Apresentado, Caixinha garante que Santos terá característica compatível com sua “filosofia”
Treinador português deixa claro que a partir de agora o Peixe será uma equipe proativa e de marcação alta
Novo técnico do Santos, Pedro Caixinha falou, nesta terça-feira (7), como novo comandante do Peixe. Apresentado pelo CEO Pedro Martins, o português falou sobre a sua metodologia de trabalho e avisou: daqui para frente o Alvinegro será uma equipe proativa.
Ou seja, sob o comando de Caixinha, o Santos será um time que irá propor o jogo e não mais uma equipe reativa como o torcedor viu nos últimos anos.
Com um discurso muito objetivo, a primeira manifestação verbal do português como técnico do Santos foi para avisar que não comentaria sobre possíveis chegadas e saídas de jogadores.
— Se quiserem falar dos jogadores, o homem certo é ele — disse Caixinha fazendo referência ao CEO, que apenas apresentou o treinador e deixou a entrevista coletiva.
FALA, PROFESSOR! 📦💬
— Santos FC (@SantosFC) January 7, 2025
Hoje tem coletiva de apresentação do nosso novo técnico! Pedro Caixinha responde as perguntas dos jornalistas presentes na Vila Belmiro a partir do meio-dia e você acompanha tudo ao vivo na Santos TV. pic.twitter.com/5UkUqMKm01
Qual é a metodologia de Caixinha?
Orgulho muito grande estar aqui, em um clube dessa dimensão mundial, em um projeto que se inicia. Vamos respeitar a filosofia do Santos, que é conhecida mundialmente. Seremos uma equipe que quer atacar sempre e gosta de defender. Essa filosofia se encaixa nas pessoas que hoje estão à frente do clube, que nos procuraram por também defendermos essa filosofia — disse Caixinha.
— O que vamos exigir a nós mesmos é que em cada um dos estádios, na Vila Belmiro e em qualquer um deles, os torcedores se sintam orgulhosos do nosso time, ganhando ou não. Mas deixar orgulho e comportamentos são fundamentais. Vemos o jogo de forma dinâmica e tática. Os pilares e a bola defensiva e ofensiva. Escanteio a favor, ganhar a segunda bola e ter pressão ofensiva para ganhar a bola e o inverso. Os jogadores estão muito abertos, receptivos e o primeiro convencimento está no caminho correto. Temos essa identidade do Santos, seguir uma unidade dentro e fora de campo. E é um apelo para toda a torcida — acrescentou o treinador.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Santos será um time de marcação alta
Para deixar de ser um time reativo, Caixinha adiantou que o Santos irá jogar com as suas linhas altas.
— Quando cheguei no Red Bull, há dois anos, a direção do treino foi a mesma. Fizemos o defender para frente, o comportamento a partir do tiro de meta. Observamos a capacidade de entendimento maior aqui nessa primeira semana. Vejam o primeiro ano do Red Bull Bragantino e o ano passado, quantos adotaram a mesma coisa. Queremos uma equipe pró-ativa. Então não podemos esperar o adversário, é atacar para frente. Bloco alto. Última linha no meio-campo para marcar o impedimento. Os pontas precisam pressionar, sem baixar muito — falou o treinador.
— Queremos ocupar o meio-campo ofensivo com e sem a bola. Vamos passar por bloco médio, claro, marcar zonas de pressão. Vamos defender o gol em bloco baixo também. Mas majoritariamente queremos ocupar o campo de ataque. Tiro de meta, ganhar a bola perto do gol adversário. Ganhamos a bola, o primeiro passe tem que ser para frente. Essas são as ideias — completou.
Caixinha não descarta o meio-campista Patrick
Apesar de ainda estar à espera de reforços, Caixinha antecipou que no início da temporada o Santos atuará com três jogadores no meio-campo.
Últimas notícias do Santos:
Diferentemente do que ocorreu no ano passado, Patrick parece já ter bem claro em qual setor do campo irá disputar posição sob o comando do treinador português.
— Temos praticamente seis jogadores para o meio-campo: dois volantes, dois meias dinâmicos e dois meias mais ofensivos. E esses dois meias mais ofensivos precisarão pisar na área. Um dos meias dinâmicos do elenco é o Diego Pituca. Seguimos ele há muito tempo, tem box to box e tem gols. O Hyan, que tem trabalhado conosco, também tem essa capacidade. O outro é o Patrick, que já vinha do elenco anterior. Os dois volantes que chamamos são João Schmidt e Rincón — explicou o treinador.
Antes de encerrar a sua primeira entrevista como treinador do Santos, Caixinha confirmou que a equipe fará um jogo-treino contra o Athletic, de Minas Gerais, na próxima quinta-feira (9), no CT Rei Pelé.






