É por isso que chamam de copeiro: Grêmio, como em 2023, superou expectativas na Copa do Brasil
Segundo maior campeão da Copa do Brasil, em 2023 o Grêmio passou por cinco mata-matas até ser eliminado pelo Flamengo na semifinal
O Grêmio comprovou novamente, em 2023, que cresce quando o assunto é Copa do Brasil. Mesmo que tenha sido eliminado na semifinal, para o Flamengo, o Tricolor Gaúcho teve campanha expressiva, com classificações na base da raça e da tradição, em ano no qual retornava da Série B do Campeonato Brasileiro.
Isso que, por não ter sido campeão da segunda divisão nacional no ano passado, o Grêmio entrou na Copa do Brasil já na primeira fase. Diferentemente do Cruzeiro, que teve o benefício de ingressar direto na terceira fase por ser campeão da segunda divisão, mas acabou eliminado nas oitavas de final justamente pelo Tricolor Gaúcho.
Grêmio passou por nordestinos de divisões inferiores nas três primeiras fases
Antes disso, o Grêmio precisou passar por três equipes nordestinas. Na primeira fase, em jogo único, o mandante Campinense, da Série D, resolveu levar o duelo da Paraíba para o Mané Garrincha, em Brasília, visando maior lucro. O Tricolor Gaúcho se classificou com vitória tranquila por 2 a 0, com gols de Cristaldo e Ferreira.
Na segunda fase, também em jogo único, o Grêmio recebeu o Ferroviário/CE, também da Série D, em Porto Alegre. Desperdiçando muitas oportunidades, incluindo um pênalti, com Suárez, o Tricolor precisou finalizar 19 vezes só no primeiro tempo até Bruno Alves abrir o placar. Na segunda etapa, El Pistolero se redimiu, e Ferreira completou a goleada por 3 a 0.
O primeiro confronto de ida e volta do Grêmio aconteceu contra o ABC, na terceira fase. Em Natal, sem Suárez, coube a Bitello e Villasanti, os outros dois melhores jogadores do Tricolor na temporada, garantirem a vitória por 2 a 0.
Na volta, em Porto Alegre, o Grêmio sofreu mais do que deveria diante de um ABC que, desesperado na Série B, preservou jogadores. Mesmo assim, a equipe de Natal abriu o placar no primeiro tempo, com Matheus Anjos, e ficou a um gol de levar a disputa dos pênaltis. Foi só nos acréscimos do segundo tempo, em bonito chute de fora da área, que Galdino deu tranquilidade ao tricolor, evitando a primeira derrota em casa na temporada.
No duelo dos maiores vencedores da Copa do Brasil, Grêmio levou a melhor sobre o Cruzeiro
As oitavas de final colocaram frente à frente os dois maiores vencedores da Copa do Brasil. O Grêmio foi inferior no jogo de ida, em Porto Alegre, que teve Bruno Rodrigues dando muito trabalho para a defesa gremista e abrindo o placar para o Cruzeiro. Porém, na segunda etapa, Suárez tirou um coelho da cartola e, em belo chute de três dedos, de fora da área, empatou para o Tricolor.
No Mineirão, o Grêmio contou com falha do Cruzeiro para garantir a classificação. Após saída de bola errada, Suárez rolou para Villasanti, que bateu colocado para marcar o único gol do jogo de volta.
Equilíbrio marcou confrontos com o Bahia, em que estrela do contestado Gabriel Grando brilhou nos pênaltis
O equilíbrio a disputa das quartas de final entre Grêmio e Bahia. No jogo de ida, na Arena Fonte Nova, em Salvador, Everaldo fez valer a ‘Lei do Ex’ e abriu o placar no início do segundo tempo. Nos acréscimos, Cuiabano empatou.
Na Arena do Grêmio, novo empate em 1 a 1 em jogo que quase foi adiado e iniciou com mais de uma hora de atraso devido às fortes chuvas. Everaldo fez de novo, desta vez nos acréscimos do primeiro tempo. Na segunda etapa, Villasanti empatou após jogada de Ferreira. Nos pênaltis, brilhou a estrela do contestado Gabriel Grando, que pegou dois pênaltis e garantiu a classificação gremista.
Grêmio não foi páreo para o Flamengo, especialmente no jogo de ida
A expectativa era alta para a semifinal contra o Flamengo. Mesmo com a polêmica quanto a uma possível saída precoce ou aposentadoria, Suárez foi para o jogo. Só que o Grêmio não foi páreo para o Rubro-Negro Carioca, que dominou amplamente o jogo de ida. Gabigol abriu o placar no primeiro tempo, e, no segundo, após expulsão de Kannemann, Thiago Maia ampliou.
Com a eliminação praticamente sacramentada, o Grêmio até fez jogo equilibrado no Maracanã. Mas perdeu novamente, desta vez por 1 a 0, com gol de Arrascaeta em pênalti muito polêmico, cometido por Rodrigo Ely.