Por que o Santos vetou terceiro uniforme em homenagem a 1995
Peça tinha como objetivo celebrar a confiança da torcida e jogadores na campanha daquele vice-campeonato

O Santos desistiu de lançar o terceiro uniforme nas cores preto e dourado. O fardamento teria como tema “em 95 não desisti”, em homenagem aos 30 anos do vice-campeonato brasileiro.
A Trivela apurou que o clube voltou atrás sobre a temática do traje após o presidente Marcelo Teixeira ser demovido da ideia.
Pessoas próximas ao dirigente não viram sentido exaltar uma das derrotas mais sofridas da história do clube, que, à época, amargava um longo período sem títulos conquistados.
Em 1995, o Peixe fez a final do Campeonato Brasileiro com o Botafogo, mas perdeu o título para o clube carioca. A partida, porém, ficou marcada por graves erros de arbitragem do mineiro Márcio Rezende de Freitas contra o Alvinegro Praiano.
Ainda assim, o elenco daquele ano sempre foi reconhecido pelos santistas por conta da chegada à decisão. Em especial, pela épica virada na semifinal da competição, diante do Fluminense, que era o campeão carioca daquela temporada.
No duelo de ida entre Fluminense e Santos, no Rio de Janeiro, o Tricolor venceu por 4 a 1, e acreditou que estava garantido na final. Ocorre que o Peixe reverteu o placar agregado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, ao bater os cariocas por 5 a 2, e avançou à decisão contra o Botafogo.
"CANTA, PACAEMBU. CANTA, PACAEMBU!"
— Santos FC (@SantosFC) December 10, 2020
10 de dezembro de 1995. 25 anos da maior virada que o futebol já viu. #Em95EuNãoDesisti #OnThisDay
📺 Band pic.twitter.com/CS9jybfCZU
A reportagem também soube que a produção do uniforme não só estava acontecendo como teve uma série de alterações feitas pelo Santos antes de ser vetada de forma definitiva.
Santos cogita “efetivar” camisa azul como terceiro
Lançada de forma comemorativa, em alusão ao retorno do atacante Neymar, a camisa azul do Peixe pode se tornar o terceiro uniforme do clube até o fim da temporada.
O assunto, porém, ainda precisa ser alinhado entre o clube e a fornecedora. As partes planejam discutir melhor o assunto nos próximos dias e tomar uma decisão em breve.
O entrave para que a linha azul se torne realmente o terceiro uniforme de 2025 é a comercialização.

Por ser lançada como modelo comemorativo, a camisa teve apenas uma tiragem para venda, com a produção de 120 mil itens — 90 mil já foram comercializadas, de acordo com informação publicada inicialmente pelo “UOL”.
Caso não haja possibilidade de novas produções, dificilmente o Santos terá um novo modelo de terceira camisa lançado até o fim do ano.
Na programação para a temporada é prevista somente mais uma estreia de uniforme, em outubro. O modelo terá a cor rosa, com o intuito de aderir a campanha de conscientização à prevenção do câncer de mama, assim como já ocorreu em outras temporadas.