Brasil

Raniele chega ao Corinthians: o que o volante adiciona ao time de Mano Menezes

Raniele é a primeira contratação da nova diretoria e também um dos pedidos de Mano Menezes para a montagem do novo elenco

Depois de alguns dias sem conseguir negociar com sucesso algum reforço, o Corinthians já encaminhou seu segundo reforço da temporada, agora um volante que deve chegar para ocupar o meio de campo ao lado de Maycon, Fausto Vera e Roni.

O clube já acordo fechado com o lateral esquerdo Hugo, que estava no Goiás, o negócio foi firmado por Duilio Monteiro Alves, por isso o volante Raniele será, o primeiro reforço da gestão de Augusto Melo, presidente do clube pelos próximos três anos. A trativas finais atrasaram por conta de negociações antigas com o Avaí e o Jacuipense, da Bahia, que também possuem parte dos direitos econômicos do jogador.

Em entrevista a ESPN, o presidente corintiano revelou que o meio campista foi um pedido da comissão técnica do treinador Mano Menezes:

— Raniele está bem encaminhado. Excelente jogador, estamos monitorando, é um pedido da comissão. Se Deus quiser em breve anunciaremos – disse Augusto Melo

O Corinthians pagará ao Cuiabá 2,5 milhões de euros, cerca de R$ 13,4 milhões, por 60% dos direitos econômicos do jogador. Os 40% restantes ficarão com o Dourado. Segundo informações do jornalista Jorge Nicola, o contato é válido por cinco anos – até o fim de 2028 – e caso Raniele atue em 60% dos jogos do clube em 2024 ou 2025, o alvinegro desembolsará mais 500 mil dólares (R$ 2,4 milhões) em bônus.

Quem é Raniele o volante que deve assinar contrato por cinco anos 

Raniele chegou ao Cuiabá no começo desta temporada, um ano após se destacar Campeonato Brasileiro de 2022, quando atuava pelo Avaí, e desde que chegou se tornou peça fundamental dentro do esquema tático trabalho pelo treinador António Oliveira.

Em 2023, o meio-campista disputou 35 jogos, marcou um gol, e deu uma assistência. Segundo os dados da Sofascore, o jogador também teve uma média de quatro bolas recuperadas no ano, atuando como primeiro ou segundo volante.

Como Raniele pode ajudar a equipe do Corinthians na temporada de 2024

O reforço ajuda o Timão no setor em que perdeu praticamente três jogadores: Renato Augusto, Giuliano e Gabriel Moscardo, que esta prestes a ser vendido ao Paris Saint-Germann. Apesar das baixar, quando chegar ao alvinegro, o voltante disputará posição com Maycon, que deve ter seu empréstimo renovado por mais um ano, Fausto Vera e Roni, outro concorrente seria Paulinho, mas o experiente jogador ainda se recupera de lesão.

Além de ser o primeiro reforço negociado pela nova diretoria do clube do Parque São Jorge, Raniele também é uma das primeiras pedidas de Mano Menezes para a temporada e para a sua reformulação de elenco, anunciada desde que retornou ao Corinthians em setembro deste ano. Logo depois do fim do Campeonato Brasileiro, o treinador corintiano revelou que teria uma reunião com os novos dirigentes para traçar o planejamento, e provavelmente o nome do voltante, assim como de outros atletas

Sidnie Lobo, auxiliar técnico de Mano Menezes, já corroborou o interesse da comissão no jogador, Lobo destacou a excelente atuação do Raniele durante o Brasileirão:

— Ele fez um grande campeonato, é um excelente atleta. Não é só o Corinthians, tem outras equipes grandes querendo. Tem potencial e todo bom jogador que tiver no nosso comando será muito útil. – disse em entrevista a Rabio Bandeirantes

Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo