello, o principal deles. O Grêmio teve derrotas traumáticas ainda no começo do ano, como o clássico Gre-Nal da fase classificatória do Campeonato Gaúcho, e a eliminação precoce, na primeira fase da Copa do Brasil, para o Mirassol. Depois disso, no entanto, Roger conseguiu montar um time sólido, no 4-1-4-1, para dar o troco no Inter, com uma goleada por 3 a 0 no Beira-Rio, e conquistar o Gauchão em cima do Ypiranga.

Mas o principal desafio do Grêmio naquela temporada era o retorno imediato da Série B do Campeonato Brasileiro. A campanha foi tortuosa, com muitos jogos de péssimo nível técnico. Mesmo que tenha sempre se mantido no G-4, principalmente por conta dos gols de Diego Souza, o Tricolor Gaúcho corria risco de sair dessa condição quando Roger foi demitido, no dia 1º de setembro, após série de quatro jogos sem vitória, e duas derrotas consecutivas, para Ituano e Criciúma. Renato chegou para confirmar o acesso e continua no comando da equipe desde então.

Além das dificuldades dentro de campo, a segunda passagem de Roger como treinador do Grêmio foi marcada por uma relação conflituosa com a torcida, em episódios como as vaias à Elias Manoel, atacante defendido pelo treinador, e na briga de torcidas organizadas no jogo contra o Cruzeiro, em que o comandante criticou os pais que levam os filhos à arquibancada norte da Arena do Grêmio. Alguns torcedores também não gostaram do ativismo do técnico na luta contra o racismo, o que foi confundido como militância política.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Após ano sabático, Roger retornou ao Juventude, onde sua carreira de treinador começou

Após a saída do Grêmio, Roger teve um 2023 sabático, em que manteve a postura de não pegar trabalhos no meio da temporada. Uma nova oportunidade se apresentou, neste início de 2024, com a saída de Thiago Carpini do Juventude para o São Paulo. Roger retorno para onde a carreira de treinador foi iniciada, agora com o clube na Série A do Campeonato Brasileiro — em 2014, estava na Série C.

E o início é promissor. Nas duas primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho, jogando em Bento Gonçalves, o Juventude de Roger venceu o Santa Cruz, por 1 a 0, e goleou o Guarany de Bagé por 4 a 0. Porém, na última rodada, sofreu sua primeira derrota, para o São José, no gramado sintético do Passo D’Areia, por 1 a 0. O grande teste virá nesta noite, no reencontro do treinador alviverde com o Grêmio, em duelo que é novamente de primeira divisão nacional.

— Não é um evento que é novidade. Já se repetiu algumas vezes na minha vida. É um jogo importante. Vale três pontos iguais aos que deixamos contra o São José. Sabemos do elemento emocional que envolve um jogo desse porte. Vai ser um jogo bem importante para gente, sem dúvidas — projetou Roger após a derrota para o São José.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo