Brasil

Presença de Robinho em churrasco no CT do Santos pesou na decisão da Justiça

Corte Especial do STJ determinou, nesta quarta-feira, que Robinho, condenado por estupro na Itália, deve cumprir pena imediata no Brasil em regime fechado

Na tarde desta quarta-feira (20), a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou o pedido da Itália para que o ex-jogador Robinho cumpra no Brasil a pena de nove anos de prisão, pelo crime de estupro coletivo, cometido em uma boate em Milão, no ano de 2013. Após horas de julgamento, a solicitação da justiça italiana foi atendida.

No final de fevereiro, a Trivela publicou em primeira mão que Robinho participou de um churrasco nas dependências do CT Rei Pelé, juntamente com elenco, comissão técnica e diretoria do Santos, clube que o revelou para o futebol.

Segundo a jornalista Leticia Casado, do UOL, a presença do ex-jogador na confraternização “pegou muito mal” entre os ministros do STJ. Se antes, a situação do condenado por estupro já era considerada quase que irreversível na justiça, após a curtição nas dependências do time alvinegro o caldo entornou de vez para Robinho.

Antes da sentença, Leticia afirmou que a Corte Especial tem fama de ser um colegiado linha dura e que, ao tomar ciência da presença de Robinho em um churrasco às vésperas do julgamento, a maioria dos ministros se revoltou.

— Logo depois da condenação do Daniel Alves, o Robinho foi para um churrasco no CT do Santos, e isso pegou muito mal com os ministros. ‘Olha lá, o outro está lá na Espanha cumprindo pena e o cara está aqui condenado pela Itália, às vésperas de um julgamento de um processo aqui no Brasil, curtindo a vida adoidado num churrasco no Santos'. Essa situação pegou super mal e existe um sentimento aqui em Brasília que o STJ quer lavar as mãos nesse processo, dar uma resposta à sociedade, que esses ministros desse colegiado são, sim, mais linha dura. Se ele conseguir resolver sua situação com o Supremo para ficar em liberdade, aí já não é mais com o STJ — disse Leticia Casado durante participação no programa “De Primeira”, do UOL.

O que o Santos disse sobre a presença de Robinho no CT?

Pouco mais de três horas após a Trivela divulgar a apuração sobre a presença de Robinho no churrasco, o Santos, por meio de uma nota, se manifestou e negou a informação.

“O Santos esclarece que o ex-jogador Robinho esteve nesta terça-feira (27) no CT Rei Pelé, para acompanhar o seu filho, Robson, atleta da categoria sub17, em exame médico e apenas cumprimentou os participantes do churrasco realizado no local para o elenco, comissão técnica e diretoria. O Clube deixa claro que não houve convite, muito menos a participação na confraternização”, pontuou o clube.

Apesar da resposta do Santos, a Trivela mantém toda a apuração publicada.

Quais juízes votaram a favor da prisão de Robinho no Brasil?

  • Francisco Falcão (relator)
  • Humberto Martins
  • Herman Benjamin
  • Luís Felipe Salomão
  • Mauro Campbell Marques
  • Isabel Gallotti
  • Antonio Carlos Ferreira
  • Ricardo Villas Boas
  • Sebastião Reis

Quais juízes votaram contra?

  • Raul Araújo
  • Benedito Gonçalves

Por que a Itália acionou a Justiça Brasileira?

Em 2020, Robinho foi condenado pela Justiça italiana a nove anos de prisão por estupro coletivo de uma jovem albanesa de 23 anos. Quando houve a decisão em última instância, em janeiro de 2022, o ex-jogador já estava no Brasil. Pelo fato do país não extraditar seus cidadãos (previsto na Constituição Brasileira), a Itália solicitou o cumprimento da pena em território brasileiro.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo