‘Focado em ser o melhor chileno da geração’: Quem é Ivan Román, novo reforço do Atlético-MG
O zagueiro de 18 anos é esperado nos próximos dias em Belo Horizonte para fazer exames e assinar com o Galo

O Atlético-MG está prestes a anunciar o zagueiro Iván Román, de 18 anos, que pertence ao Palestino, do Chile. De acordo com o “ge”, o jovem atleta é aguardado em Belo Horizonte nos próximos dias para passar por exames e assinar com o Galo.
O jogador é uma indicação do Centro de Informação do Atlético (CIGA) e teve o aval da diretoria para o investimento, que é considerado baixo, com potencial esportivo e de revenda no futuro, algo desejado pela SAF atleticana.
Formado nas categorias de base do Palestino, Iván Román é destro e fez 39 jogos pela equipe chilena no ano passado, marcando três gols e dando duas assistências. Neste começo de 2025, ele atuou em apenas uma oportunidade.
O jovem defensor também já jogou pela seleção do Chile, participando dos últimos torneios Sul-Americanos Sub-20 e Sub-17. Na edição desta temporada da competição, marcou um gol em oito jogos.
A potencial estrela chilena chega para repor a vaga deixada por Bruno Fuchs, que se transferiu ao Palmeiras por empréstimo, numa troca por Caio Paulista. Hoje, o técnico Cuca tem Lyanco, Junior Alonso, Igor Rabello e Rômulo com opções para a zaga. Existe ainda a possibilidade de Yerry Mina, do Cagliari, chegar à Cidade do Galo no meio do ano.
Mais sobre o provável novo reforço do Atlético

Destro, de 1,83 m e nascido no Chile, Iván Román se destaca por versatilidade, maturidade e responsabilidade, mesmo com pouca idade.
— Iván Román é um grande projeto do futebol chileno. Ele pode jogar como defensor ou volante. Tem uma técnica muito boa, é um marcador muito bom e tem uma ótima personalidade. Por isso, apesar da juventude, conquistou lugar como titular no Palestino, já marcou na Libertadores e na Sul-Americana. Tem Todas as condições para ir longe. Caberá a ele se adaptar a novos desafios com uma equipe de maior responsabilidade — avalia Ricardo Canales, repórter da “TNT Sports” do Chile, em entrevista à Trivela.
“Mentalmente, o vejo preparado e muito focado em querer ser o melhor jogador chileno de sua geração”, concluiu o jornalista.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Parou o Flamengo na Libertadores

Mesmo tão jovem, Román conseguiu, junto de seus companheiros, parar o Flamengo de Pedro, Bruno Henrique, Everton Cebolinha e De La Cruz na Libertadores do ano passado, em que o Palestino venceu o Rubro-Negro por 1 a 0 no Estádio Francisco Sánchez Rumoroso.
O time chileno acabou a fase de grupos na terceira posição e se classificou para a Sul-Americana, caindo nas oitavas de final para o Independiente Medellín. No jogo de ida, Román marcou um gol no empate em 2 a 2 com o time colombiano mas viu o adversário fazer 4 a 0 no jogo de volta, na Colômbia.