Brasil

Por que o Palmeiras não afastou Caio Paulista diante das acusações?

Clube mantém o jogador trabalhando normalmente na Academia de Futebol; Inquérito foi instaurado nesta quinta (19)

Nesta quinta-feira (19), a 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DMM) instaurou inquérito para investigar as acusações contra Caio Paulista.

:marca_de_verificação_branca: Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

No sábado (14) à noite, Clara Monteiro, ex-mulher do jogador e mãe de uma de suas filhas, o acusou de agressão — inclusive expondo imagens de lesões que alega terem sido feitas pelo atleta.

Em situações do tipo, em especial após divulgações de imagens de lesões, é comum que jogadores nessa posição sejam afastados por seus clubes — até mesmo para se concentrarem em suas defesas.

Também costuma ser levado em consideração o possível abalo emocional do jogador, que complicaria seu dia-a-dia de trabalho. Caio, no entanto, segue trabalhando normalmente no clube.

Palmeiras vê o caso com muitas nuances

O Palmeiras recebeu a instauração do inquérito de maneira positiva. Acredita que isso indica que a investigação dos fatos não deve demorar.

A Trivela apurou com fontes do Palmeiras que a questão ainda é vista como muito complexa para que o clube faça algo além de esperar pelo andamento da investigação.

O Palmeiras ainda não sentiu segurança ou necessidade, tampouco acredita haver elementos suficientes para confrontar a negativa de Caio.

O jogador tampouco tem demonstrado ou solicitado a necessidade de se afastar da Academia de Futebol. Caio Paulista, desde o primeiro momento, se coloca à plena disposição para trabalhar.

 

Publicado por @diego_iwata
Ver no Threads

 

No dia seguinte às acusações, após uma reunião com a diretoria, Caio foi titular na goleada sobre o Criciúma (5 a 0). A despeito do resultado, o jogador acabou expulso, aos 21 minutos do 2º tempo, ao matar um contra-ataque.

O clube também se sente seguro de mantê-lo trabalhando normalmente, pois afirma se nortear por “valores inegociáveis”. E garante que vai agir com dureza quando e se julgar ser necessário, caso as investigações apontarem nesta direção.

Entenda o caso Caio Paulista

Em uma série de postagens nas redes sociais realizadas no sábado (14), Clara Monteiro divulgou imagens de lesões e hematomas que alega terem sido causados por Caio Paulista. As marcas estão no rosto, nas pernas e nas costelas de Clara.

Por meio de uma nota, o jogador refutou todas as alegações. O Palmeiras também se manifestou sobre o caso.

Na quarta-feira (18), Clara fez um Boletim de Ocorrência na 1ª DMM, citando o jogador nominalmente — algo que, segundo seu advogado, ela não fez na época das agressões por medo de retaliação.

No mesmo dia, Caio Paulista e sua advogada compareceram à mesma delegacia para agendar um depoimento do jogador. A defesa do atleta mantém que Caio não agrediu Clara.

Nesta quinta-feira (19), um inquérito parta investigar as acusações foi instaurado.

Não existe um diagnóstico específico para o quadro de Mayke. Mesmo porque, as lesões que impediram o jogador de atuar em 15 jogos desde o início da temporada aconteceram em locais e por razões diferentes.

trivela.com.br/brasil/campe…

[image or embed]

— Diego Marada Iwata Lima (@diegomarada.bsky.social) September 17, 2024 at 7:59 PM

Advogada de Caio se pronunciou

Após a realização do B.O. por parte de Clara, a defesa de Caio Paulista se manifestou:

— Estamos recebendo de forma voluntária diversos relatos que desmentem as versões de agressões e comprovam a inocência do Caio. Quando tivermos acesso ao depoimento que foi dado na Delegacia da Mulher, vamos nos posicionar publicamente. Aproveito para informar que estamos compartilhando todas essas informações com o Palmeiras, e que a advogada Sônia Canale segue defendendo o Caio no processo que corre em segredo de justiça na Vara de Família — disse a advogada Ana Beatriz Saguas.

Nota oficial do Palmeiras

– A Sociedade Esportiva Palmeiras esclarece que, tão logo tomou conhecimento sobre a carta aberta publicada pela mãe de um dos filhos do atleta Caio Paulista em uma rede social, o jogador foi convocado pela diretoria para uma reunião, ocorrida na noite de sábado.

– Questionado a respeito do relato e das imagens divulgadas, Caio Paulista negou ter cometido qualquer agressão e disse não haver processo ou investigação contra ele na esfera criminal.

– É de conhecimento público que o Palmeiras não tolera qualquer forma de violência e tem no respeito pela mulher um de seus valores fundamentais. Todos os colaboradores do clube devem seguir as normas de conduta estabelecidas internamente, que preveem diferentes medidas punitivas, a depender da gravidade do fato e da comprovação penal. O Palmeiras seguirá acompanhando o caso com a devida atenção.

 

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo