Brasil

Rivais no auge ao mesmo tempo e os jogos épicos que isso proporciona

Cruzeiro e Atlético Mineiro fizeram uma decisão alucinante da Copa do Brasil. Foram semanas se falando sobre isso não só em Minas Gerais, mas em boa parte do Brasil, ao menos entre os que gostam de futebol. Não por acaso, o segundo jogo da final entre Cruzeiro e Atlético Mineiro foi transmitida no Rio de Janeiro ao vivo pela TV Globo e teve a terceira maior audiência do ano. O interesse acontece porque o Cruzeiro tinha recém conquistado o Campeonato Brasileiro pelo segundo ano consecutivo e o Atlético Mineiro, além de estar jogando um grande futebol, venceu a Libertadores em 2013 e a Supercopa em 2014. Dois times em grande fase, em um momento especial de suas histórias. Então, um confronto como esse chama a atenção. Foi por esse motivo que o nosso tema da semana tratou de duelos entre rivais que vivem o auge ao mesmo tempo. Lembramos momentos que isso aconteceu e como foram jogos épicos no período. Separamos em cinco capítulos, com cinco duelos para você apreciar:

Flamengo x Fluminense 1936-44

Começamos com aquele clássico que virou até nome de jogo. Fla-Flu é como é chamado o totó ou pebolim, de acordo com a região do país. Flamengo e Fluminense fizeram jogos memoráveis em um momento crucial do futebol brasileiro: a profissionalização, tão debatida e combatida no país. Esse foi o primeiro episódio da série:

Como o profissionalismo ajudou a tornar o Fla-Flu tão grandioso

Atlético Mineiro x Cruzeiro 2013-14

Enquanto o Atlético Mineiro conquistava a América pela primeira vez, o Cruzeiro dominava o Brasil. São anos de timaços, craques e conquistas. Com os dois times em fase espetacular, uma final nacional entre ambos na Copa do Brasil simboliza um duelo que os torcedores já faziam nas mesas de bar nos últimos dois anos.

Como a mediocridade do clássico de 2011 se reinventou no maior Atlético x Cruzeiro da história

Coritiba x Atlético Paranaense 1982-86

Os dois times mais tradicionais de Curitiba viveram grande fase nos anos 1980 e tiveram times que marcaram suas gloriosas histórias. Os dois conseguiram façanhas que foram muito além dos limites do Paraná e gravaram times e duelos inesquecíveis na história.

– Quando o Brasil conheceu o verdadeiro tamanho do Atletiba

 Grêmio x Internacional 1977-84

Dois times que marcaram época no futebol brasileiro como conquistadores de títulos nacionais. Mais do que isso, apresentaram futebol que merecia ser apreciado e chegaram a glórias eternizadas em suas histórias. Enquanto um dominou o Campeonato Brasileiro, o outro conquistou a América e o mundo. E o duelo de uma das rivalidades mais acirradas no mundo teve capítulos marcantes.

– Um, tri brasileiro; o outro, campeão mundial: Quando o Gre-Nal ficou maior que o Rio Grande

Corinthians x Palmeiras 1998-2000

O dérbi paulista, como é chamado o confronto, teve dois times históricos se enfrentando em momentos de glórias em suas histórias. O Corinthians bicampeão brasileiro em 1998 e 1999, campeão mundial em 2000. O Palmeiras, por sua vez, com o título de maior importância na sua história, a Copa Libertadores, em 1999. E eliminando o rival, como faria também em 2000. Foi uma época de clássicos alucinantes, confusões e taças.

Craques, taças, confusões: os três anos de Corinthians x Palmeiras que ninguém se esquecerá

Esperamos que vocês tenham gostado!

VEJA OUTROS TEMAS DA SEMANA NA TRIVELA:

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo