Brasil

Os problemas do Palmeiras durante a Copa América: vai faltar jogador?

Palmeiras não terá quatro titulares durante a disputa e ainda pode perder outros quatro

O Palmeiras vai ser uma das equipes mais prejudicadas do Brasil durante a Copa América, já que a CBF decidiu não interromper o Campeonato Brasileiro durante o Continental de seleções. O torneio, nos EUA, será disputado entre 20/6 e 5/7.

Embora na seleção brasileira, apenas Endrick tenha sido convocado, o técnico Abel Ferreira vai perder peças para outras seleções por até nove rodadas, dependendo do desempenho de cada equipe.

As listas oficiais de alguns países ainda não foram divulgadas. Mas apenas fatalidades farão com que Gustavo Gómez (Paraguai), Piquerez (Uruguai) e Richard Ríos (Colômbia) não sejam convocados por suas seleções.

Além do quarteto, Mayke, Zé Rafael, Murilo e Raphael Veiga estão em uma lista complementar da seleção brasileira. Se algum jogador da lista dos 26 chamados por Dorival se lesionar, um dos quatro ainda pode ser chamado.

Embora neste ano, o elenco do Palmeiras seja mais longo do que em temporadas anteriores, é evidente que o time vai ficar com buracos sem os convocados. E que soluções terão de ser encontradas.

Novatos na defesa

É o setor que vai sofrer mais, com dois titulares praticamente garantidos no torneio — Gómez e Piquerez — e outros dois podendo ainda ser chamados: Murilo e Mayke.

Na zaga, Naves vai ter um papel mais importante. Marcos Rocha também deve aparecer mais vezes como titular. E Vitor Reis, Cria da Academia, deve enfim ganhar mais chances com Abel.

Para a vaga de Piquerez, o Palmeiras está bem servido com Vanderlan e Caio Paulista. Caso Mayke seja chamado, Garcia e Rocha estarão prontos pelo setor.

Mais de uma opção

A ausência de Richard Ríos será sentida por conta do bom futebol do jogador e de suas características específicas. Dos volantes, o colombiano é o único carregador de bola, algo tão importante contra defesas fechadas.

Mas, em termos numéricos, o setor está bem coberto de volantes, com Zé Rafael, Aníbal Moreno, Gabriel Menino e Fabinho. Na armação, se Veiga for chamado, Rômulo está cada vez mais pronto. E ainda há Jhon Jhon, muito sem espaço, mas ainda no grupo.

Ninguém como Endrick


O grande problema não será perde endrick na Copa América. O ponto principal é o fato de o jogador não voltar mais. Depois do torneio, o camisa 9 já se despede do Palmeiras, rumo ao Real Madrid.

O Palmeiras não tem nenhum jogador no elenco com as mesmas características. Até porque, como bem diz Abel, um jogador como Endrick custa 80 milhões de euros, valor que os merengues terão pago pelo atacante ao fim da transação.

Flaco López até sabe jogar fora da área da direita para o centro, mas não com a mesma velocidade e habilidade do camisa 9. Rony, o outro centroavante, é um tipo bem diferente de jogador, acostumado a atacar espaços vazios e jogar nas costas das defesas.

Inevitavelmente, Abel terá de achar outro jeito de o ataque jogar. Para sua sorte, além de Estêvão ter despontado, Dudu e Bruno Rodrigues estão voltando, o que amplia o seu leque de opções, que conta ainda com Lázaro, cada vez mais adaptado.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata Lima

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo