Brasil

Além de Nani, SAF da Portuguesa tentou outro destaque da Europa

Clube paulista apostou na contratação de um dos maiores atacantes sul-americanos do cenário europeu na última década

Classificada para a Série D de 2026 e garantida na elite do futebol paulista na próxima temporada, a Portuguesa segue monitorando o mercado em busca de opções de peso ao seu elenco.

Em uma das primeiras tentativas de encontrar um nome forte para a equipe, a Lusa foi em busca do atacante português Nani, ex-Manchester United. Apesar do convite de fazer parte do ambicioso projeto, o português decidiu encerrar a carreira.

Isso não impediu que a diretoria da Portuguesa se mantivesse atenta a novas oportunidades de negócio. Em entrevista ao ”UOL” o presidente da SAF do clube, Alex Burgeois, afirmou que tentou contratar o atacante colombiano Radamel Falcao García.

As conversas caminhavam para um acerto com o centroavante de 39 anos, mas ele recusou a oferta com a justificativa de querer jogar a Libertadores.

O curioso é que ele resolveu ficar no Millonarios da Colômbia, equipe que defende desde julho do ano passado, mas que só se classificou para a Sul-Americana.

Desde sua ida ao Millonarios, Falcao García disputou 18 jogos e marcou cinco gols. Nesta temporada, o ex-jogador do Atlético de Madrid, Chelsea e Manchester United disputou apenas dois jogos, sem balançar as redes.

Portuguesa negociou contratação de Falcão Garcia no começo de 2025, mas colombiano deu preferência para permanecer no Millonarios
Portuguesa negociou contratação de Falcão Garcia no começo de 2025, mas colombiano deu preferência para permanecer no Millonarios. Foto: Imago

Portuguesa garante permanência na série A1 do Paulista e calendário nacional para 2026

Mesmo sem entrar em campo na 10ª rodada do Paulistão, a Portuguesa garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. Caso não consiga o acesso para a Série C este ano, terá calendário nacional para a próxima temporada.

O empate entre Água Santa e Inter de Limeira por 2 a 2 nesta quarta-feira, beneficiou o time da capital, que agora briga por uma vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista deste ano.

Pelo regulamento, o estadual garante três vagas para a Série D do ano seguinte. Em 2025, três clubes da elite do futebol estadual, mas fora das Séries A, B e C disputam por um espaço na quarta divisão nacional.

Além da Lusa, Inter de Limeira, Água Santa, Noroeste e Velo Clube disputam as vagas. Pelo cenário, os dois times que não forem para a Série D de 2026 estarão rebaixados no Paulistão. Os times que menos pontuarem na primeira fase da competição, disputarão a Série A2 em 2026.

Nesta quinta-feira (20), a Portuguesa encara o São Bernardo no Estádio do Pacaembu e uma vitória pode colocar o time Rubro-Verde na vice-liderança do Grupo B do Campeonato Paulista.

O Guarani é o segundo colocado da chave com 12 pontos. O Bugre empatou por 1 a 1 diante do Velo Clube na quarta-feira jogando em Campinas. Chave mais equilibrada da primeira fase do torneio, todos os times têm chance de classificação.

A equipe do Santos lidera com 15, com o Guarani na segunda posição com 12 e Portuguesa e RB Bragantino com 11 pontos cada, porém, um jogo a menos. Nesta rodada, o Massa Bruta recebe o Mirassol e também pode ultrapassar o Bugre na classificação.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo