Papagaio fala de vida no Japão, se declara ao Cruzeiro e revela ‘melhor história’ no clube
Atacante, que vive início meteórico no Kyoto Sanga, deixou o clube a contragosto, mas tinha futuro brilhante à sua espera
“Queria ficar, todo mundo sabe do meu desejo. Mas têm coisas que estão acima da gente”. Estas foram as palavras do atacante Rafael Elias, o Papagaio, em sua última entrevista como jogador do Cruzeiro. O que talvez nem ele sabia é que sua nova jornada, do outro lado do mundo, reservaria alegrias e um desempenho espetacular.
Papagaio, de 25 anos, que tem contrato com a Raposa até o fim de 2026, foi emprestado pelo clube celeste ao Kyoto Sanga, do Japão, até o final do ano, com oportunidade de compra ao fim do vínculo.
O atacante, que tinha tido apenas uma oportunidade de atuar fora do Brasil, quando defendeu o Baniyas, dos Emirados Árabes Unidos, embarcava rumo a um novo desconhecido, deixando o clube ao qual ele desenvolveu imenso carinho e respeito.
Em apenas dois meses de clube, Rafael Elias se tornou o grande destaque da equipe e já tem mais participações em gols que jogos na J-League, o Campeonato Japonês.
— Estou muito feliz! Principalmente com o desempenho que a equipe vem demonstrando, crescendo muito dia após dia. Eu esperava chegar e ajudar o time. Não me importaria de que maneira, mas graças a Deus pude rapidamente marcar gols e as vitórias começaram a aparecer — celebrou o atacante, que tem seis gols e uma assistência em seus primeiros seis jogos, três como titular, com a camisa do novo clube.
Apesar do sucesso imediato, Papagaio afirmou, em entrevista exclusiva à Trivela, que precisou adaptar aspectos do seu jogo para encaixar na equipe.
— Tive que ser bem mais intenso e aumentar a minha mobilidade em campo para conseguir contribuir com o estilo do time — apontou.
Ao checar as redes sociais do Kyoto Sanga, é possível ver Rafael Elias Papagaio ser exaltado pelos torcedores do clube japonês. “Elias Emocionante. Muito obrigado por ter vindo para o Sanga“, escreveu um fã.
【第28節vsFC東京】
GOAL⚽
2分 #ラファエルエリアス京都 1-0 FC東京
DAZNで配信中📲https://t.co/iOZP8xg3ZU#sanga#京都サンガ#共創#強く超える#Jリーグ pic.twitter.com/WCtjllY3VC
— 京都サンガF.C.【公式】 (@sangafc) August 24, 2024
No clube japonês, Rafael Papagaio convive com outros brasileiros, como o também ex-Cruzeiro Lucas Oliveira, Marco Túlio, revelado no Atlético-MG, e Murilo de Souza, com passagens por Botafogo e Internacional.
ブラジル人カルテット🇧🇷#マルコトゥーリオ #ラファエルエリアス#ムリロコスタ#ルーカスオリヴェイラ#sanga #京都サンガ#共創 #強く超える pic.twitter.com/6gSWnkzHEd
— 京都サンガF.C.【公式】 (@sangafc) August 21, 2024
Do tropeiro ao sushi
Rafael Elias não conhecia o Japão até se mudar para Kameoka, cidade japonesa localizada na província de Kyoto. Apesar de sofrer um pouco com a alimentação, no começo, ficou encantado com o novo país.
— É um país sensacional, muito organizado, de pessoas muito educadas, super pacientes e muito trabalhadoras. É a primeira vez que venho ao Japão, tem sido ótimo. Eu e minha família estamos nos adaptando e aprendendo bastante aqui.
Faz muito calor no verão japonês, no começo tive muita dificuldades com a comida, mas já me adaptei. Hoje, a maior dificuldade é na comunicação, pois a maioria das pessoas aqui fala apenas o japonês. Apesar do pouco tempo aqui, estou tentando desfrutar do país ao máximo, pois não sabemos quanto tempo iremos ficar, mas estou gostando muito. É uma cidade histórica, tem muita coisa legal e vale a pena visitar. Um bom programa turístico — revelou o jovem atacante à Trivela
Rafael Elias já anotou um hat-trick mais assistência pelo Sanga. Assista:
‘A melhor história foi vestir a camisa do Cruzeiro’, afirma Papagaio
A saída de Rafael Elias Papagaio do Cruzeiro foi sentida para o atleta, que adquiriu um grande carinho pela camisa estrelada, mesmo que já tenha defendido outros grandes clubes brasileiros, como Palmeiras e Atlético-MG.
Segundo ele, a melhor história que viveu no clube foi ter defendido as cinco estrelas.
— A melhor história foi poder vestir a camisa do Cruzeiro, fazer grandes amigos dentro do clube e principalmente ter respeitado todos, sem exceção, conquistando o carinho das pessoas do clube e da torcida — apontou.
⚽ 🦜PAPAGAIO FAZ O SEU GOL!
Num belo passe do William, Rafael Elias afunda a rede e coloca o Cruzeiro na frente do placar!🔷 #CRUxBOT | 3-2 | 🔷 #SouCruzeiroTradição pic.twitter.com/ZqWapghpVl
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) April 14, 2024
A forma respeitosa com que Papagaio deixou o Cruzeiro arrancou elogios dos torcedores azuis, que também demonstraram carinho pelo jogador. Ele se mostrou muito grato aos cruzeirenses.
— Todos que realmente me conhecem sabem o quanto eu me entreguei ao Cruzeiro durante esse período. Para mim era um sonho voltar ao Brasil e vestir a camisa do Cruzeiro, representar uma torcida tão grande e apaixonada pelo time. Isso me fazia entender e respeitar o torcedor em vários aspectos e agradeço a todos eles pelo carinho e mensagens. Quem sabe um dia possamos nos reencontrar novamente — projetou o atacante.
Confesso que me surpreendeu a liderança do Rafael Papagaio no vestiário do Cruzeiro. Orientou os jogadores antes/durante o jogo e passou confiança pro grupo. E ainda entrou bem no clássico, mesmo depois de estar muito tempo parado. O espírito tem que ser esse. Pra quem não… pic.twitter.com/AnWRW6rGkW
— Blog da Raposa 🦊 (@BlogRaposa) October 24, 2023
Por fim, Papagaio contou que apesar das dificuldades, acompanha o clube e confia no sucesso da equipe no restante da temporada.
— Sim, quando possível sempre vejo os jogos do Cruzeiro, mas por causa do fuso horário fica um pouco mais complicado de assistir. O time vem crescendo bastante, chegaram jogadores de qualidade que somaram com o elenco. Tem tudo para dar certo — finalizou, o simpático e artilheiro atacante, que brilha do outro lado do planeta terra.