Brasil

De olho no Dérbi, Palmeiras deve encerrar rodízio e promover surpresas no time titular

Abel Ferreira já deu chance a 27 atletas desde o início da temporada

Após a vitória sobre a Portuguesa (2 a 0), na primeira rodada do Campeonato Paulista, Abel Ferreira revelou que imaginava seguir com o revezamento de dois times por mais quatro ou cinco jogos.

No empate sem gols contra o Bragantino, na última quarta (28), o clube ficou a um compromisso do prazo definido pelo técnico.

E, levando-se em conta que, após o Guarani, no domingo (2 de fevereiro), o time terá o Corinthians pela frente, já era de se imaginar que o Palmeiras iria a campo com o que tem de melhor no momento.

A Trivela confirmou que essa é mesmo a tendência para a partida de Campinas, às 18h30. Em que pese o momento de evolução física dos atletas, Abel Ferreira já deve abrir mão do rodízio de equipes e escalar o melhor time titular possível.

Surpresas devem acontecer no Palmeiras

O último time titular do Palmeiras foi o que acabou derrotado pelo Fluminense (0 a 1), na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, no Allianz Parque:

Weverton, Giay, Gómez, Murilo e Vanderlan; Aníbal Moreno e Ríos; Estêvão, Raphael Veiga e Maurício; Flaco López.

Pensando no desempenho dos 27 jogadores usados por Abel até o momento, o time que deve encarar Guarani e Corinthians não será muito diferente do acima. Mas algumas mudanças e surpresas podem acontecer.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Goleiros: sem novidades

Por mais que Marcelo Lomba nunca tenho comprometido o time quando entrou, desde a temporada 2021, Weverton deveria e deverá seguir como titular.

Contra o Red Bull Bragantino, o camisa 21 do Palmeiras fez duas defesas dificílimas em chutes cruzados, rasteiros e disparados de muito próximo de sua meta. Fica por mérito e confiança do treinador.

Laterais: novos velhos conhecidos

O tempo passa, jogadores vêm e vão e, desde 2018, Marcos Rocha é o mais regular lateral-direito do Palmeiras. Mayke teve bons momentos, mas o veterano acaba sempre deixando claro o porquê de seu prestígio.

Os problemas físicos de Mayke na última temporada ainda parecem assombrá-lo. Neste ano, sempre que acionado, jogou timidamente, sem grande brilho.

Já Giay segue perdido em campo. Ainda não foi possível entender o que fez o Palmeiras investir tão alto em sua contratação. É um jogador imaturo técnica e taticamente.

Na esquerda, Vanderlan foi melhor do que Caio Paulista nos minutos que teve em campo. Ambos foram piores que Piquerez que, enfim, depois de mais de seis meses, voltou a jogar contra o Red Bull Bragantino.

Talvez não dê contra o Bugre, mas o uruguaio é nome certo para o Derby.

Zagueiros: cria merece chance

Naves é, até o momento, o melhor zagueiro do Palmeiras no ano. Esquecido depois da ascensão de Vitor Reis, Naves cresce de produção a cada jogo, com muita segurança e uma saída para o jogo muito qualificada.

Ao contrário de Murilo, que empilha atuações inseguras, o Cria vem correspondendo. Considerando que a cadeira de Gómez é cativa, e que o jogador começou bem o ano, uma dupla Naves-Gómez é bem cotada.

Volantes: mais um Cria se apresenta

Fabinho também vem demonstrando merecer uma chance como titular fora do rodízio. O jogador está melhor que Aníbal para ser cabeça de área.

Para ser seu parceiro, Richard Ríos é o grande nome. O colombiano voltou muito bem e merece formar a dupla com Fabinho.

Criação e ataque: setor com mais bons expoentes

As quatro posições de frente são as mais concorridas. Tirando o lesionado Felipe Ânderson, que está com dores no púbis e vinha jogando tão mal ou pior que em 2024, quase todo mundo que entrou mostrou futebol.

Para formar a linha de três não há muito o que discutir: Estêvão, Veiga e Maurício são os melhores. Vale fazer menção a Allan e Rômulo, que entraram bem.

Já no comando do ataque, o nome da vez é Thalys. Flaco continua muito irregular, cometendo erros bobos. Luighi teve mais chances pela esquerda do que pelo comando. De modo que Thalys, mesmo tendo ido mal contra o Bragantino, merece o lugar.

E a “seleção” do Palmeiras até o momento é:

Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Naves e Piquerez; Fabinho e Richard Ríos; Estêvão, Raphael Veiga e Maurício, Thalys.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo