Brasil

‘Nem pensar’: Petraglia rechaça paralisação do Brasileirão em meio à tragédia no RS

Presidente do Athletico-PR colocou as estruturas do Furacão à disposição dos clubes gaúchos, mas negou a ideia de interromper o campeonato

Em meio à tragédia climática que afeta o Rio Grande do Sul, Mario Celso Petraglia, presidente do Athletico-PR, colocou as estruturas do Furacão à disposição dos clubes gaúchos que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, apesar do gesto solidário, o mandatário rubro-negro, em contato com o “UmDois Esportes”, reprovou a ideia de uma paralisação da competição nacional.

— Paralisação nem pensar. Nossas instalações estão à disposição da dupla Grenal — disse Petraglia ao “UmDois Esportes”.

Na última sexta-feira (3), Internacional, Grêmio e Juventude pleitearam, junto à Federação Gaúcha de Futebol, um pedido para que seus respectivos jogos fossem adiados pelos próximos 20 dias. A CBF acatou a decisão. Houve ainda pressão pelo adiamento de toda a 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcada para o fim de semana. Todavia, a entidade optou por manter o andamento do torneio sem os gaúchos.

Inter e Grêmio tiveram suas instalações afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Os gramados do Beira-Rio e da Arena foram alagados, bem como os CTs da dupla. Ambos os clubes estão impossibilitados de treinar e, por isso, pedem a paralisação do Campeonato Brasileiro. Colorado e Tricolor alegam falta de isonomia da CBF.

O Juventude, por sua vez, também pressiona a entidade neste sentido. Em Caxias do Sul, o Jaconero conseguiu retomar os treinos. Porém, a questão logística passou a ser a grande dificuldade. Com o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o clube se encontra em situação delicada para realizar deslocamentos em jogos como visitante. Receber os adversários no Alfredo Jaconi também é um problema.

CBF adia jogos de clubes gaúchos por 20 dias

Na tarde desta terça-feira (7), a CBF anunciou o adiamento dos jogos das equipes do Rio Grande do Sul por 20 dias. Vale destacar que a medida se estende para outras competições organizadas pela entidade, como a Copa do Brasil, por exemplo.

As partidas de Inter, Grêmio e Juventude pela quinta rodada já haviam sido adiadas no último fim de semana. Porém, diante do quadro alarmante que o Rio Grande do Sul atravessa, com inundações em diversos municípios e o fechamento do Aeroporto Salgado Filho por pelo menos um mês, a CBF decidiu estender sua decisão.

A medida da entidade também vale para os times gaúchos que disputam as Séries C e D do Campeonato Brasileiro, além das três divisões do Brasileirão Feminino, Brasileiro Masculino Sub-20 e Feminino Sub-20. Na Série B do Brasileirão não há equipes do estado e, por isso, o torneio não foi afetado.

Confira a nota da CBF

Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF manifesta sua total solidariedade à população gaúcha e reforça que o foco atual é o atendimento às suas necessidades imediatas e emergenciais.

A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima.

Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.

Jogos do Campeonato Brasileiro adiados

  • 11/05 – Atlético-MG x Grêmio (6ª rodada)
  • 13/05 – Inter x Juventude (6ª rodada)
  • 19/05 – Grêmio x Bragantino (7ª rodada)
  • 19/05 – Cuiabá x Inter (7ª rodada)
  • 19/05 – Fluminense x Juventude (7ª rodada)
  • 25/05 – Inter x São Paulo (8ª rodada)
  • 26/05 – Juventude x Vitória (8ª rodada)
  • a definir – Flamengo x Grêmio (8ª rodada)

Jogos da Copa do Brasil adiados

  • 10/05 – Inter x Juventude (3ª fase Copa do Brasil – ida)
  • 22/05 – Grêmio x Operário (3ª fase Copa do Brasil – volta)
  • 22/05 – Juventude x Inter (3ª fase Copa do Brasil – volta)

Números da tragédia no Rio Grande do Sul

Na última atualização divulgada, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou 95 mortes em decorrência dos temporais que atingem o estado. No boletim, o órgão indica 131 desaparecidos e 372 feridos. Cerca de 207,8 mil pessoas estão fora de casa, sendo 48,8 mil em abrigos e 159 mil desalojados – indivíduos que estão nas casas de familiares ou amigos.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo