Decisões do VAR na Supercopa serão anunciadas no sistema de som do Mineirão, assim como faz a NFL
Supercopa entre Palmeiras e São Paulo será embrião da mudança no VAR que a CBF quer introduzir no Brasil

O jogo entre Palmeiras e São Paulo, que será realizado no Mineirão, no domingo (4), será ó embrião de uma mudança significativa que a CBF quer implantar no futebol brasileiro.
As decisões da arbitragem na Supercopa Rei, novo nome do torneio, terão um quê de futebol americano. A exemplo do que ocorre na NFL, todo o estádio terá conhecimento das decisões da arbitragem por meio de alto-falantes.
Os anúncios serão feitos por meio do microfone já utilizado pelos árbitros. A Comissão de Arbitragem da CBF obteve a aprovação da FIFA para implementar o teste.
Teste no Mundial
A comunicação da decisão de arbitragem foi recentemente testada nos Mundiais de Clubes da FIFA. O plano da Comissão é introduzir a novidade na Série A do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.
Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, detalhou como o processo será conduzido pelos árbitros, que começaram a ser treinados durante a pré-temporada de 2023.
– Há um protocolo estabelecido e estamos treinando os árbitros. As palavras são simples, sem muita complexidade, expressando a decisão final. Eles explicarão o motivo e qual foi a decisão tomada – disse ele.
O presidente da Comissão de Arbitragem também ressaltou o avanço em termos de transparência que essa implementação oferece ao futebol brasileiro e aos seus torcedores.
– Vamos inaugurar essa ferramenta de transparência. A gente entende que é um passo a mais, já trabalhamos com o telão ao vivo das revisões, com as linhas virtuais no telão e na televisão. As decisões que os árbitros tomarem através do VAR, assim como já foi feito nos Mundiais de Clubes da FIFA, os árbitros vão anunciar as suas decisões – disse.
– A gente entende que é um avanço muito grande. Quem está no campo precisa saber. É um respeito para quem está nas arquibancadas e para quem está assistindo pela televisão. É esclarecedor e dá mais credibilidade para a figura do árbitro. Além da transparência, revelar as decisões, eu acho que humaniza a figura do árbitro e dá a ele o poder de explicação para que as pessoas entendam desde quando ele toma a decisão final – disse ainda.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Equipe de arbitragem definida
A equipe de arbitragem para a Supercopa terá o árbitro Bráulio da Silva Machado, os assistentes Guilherme Camilo e Rodrigo Correa, o quarto árbitro Rafael Klein, Fernanda Kruger como quinta árbitra e Antonio Pereira da Silva como assessor.
Na sala do VAR, o árbitro de vídeo será Wagner Reway, com os assistentes Cleriston Clay e Daniel Nobre Bins. Péricles Bassols será o observador de VAR.
Em busca de recorde
Atual campeão da Supercopa, o Palmeiras, classificado por ser campeão brasileiro, pode alcançar o bicampeonato e o topo da lista dos maiores vencedores da competição. Já o São Paulo, vencedor da Copa do Brasil, busca seu primeiro título no torneio.
Realizada apenas em 1990 e 1991 antes da retomada em 2020, a disputa entre o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil está em sua sétima edição.
Além do Verdão (2023), já levantaram a taça o Flamengo (2020 e 2021), o Grêmio (1990), o Corinthians (1991) e o Atlético-MG (2022).