Quem são os maiores artilheiros da história do Brasileirão?
Saiba quem são os maiores goleadores da história do Brasileirão antes e durante a era dos pontos corridos

Quais são os maiores artilheiros da história do Brasileirão? Para responder a esta pergunta, é necessário entender o contexto de construção do principal campeonato de clubes do futebol brasileiro. De 1971 a 2002, o sistema de disputa variava entre uma fase classificatória e, na sequência, confrontos eliminatórios.
De 2003 para cá, o Brasil adotou o sistema de pontos corridos, ajeitando a quantidade de clubes participantes até chegarmos ao padrão dos 20 times, presentes desde 2006.
Por isso, podemos considerar que o Brasileirão tem ao menos dois principais artilheiros na história do seu certame. Um na era dos mata-matas e outro no regime de pontos corridos.
O maior artilheiro do Brasileirão da era pré-pontos corridos
Ídolo do Vasco da Gama, presente em duas Copas do Mundo (1978 e 1982) e um dos personagens mais queridos da história do futebol tupiniquim, Roberto Dinamite é o maior artilheiro do Brasileirão entre 1971 e 2002.
Ao todo, o ex-craque Cruzmaltino anotou 190 gols em jogos na competição, sendo fundamental na primeira conquista do torneio por parte do time carioca em 1974. Artilheiro daquela edição com 16 gols, Roberto repetiu a artilharia em 1984.
O craque somou 328 jogos em Campeonatos Brasileiros, somando uma média de quase um gol a cada dois jogos enquanto jogou no Brasil profissionalmente.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
O maior artilheiro do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos
Responsável por 158 gols em 343 jogos na elite do futebol brasileiro, Fred é o maior goleador da era dos pontos corridos, contada desde 2003. O ídolo do Fluminense iniciou sua caminhada no Brasileirão pelo Cruzeiro, passando rapidamente pelo Atlético-MG, mas se firmando como um dos grandes goleadores da história do Tricolor Carioca.
Campeão brasileiro em duas oportunidades com o time das Laranjeiras (2010 e 2012), Fred ainda participou de momentos importantes da história do Fluminense na competição.
Um ano antes de conquistar seu primeiro caneco do Brasileirão, em 2009, o faro artilheiro do centroavante foi fundamental para evitar que o Flu não caísse para a Série B de 2010. Naquele ano, Fred disputou 20, marcou 12 gols e ajudou o Tricolor a evitar uma queda que parecia praticamente certa.
