Brasil

Palmeiras terá herói da Copinha de 2023 e curingas no meio-campo para tentar tri em 2024

Na defesa de seu título, Palmeiras terá um meio-campo com jogadores versáteis e remanescentes das conquistas anteriores

Grande favorito à conquista da Copa São Paulo em 2024, o que configuraria o tricampeonato consecutivo, o Palmeiras vai ter um meio-campo experiente para a disputa do torneio deste ano.

Cinco dos meias que podem ser inscritos para a competição estiveram na conquista da Copinha da atual temporada, em janeiro último: David Kauã, Léo, Patrick, Thallys e Vitor André.

Patrick, inclusive, anotou o gol que selou a conquista do Alviverde, na vítória por 2 a 0 sobre o América-MG, no Canindé – o atacante Ruan Ribeiro, autor do outro gol, está está emprestado ao Valmiera, do futebol da Letônia.

O Palmeiras está no Grupo 24 da Copinha, com sede em Barueri. Seus três primeiros adversários serão Oeste (SP), União ABC (MS) e Queimadense (PB).

O Palmeiras, que já treina para a disputa do torneio, só vai definir sua lista de inscritos após o Natal.

Versatilidade

Embora apareça listado como meia até no site oficial do Palmeiras, o alagoano Thalys tem jogado também em outra função no time do técnico Lucas Andrade.

Em mais de um jogo, inclusive na recente conquista do Paulista sub-20 (1 a 0 sobre São Paulo), Thalys tem atuado como um atacante de referência, praticamente um camisa 9 – condição potencializada pela altura do jogador, que tem 1,84m.

Para que isso ocorra, o atacante Kauan Santos tem sido recuado para jogar como um meia. E ambos vêm tendo sucesso nas inversões de papéis.

Em 38 jogos com o sub-20 do Verdão na temporada, Thalys anotou 14 gols. Já Kauan somou os mesmos 14 tentos em 43 partidas.

Na decisão contra o rival tricolor, Kauan marcou no jogo de ida (vitória por 2 a 1), e Thalys fez o gol que garantiu a conquista do título.

Kauan também já jogou uma vez pelo time de Abel Ferreira. Em outubro, entrou aos 44 minutos do 2º tempo, na derrota por 2 a 1 para o Bragantino, em Bragança. Ficou oito minutos em campo.

Base mais vencedora do Brasil em 2023

Em 2023, o Palmeiras conquistou 31 títulos em suas categorias de base, superando a marca da última temporada, quando foi campeão 24 vezes.

As categorias que mais levantaram troféus em 2023 foram o Sub-17 e a Sub-20, com cinco títulos cada uma. O Sub-17 ergueu o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, FAM Cup, Festival TSFC e Torneo Internacional de Fuerzas Básicas-MEX.

Já o Sub-20 conquistou o Campeonato Paulista, Copa São Paulo, CEE Cup, na Tchéquia, e ICGT Tournament e Terborg Toernooi-HOL, na Holanda.

Sede do time na disputa é conveniente

A Copinha de 2024 será o primeiro torneio da Arena Barueri, sede do Verdão, depois de a holding da presidente Leila Pereira assumir a concessão do estádio, por meio da empresa Crefipar Participações e Empreendimentos S.A.

O estádio será também a casa das categorias de base do Palmeiras durante 2024, algo que já vinha acontecendo com frequência nos últimos anos.

A Crefipar vai administrar a Arena Barueri por 35 anos e tem investimento previsto é de R$ 500 milhões para melhorias e manutenção do local, que está muito sucateado.

O contrato de concessão foi assinado em 31 de outubro, e a gestão, iniciada na primeira quinzena de dezembro. O acordo pode fazer também com que o estádio passe a se chamar Arena Crefisa.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata Lima

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo